CuriosidadesiOS

Veja como será a instalação de novos teclados no iOS 8

Swype

Como já comentamos aqui, o futuro iOS 8 permitirá a instalação de teclados alternativos que poderão ser usados no sistema. Muitos usuários ficaram em dúvida de como isso funcionará, mas conforme os desenvolvedores vão testando as alternativas, a coisa fica cada vez mais clara.

Veja como será fácil instalar o teclado de sua preferência no iOS.

A instalação será tão simples como a de um aplicativo. De fato, é bem isso: você irá na App Store, escolherá um aplicativo que ofereça novos teclados e o instalará, como faz com qualquer outro app. Seu ícone ficará na tela inicial, mas provavelmente você o executará apenas uma vez, para configurá-lo do jeito que você quiser. Depois, tudo será feito a partir do próprio sistema.

Com o app instalado, basta ir nos Ajustes e adicionar o novo teclado, como se faz atualmente com os diversos idiomas disponíveis. Com isso, ele ficará disponível em todos os aplicativos usados no iOS.

É interessante notar um aviso deixado pela Apple, que aparece na seção dos teclados: “Quando você usa um destes teclados, ele poderá ter acesso a todos os dados digitados“. Ou seja, será muito importante instalar apenas teclados de desenvolvedores de confiança, para não acabar colocando em seu aparelho aplicativos maliciosos que enviam as informações digitadas para servidores suspeitos (tipo key loggers).

No Android também há este tipo de aviso, mas os desenvolvedores mais sérios afirmam não coletar nenhum dado do usuário.

teclado swype

Veja um vídeo de uma versão alfa do teclado TouchPal no iOS 8, fornecido ao site AppleInsider:

Este estilo de digitação tipo swype (em que você desliza o dedo sobre as letras e o sistema presume a palavra que você deseja) é bastante popular e, para quem tem prática, acelera muito a digitação com apenas uma mão (o que é ideal para telefones celulares). Testamos o mesmo processo em um iPad, mas não foi tão prático, pelo tamanho da tela dificultar o uso de uma única mão.

Quando estiver disponível, o TouchPal terá suporte a mais de 80 idiomas, inclusive ao português. Se você ficou curioso em experimentar como é a digitação tipo swype, você pode instalar um aplicativo de testes no seu iPhone, sem precisar esperar pelo iOS 8. Ele está disponível na App Store através deste link.

Botão Voltar ao topo