Dicas de iPhone e iPad

Como esvaziar a memória RAM do iPhone e iPad

Por mais moderno que seja a versão do nosso iPhone ou iPad, uma coisa acontece sempre: quando temos muitas coisas abertas ao mesmo tempo ou estamos com o aparelho ligado por vários dias, coisas vão se acumulando na memória RAM e deixando o sistema um pouco mais lento. Assim, esvaziar a memória ajuda a deixar o sistema mais rápido. Isso geralmente é resolvido por duas maneiras: ou se desliga e liga novamente o aparelho ou então tenta-se usar aplicativos que “dizem” esvaziar a memória RAM.

Mas há um truque para fazer a RAM ser esvaziada em 10 segundos, sem precisar esperar o tempo de desligar e ligar de novo o dispositivo. Ele é tão escondido que nem aparece no manual do iOS.

O truque é bem simples. Basta desbloquear a tela do iPhone e apertar e segurar o botão de Repouso até aparecer a tela de deslizar o dedo para desligar. Então solte-o e aperte o botão frontal (Home/Iniciar) até aparecer a tela de aplicativos. Pronto, segundo alguns, isso seria o suficiente para liberar a memória RAM do sistema, deixando-o mais rápido. Funciona também no iPod touch e no iPad.

Esvaziar a RAM é mais útil em dispositivos mais antigos, que possuem menos memória física. Em modelos mais novos, com 2GB ou mais, a tendência é não fazer muita diferença na performance, por enquanto (um dia, eles também precisarão do truque).

Teste no seu e depois nos conte se isso ajudou alguma coisa. 😉

Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar