Dicas de iPhone e iPadSegurança

Golpe do SMS tenta recuperar senha do iCloud de aparelhos roubados

Depois que a Apple implementou no iOS 7 o Bloqueio de Ativação, que impede que se reutilize iPhones e iPads roubados, a vida dos ladrões ficou mais difícil. Alguns bandidos se aprimoraram e até já pedem a senha do iCloud no momento do assalto, mas a maioria acaba ficando com um peso de papel, ganhando muito menos na venda de peças usadas.

Mas a criatividade deles nunca pode ser subestimada e já criaram um golpe para tentar obter da vítima o ID Apple que liberta o aparelho. E os mais distraídos acabam sendo iludidos.

Vários usuários já nos alertaram sobre o caso, como foi o caso da leitora Zenaide. Ela teve a infelicidade de ter seu iPhone roubado na semana passada e, conhecendo como funciona o Bloqueio de Ativação, foi no iCloud.com, ligou o “Modo Perdido” do aparelho e colocou uma mensagem para quem o achasse, pedindo para ligar para um número de telefone. Este número era da mãe dela, pois como teve seu iPhone roubado, levaria ainda um tempo para a operadora fornecer outro chip.

Dois dias depois, a mãe dela começou a receber mensagens SMS que supostamente eram da Apple, avisando que o iPhone tinha sido localizado e pedindo para acessar um endereço “da Apple” para visualizar onde ele estava.

Golpe SMS iCloud

A mãe e o irmão dela acreditaram na mensagem, mas ela logo percebeu que o endereço era bem estranho e nada convencional. Não demorou quase nada para constatar que levava para uma página falsa do iCloud, com o intuito de roubar a senha verdadeira do ID Apple.

Golpe SMS iCloud

Após o usuário digitar seu usuário e senha, a falsa página recarrega para a página verdadeira do iCloud, que pede de novo a mesma senha. Muitas vezes a vítima nem percebe que acaba de fornecer seus dados para os ladrões, que agora poderão habilitar o aparelho roubado e revendê-lo por um preço alto.

Por isso, é importante sempre pensar bem antes de fornecer qualquer informação. Preste sempre atenção nos seguintes pontos:

  • A Apple nunca mandará mensagens para um celular que não é o registrado na conta. As informações fornecidas no “Modo Perdido” nunca são consideradas para o contato da Apple com o usuário. No caso acima, o fato do número da mãe da vítima receber a mensagem já é um indício de fraude.
  • Desconfie de mensagens em nome da Apple recebidas de números celulares ou telefones comuns.
  • Desconfie de endereços que não sejam do domínio apple.com e que não tenham o sinalzinho de cadeado nele.
  • Em caso de iPhone ou iPad roubado, nunca, NUNCA aja por impulso. Pense sempre antes de fornecer seus dados para quem quer que seja.

Infelizmente os golpes da internet estão aí para tentar pegar todo mundo. Mas ficar atento e não se distrair é o primeiro passo para não ser iludido em momentos que geralmente estamos fragilizados. Fique sempre de olho e passe esta informação para seus amigos e parentes que usam dispositivos iOS.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo