Dicas de iPhone e iPad

Cuidado ao tentar esconder informações secretas em screenshots usando as marcações do iOS

Fazer uma foto da tela (screenshot) do iPhone é uma das maneiras mais fáceis de compartilharmos uma informação com alguém ou com um grupo de pessoas.

Porém, às vezes a imagem contém partes privadas que não podem ser divulgadas e por isso muita gente usa os recursos de edição do iOS para borrar as informações sensíveis, diretamente no iPhone.

O que muita gente não sabe é que nem sempre essas ferramentas são eficientes, podendo revelar toda a informação com uma simples edição de imagem.

Aprenda o que NÃO FAZER ao esconder informações em imagens e o que fazer para proteger seus dados pessoais.


O que NÃO fazer

Muitas pessoas não sabem, mas usar as ferramentas de marcação do iOS para tapar parte de alguma imagem pode ser perigoso. Qualquer um pode baixar sua imagem e com poucos ajustes de brilho e contraste, as informações confidenciais são reveladas.

A ferramenta do marcador é programada para simular uma caneta marcadora real. Ao usar a ferramenta, a “tinta” digital é aplicada com menos de 100% de opacidade. Isso significa que os pixels de texto ainda podem ser identificados sob o borrão.

Isso pode ser feito em qualquer editor de imagens ou até mesmo na própria ferramenta de ajustes de imagem do app Fotos.

Por isso, NÃO USE NUNCA o pincel ou o lápis de marcação para esconder algo que você não queira divulgar.

Como se proteger

Se você precisa realmente esconder informações em uma imagem direto no celular, você pode usar outras ferramentas do próprio iOS. Como por exemplo, o quadrado.

Para isso, abra as ferramentas de marcação na sua imagem e toque no botão de + na parte inferior da tela. Nele você verá a opção para o quadrado.

Um quadrado aparecerá no meio da tela. use o dedo para ajustá-lo no tamanho e lugar que você desejar. Depois disso, toque no botão do canto inferior esquerdo, para preencher o quadrado de preto.

Pronto! Agora suas informações estão definitivamente seguras e você já pode compartilhar a imagem.


É impressionante o número de pessoas que compartilha imagens nas redes sociais escondendo informações de forma errada. Isso abre espaço para golpes e engenharia social para obter informações pessoais.

Então lembre-se: use a função de “marcador de texto” somente para… marcar textos, não escondê-los.

Compartilhe este artigo com seus amigos e parentes, para que todos eles saibam a maneira certa de esconder informações pessoais em imagens do iPhone. ;)

Botão Voltar ao topo