Curiosidades

Uma gambiarra permite visualizar o secreto teclado flutuante do iPad

Em janeiro, comentamos aqui que um desenvolvedor tinha descoberto um teclado escondido dentro dos códigos do beta do iOS 10.3, que permitia o modo “flutuante” no iPad, facilitando assim a escrita com apenas uma mão (como no iPhone).

Agora, o mesmo desenvolvedor compartilhou uma gambiarra que permite que todos possam experimentar o tal teclado em seus iPads, mesmo não sendo o Pro.

O truque não permite ativar o teclado flutuante no sistema para usar em outros aplicativos, apenas cria um ambiente de desenvolvimento em que o teclado pode ficar ativo. É mais para experimentar mesmo, sem uma utilidade prática efetiva.

O curioso é que não precisa ter o beta do iOS 10.3 instalado, pois a função já aparece no iOS 10.2. Mas este truque ainda não funciona no iPad maior de 12.9 polegadas.

O procedimento é bem simples: quem quiser testar como o teclado funciona, terá que instalar em seu iPad o aplicativo Swift Playgrouds, da Apple (link).

Abra o aplicativo e, em My Playgrounds, toque no símbolo de + e escolha o template Blank (vazio).

Aí você vai precisar introduzir o código necessário para ativar o teclado. Você pode copiar deste link o código inteiro e colar no documento criado pelo aplicativo.

Feito isso, toque no botão “Run My Code“.

Um frame será aberto, com uma página para você editar e escrever textos. Toque nela até aparecer o teclado e então segure por 2 segundos a tecla com a carinha feliz, até aparecer o menu de opções, em que você verá a função Flutuante disponível.

Pronto, você passa a ter um teclado flutuante, que pode ser deslocado para qualquer parte da tela, como melhor ficar para você escrever com apenas uma mão.

Mas por que este teclado?

Ainda não se sabe se a Apple irá realmente adotá-lo ou não, pois até agora ele não aparece ativo nos betas do iOS 10.3. Muitos acreditam que ele possa aparecer apenas para novos modelos de iPad, que poderão ser apresentados em breve, mas por enquanto é apenas especulação.

Atualmente quem tem iPad está acostumado a escrever com as duas mãos no grande teclado virtual, mas com a versão de 12.9, isso acaba não sendo tão prático. Talvez por isso a Apple tenha pensado em uma maneira de facilitar a escrita em iPads grandes, oferecendo um teclado do tamanho ao do iPhone para escrever de forma rápida.

Por enquanto, nada é oficial, e teremos que esperar a maçã se manifestar para sabermos quais são seus planos sobre isso.

Botão Voltar ao topo