Dicas de iPhone e iPad

Veja como usar o dicionário de português incorporado no iOS

Sabe quando você está lendo um texto em um livro pelo iPhone/iPad ou até em um site de internet e se depara com uma palavra desconhecida? Será que está escrita da maneira certa? O que será que ela significa?

Nesses casos, o iPhone não lhe deixa na mão. Nem todo mundo sabe, mas o próprio iOS possui uma funcionalidade que permite ver o significado de uma palavra não só em português, mas em diversas línguas. E tudo isso apenas com um ou dois toques na tela.






A função dicionário existe há anos no iOS, mas nem todo mundo conhece ou sequer lembra de utilizar. Mas ela está ali, com acesso fácil e rápido.

Não há nenhum aplicativo separado para acessar o dicionário, tudo está realmente incorporado ao sistema. A seguir você vê como configurá-lo, além de descobrir duas maneiras de ter acesso ao significado de alguma palavra direto no seu iPhone ou iPad.

Configurar o dicionário

Primeiro de tudo, vá em Ajustes › Geral › Dicionário e selecione os idiomas que você quer ter acesso ao dicionário. A princípio sugerimos ativar apenas o de português, para começar a se familiarizar com a função.

Pelo campo de busca (spotlight)

Pegue seu iPhone na tela inicial com os ícones de aplicativos, e arraste seu dedo do meio para baixo. Você então verá o campo de buscas do sistema. Digite a palavra que você deseja conhecer e, entre tantas buscas da Siri pela internet, você verá também a definição do dicionário interno.

Diretamente em um texto

Caso você esteja lendo um texto no iBooks (atual Apple Livros), um site da internet, uma mensagem de e-mail ou até um documento PDF, é possível você saber mais profundamente o significado de uma palavra específica.

Para isso, basta tocá-la e selecioná-la, até aparecer o menu contextual com a opção “Pesquisar“.

Toque nesta opção e você verá o dicionário.


Alguns detalhes

  • Não é possível ver o significado de frases selecionadas, apenas palavras individuais
  • Há um dicionário Português-Inglês que em muitos casos mostra para você a tradução daquela palavra
  • Na lista dos Ajustes há um dicionário específico da Apple, que possui termos como iCloud, iPad, iPhone, etc.

Confira estas e outras dicas de iPhone e iPad em nossa página especial.

Botão Voltar ao topo