2012ARQUIVODicas de iPhone e iPad

[dica] Desabilite as compras internas em aplicativos se você não tem costume de usá-las

Talvez nem todo mundo saiba, mas é possível fazer compras dentro de aplicativos, mesmos os gratuitos. É o que a Apple chama de “in-app purchase“, função introduzida ainda no iOS 3.0 que permite fazer compras na App Store sem precisar sair do aplicativo. Isso é muito útil para quando queremos adicionar mais funções ao app sem precisar baixar outra versão. O recurso é muito usado nos chamados “freemium“, jogos que são de graça, mas que permitem que o usuário compre ítens extras para evoluir mais rápido no jogo.

O problema é que no caso de aplicativos direcionados para crianças, isso pode se tornar um problema, pois geralmente os pequenos não sabem que aquela função que ele pediu para desbloquear está sendo descontada do cartão de crédito da família.

Se você costuma usar muito pouco as compras dentro de aplicativos, então o melhor é deixá-la desligada para evitar surpresas na conta. Veja aqui o passo-a-passo de como fazer.

Passo 1: Abra os Ajustes e vá ao menu “Geral > Restrições“.

Passo 2: Coloque sua senha das restrições (ou crie uma se não existir). Mais abaixo da tela, você verá a opção “Compras em Aplicativos“. Desabilite-a.

Pronto.
Com isso, você não corre mais o risco de alguém comprar sem querer alguma coisa dentro de algum aplicativo no seu aparelho. ;)

Se você for muito paranóico precavido, pode também configurar para que toda a compra feita no aparelho peça imediatamente a senha da App Store (que na teoria, só você sabe). Para isso, basta procurar no mesmo menu a opção “Exigir senha” e colocar para “Imediatamente“. Por padrão, a App Store não pede a senha novamente se você já a introduziu nos últimos 15 minutos.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo