Notícias

O iOS 10.3 será uma atualização com mudanças internas significativas

Uma versão de testes do próximo iOS 10.3 já está nas mãos dos desenvolvedores e seu lançamento definitivo para o público não deverá acontecer antes de março. Mesmo que o primeiro beta não revele grandes novidades estéticas, a sua estrutura irá sofrer transformações que serão importantes para abrir caminho para futuras versões, como o iOS 11.

E é sobre algumas das novidades que iremos comentar neste artigo.

Apple File System (APFS)

O novo sistema de arquivos da Apple finalmente chegou ao iOS. Revelado primeiro no macOS Sierra, esta nova estrutura é mais otimizada e promete tornar o sistema mais rápido em termos de escritura e leitura de dados na memória. O sistema anterior, o HFS+, foi herdado do Mac e criado há 30 anos, em um tempo em que discos rígidos e disquetes dominavam os computadores. Por isso a necessidade de criar um novo sistema de arquivos, mais adaptado para os dispositivos atuais, que usam SSD e memória flash.

Ele também reforça a segurança dos dados, pois possui criptografia nativa no sistema.

A Apple já tinha avisado que o APFS seria adotado em todos os seus dispositivos, mas ninguém esperava que chegasse ao iOS antes da versão 11. Virá no iOS 10.3.

Teremos um sistema mais rápido, mais seguro e mais moderno.

Envio de dados analíticos do iCloud

Parece que a Apple quer melhorar o seu serviço de nuvem, recolhendo informações de uso dos usuários. Ao instalar o sistema ou atualizá-lo, é solicitado autorização para enviar dados analíticos do iCloud.

icloud

Sistema de avaliação de aplicativos

Sabe quando você está usando um aplicativo e de repente aparece uma janela perguntando se você está gostando e pedindo para você ir até a App Store avaliá-lo? É chato, porque você precisa sair do aplicativo para avaliar e nem todo mundo gosta disso. Agora a Apple irá oferecer uma forma dos desenvolvedores incorporarem isso nativamente, para que o usuário avalie com estrelas na própria janela, sem precisar sair do app.

rewiewtest

Ok, mas digamos que você seja daqueles que odeia este tipo de aviso inoportuno e não quer ver isso. Tudo bem, a notícia continua sendo boa, pois agora como será nativo, o usuário terá a opção nos Ajustes para não receber mais este tipo de mensagem, se não quiser.

Ajustes de reviews

A Apple também avisa que quando o iOS 10.3 for liberado, a App Store vai começar a permitir que desenvolvedores respondam aos usuários que avaliarem seus aplicativos. Isso é um recurso solicitado há muito tempo, pois as avaliações sempre foram uma “terra de ninguém” unilateral. Muitas vezes haters ou até proprietários de aplicativos concorrentes usam o espaço para depreciar o desenvolvedor, sem nem fazer relação ao aplicativo avaliado.

Ao mesmo tempo, muitos devs já estão lamentando que as avaliações irão se transformar no local de suporte de muitos apps, quando o espaço não é para isso. Muitos usuários irão usá-lo para fazer perguntas, tirar dúvidas (nem sempre sobre o app) em vez de enviar um email para o suporte. Pode se transformar em um caos.

Gestão do Apple ID pelos Ajustes

No iOS 10.3 será possível gerenciar de maneira mais fácil o seu Apple ID. Nos Ajustes, a primeira coisa que aparece é o nome do usuário associado, com as diversas opções de segurança da conta.

Apple ID

De alguma maneira, isso me lembrou muito o sistema de perfis de usuário, que muitos pedem há tempos no iPad. Coincidência ou não, a Apple implementou isso somente para escolas no iOS 9.3, há um ano. Seria lindo se ela resolvesse democratizar isso para todos os usuários.

Modo Cinema no Apple Watch

Apesar de ainda não estar presente no beta atual, os documentos da atualização já anunciam um “Modo Cinema” para o Apple Watch, que consiste em uma maneira menos intrusiva de usar o relógio em cinemas e peças teatrais. Neste modo, a tela não irá acender quando você levantar o braço e todos os sons ficarão mudos. O usuário continuará recebendo mensagens pela vibração, e poderá acender a tela tocando nela ou na Coroa Digital.

O SiriKit também passará a ser usado no relógio, o que significa que você poderá chamar o Uber ou pedir uma pizza através dele.

Teclado para uma mão no iPad Pro

Isso não está ainda liberado, mas foi encontrado nos códigos internos do beta: usuários de iPad Pro (inclusive o de 9.7 polegadas) poderão ter a possibilidade de usar um pequeno teclado virtual (do tamanho daquele do iPhone) para conseguir escrever com uma única mão. Por algum motivo que não conhecemos, esta facilidade não estaria presente do iPad Air 2 para baixo… :/

tecladinho

Por enquanto é só código interno e não significa que a Apple vá realmente implementar.

Atalhos no CarPlay

Para quem usa o CarPlay, terá nesta atualização atalhos laterais para os últimos aplicativos usados, podendo passar de um para o outro de forma mais rápida.

carplay

O aplicativo Música também ganha atalhos para o álbum e as faixas seguintes, facilitando o uso.

Widgets para Podcasts

A nova versão também incluirá um widgets para o aplicativo Podcasts, com atalhos para aqueles que você assina ou mais escuta.

widget

Find My AirPods

Para quem tem os novos fones de ouvido sem fios da Apple, agora será possível encontrá-los pelo aplicativo Buscar Meu iPhone. Porém, como os fones não contam com conexão GPS nem com internet, apenas com conexão Bluetooth, eles só serão visíveis se estiverem próximos ao raio de alcance de um de seus dispositivos autorizados.

airpods


Essas foram algumas das novidades deste primeiro beta do futuro iOS 10.3. É claro que outras coisas podem aparecer nas próximas semanas, assim como desaparecer. Até agora não vimos nenhum sinal do “modo escuro“, e infelizmente se ele virar realidade, pode ser uma novidade apenas para novos dispositivos, quem sabe? Teremos que esperar as confirmações acontecerem, e assim que isso acontecer nós iremos explicar aqui tudinho para vocês. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Paulo Getirana Cotta Junior

    Poderia haver um teclado de uma mão também para o iPhone Plus. Sinto um certo desconforto ao utilizar o teclado com apenas uma mão, quando há necessidade.

    • Caio Ferreira

      Cara, é tudo o que falta pra eu trocar meu 4.7 por um 5.5 . . . é o que eu mais espero

      • Filipe

        To no mesmo dilema que vc. Mas vou pegar o Plus pela câmera, bateria e tela

        • Marcelo jer

          sera q a bateria é melhor no plus?
          pois no iphone 7 acaba muito rápido, utilizando 3G.

          • Filipe

            Cara, peguei o Plus há mais ou menos 1 mês e tô muito satisfeito com abateria dele!! Saio de casa umas 9h, com 100% de bateria, chego por volta das 20h com pelo menos 60%, e mexendo nele o dia todo, pois trabalho numa operadora de Celular, então o 4G fica ligado o dia todo. Vale demais a pena comprar o Plus.

    • André Henrique

      Cara, com o Swift Key eu consigo escrever com uma mão de boa no Plus. O problema é na hora de digitar senhas, ai tem q ser com as duas mãos mesmo.

      • Paulo Getirana Cotta Junior

        Obrigado pela dica, André. Fato é que mesmo sendo homologado, incomoda-me fugir da originalidade do iOS, por menor que seja. Mas a dica é útil e pode atender outros usuários que passam pela mesma dificuldade que eu. Valeu!

  • Daniel

    Nao estou conseguindo baixar a atualizacao… aparece que estou com a versao mais recente, mesmo com o perfil de desenvolvedor…

    • Rodrigomantuaneli Rodrigo

      Eu também….

      • Felipe

        Por enquanto somente para assinantes

  • Saulo Rogério

    Texto sensacional, fico feliz por ser um leitor desse blog. Parabéns!

  • Ikari Gendo

    “Por algum motivo que não conhecemos, esta facilidade não estará presente do IPad Air 2 para baixo…”

    Por que será hein??? Hahaha

    • Estan Duarte

      Segredo… Kkkkkkkk

  • Geraldo Dal Berto Jr.

    Atualização sem novos emojis? Tem pouco emoji! Mais emoji!

  • Eduardo Vieira

    A localização dos airpods acho que é uma pista que logo logo lança outro com um GPS integrado ou algo assim… pois não tem logica colocar ele para ser localizado, segue que ele vai estar no raio do Bluetooth e ele não emite som caso perca… ou seja, a localização é próxima de onde o iphone está…

    • Rafael Oliveira

      Não necessariamente, uma vez que ele consegue se conectar a macs e iPads e na maioria das vezes as pessoas tem aparelhos da apple em casa (um iMac talvez?) para fazer essa ponte com os airpods. De qualquer forma, não duvido que esse ano iremos ver um novo AirPods saindo antes do natal.

      • Gabriel Moura

        seria lindo na caixa do iphone, mas não vai rolar :/

  • eduardomb26

    Eles podiam mudar esse novo jeito de entrar no iPhone, ficar clicando no botão para aparecer o teclado é muito ruim

    • Alvino Prado

      Geral > Acessibilidade > Botão Início > Manter Pressionado. Isso desfaz esse “novo jeito”.

      • eduardomb26

        Alvino, tentei isso mas não deu certo.

        O que me referi é quando a tela está bloqueada e antes era só deslizar para o teclado aparecer e vc digitava a senha, agora ou vc desbloqueia com touch ID ou aperta duas vezes para aparecer o teclado e poder digitar a senha.

        Obrigado pela ajuda

      • Gustavo Rezende

        Valeu!????

    • Vinicius Reis

      tb acho!

  • CarPlay é muito tosco… o mínimo do mínimo que podiam fazer, não custava nada, era deixar a arte do álbum da música visível na central multimídia do carro. Espero que venham as correções no Bluetooth problemático do iOS / iPhones em futuras atualizações…

  • Mahmud Ali Neto

    Boa tarde, pessoal, vcs estão percebendo que está muito lento atualizar os após na App Store?

    • Guilherme Germano Klapper Juni

      Mahmud, pode ser o DNS do seu provedor de internet. Tente usar esses:

      Primário: 84.200.69.80
      Secundário: 84.200.70.40

      Eu também estava com o mesmo problema e para mim, resolveu.

      Abs!

      • Mahmud Ali Neto

        Funcionou aqui, Guilherme, muitíssimo obrigado! ?

        Abraço

  • Marlos

    A Atualizaçao 10.3 SUMIU !!!!

  • Luciano Lima Lacerda

    Find My AirPods não achei não….

  • Flavio Nichitchan

    Rapaziada, o que esta acontecendo com a AppStore, esta demorando séculos para atualizar qualquer app la. ??????????????????

  • Aqui tá ok.
    Só o iTunes que continua lento pra atualizar que só ele.

  • Vitor R

    Estava horrível mesmo, agora normalizou no meu.

  • Samir Melo

    Pelo que vi, não teve muita coisa que irá afetar o grande público.