Dicas de iPhone e iPadTutoriais

Entenda o que são as propagandas de tela cheia no seu iPhone

Talvez já tenha acontecido isso no seu iPhone: do nada, a tela do aparelho escurece e nela mostra uma mensagem (geralmente publicitária) sem você ter solicitado. E o pior, para retirá-la, você obrigatoriamente deve apertar no botão Cancelar ou Aceitar, o que pode ser arriscado em alguns casos. Muitos usuários nos procuram com medo que isso seja vírus, mas na verdade isso faz parte do sistema das operadoras há anos, sem ser exclusividade do iPhone. Se chama Flash SMS.

O que é o Flash SMS

O Flash SMS (ou Class 0 SMS) é uma variação do SMS normal (Class 1 SMS). A grande diferença é que ele é sempre aberto sem a interação do usuário e não fica guardado no aparelho depois de lido. Ele foi criado para ser usado em emergências, avisos de catástrofes, terremotos, incêndios ou para mensagens confidenciais, como o envio de senha ou um código de acesso. Porém, no Brasil as operadoras abusam dele, usando-o para mensagens promocionais ou até mesmo permitindo que outras empresas façam SPAM para seus usuários.

FlashSMS FlashSMS

Todos os celulares SMS podem receber o Flash SMS, não é algo somente do iPhone.

Desvirtuando a ferramenta

Infelizmente no Brasil boas ideias são sempre desvirtuadas. Aqui, muitas empresas se aproveitam para usar a ferramenta de forma distorcida, em benefício próprio. Um tipo de mensagem que deveria ser usado para emergências e causas nobres, é explorado para o envio de mensagens publicitárias e promoções não solicitadas, que obrigam de forma invasiva o usuário a ler. No Brasil, empresas de marketing digital jogam a ética no lixo para ganharem dinheiro vendendo este tipo de serviço para seus clientes.

FlashSMS

Este tipo de mensagem a princípio só deveria ser enviado pelas operadoras, porém já existem ferramentas que possibilitam que qualquer um envie o Flash SMS. E o número vem aumentando com o passar dos meses, para terror dos usuários.

Infelizmente os próprios anunciantes não se dão conta de quão desagradável é este tipo de propaganda. Os usuários hoje já não aceitam mais SPAM e anúncios não solicitados, e até mesmo sites de internet com publicidade invasiva (com excesso de pop-ups e bloqueio de tela) já estão precisando rever seus conceitos para manterem seu público.

O risco

Como é algo pouco difundido e que a grande parte dos usuários não sabe o que é, há o risco dele ser usado para o mal. Há casos em que ele simula uma mensagem de erro e o usuário, distraído, acaba apertando em “Aceitar”. Naquele momento, sem saber, ele pode estar aceitando a assinatura de um serviço pago, que consumirá seus créditos nas próximas semanas.

Por isso, na dúvida sempre toque em CANCELAR.

FlashSMS

Como evitar?

A princípio, não há muito o que fazer. O problema é que, justamente por abrir de forma automática (como um pop-up) e não registrar o número de quem enviou, este tipo de mensagem não pode ser bloqueado no aparelho, pois não é considerado como um SMS normal.

O que se pode tentar é a forma burocrática. Muitas dessas mensagens são enviadas pela própria operadora, então tem como pedir para ela parar de enviá-las. Desde 2012 há uma lei no Brasil que permite que o cliente solicite o cancelamento de mensagens publicitárias, direto no aparelho. Basta enviar um SMS normal com a palavra “SAIR” para um dos seguintes números, conforme a sua operadora:

VIVO: 457
Claro: 888
TIM: 4112
Oi: 55555

Nem sempre funciona, obrigando o cliente a reclamar com a Anatel. Anote sempre o número de protocolo nos contatos que fizer com a operadora, para poder reportá-lo em suas reclamações.

Conclusão

Por que a Apple não impede o recebimento deste tipo de mensagem? Porque como já dissemos, em outros países elas são usadas de maneiras mais nobres, para salvar vidas. Nos EUA, por exemplo, empresas são proibidas de enviá-las. Quem deveria trabalhar para impedir que este recurso fosse usado para objetivos publicitários seriam as operadoras, mas elas mesmas usam o Flash SMS para as próprias promoções, além de fornecer nossos números de telefone para agências de marketing.

O importante é saber que este tipo de mensagem estranha não é nenhum vírus ou algo alheio ao sistema, se preocupando sempre em cancelar quando ela aparecer.

Se você gostou deste artigo, não esqueça de compartilhá-lo com seus amigos e familiares, para que a informação atinja o maior número de pessoas possível. 😉

Conteúdo original © Blog do iPhone

Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar