Curiosidades

Perguntas e respostas sobre o iOS 7

iOS 7 para iPhone

Nesta quarta-feira, dia 18, finalmente a Apple irá liberar a versão pública do iOS 7, que traz uma grande mudança no sistema do iPhone, iPod touch e iPad. Com isso, é normal que muitos fiquem com dúvidas a respeito da novidade e é por isso que o Blog do iPhone preparou uma seleção das perguntas mais comuns, com suas respectivas respostas.

A que horas será liberado o iOS 7?

A Apple só confirmou o dia, 18 de setembro, mas não adiantou horários. Mas com certeza você não espere que conseguirá baixar a partir da meia-noite, pois o lançamento é ao mesmo tempo para o mundo todo e em cada lugar o fuso horário é diferente. Geralmente, a Apple lança no início da manhã na Califórnia, o que significa em torno das 14h em Brasília ou 18h em Lisboa/Luanda.

Quais os dispositivos compatíveis com o iOS 7?

Os que ainda usam aparelhos mais antigos não poderão atualizar. O novo iOS é compatível apenas com o iPhones 4, 4S e 5; iPads 2, 3, 4 e mini, além do iPod touch de 5ª geração. Quem tem iPad 1, iPhone 3GS ou iPod touch mais antigo, ficou de fora.

Se eu instalar e não gostar das mudanças, posso voltar atrás e reinstalar o iOS antigo?

Não. A Apple tem uma assinatura digital que permite o iTunes instalar o iOS no aparelho. Essa assinatura, a partir do dia 18, será apenas para o iOS 7, o que significa que não será mais possível instalar outras versões. Por isso, pense bem antes de atualizar o sistema, pois depois não dá para voltar para o iOS 6.

Instalando o iOS 7, ele irá apagar todos os meus aplicativos?

Depende do método utilizado. Se você restaurar o aparelho, o sistema apagará tudo que estiver nele e aí você deverá reinstalar seus aplicativos com a ajuda de um backup. Mas se você apenas atualizar (seja pelo iTunes ou via OTA, direto no aparelho), todos os dados permanecem no aparelho, como antes. Mas é sempre bom fazer um backup antes de começar qualquer um dos processos, pois imprevistos podem acontecer.

O que eu devo fazer para me preparar para o iOS 7?

Você deverá antes de tudo, fazer um bom backup (veja aqui como), para não arriscar perder seus dados. Saiba também que o novo sistema precisa da última versão do iTunes para sincronizar, por isso, é importante você atualizá-lo também.

Como instalar o novo iOS no meu dispositivo?

Você pode atualizar diretamente no próprio dispositivo, em Ajustes > Geral > Atualização do Sistema. Se preferir, poderá também optar pelo computador, conectando seu dispositivo via cabo USB no iTunes e apertando no botão ATUALIZAR ou RESTAURAR. O segundo, como dissemos, irá apagar todo o conteúdo do aparelho e você terá que reinstalar tudo depois.

Eu posso baixar o arquivo do iOS e instalar depois?

Pode. Disponibilizaremos os links para cada dispositivo e você poderá baixá-lo, para instalar mais tarde. Isso é bem útil para quem tem uma rede mais rápida no trabalho, por exemplo. Para instalar, transfira o arquivo para o seu computador, conecte seu dispositivo no iTunes e clique no botão Restaurar mantendo pressionada ao mesmo tempo a tecla SHIFT (no Windows) ou OPTION (no Mac). Uma janela irá se abrir e você então poderá selecionar o arquivo baixado.

Você pode experimentar, como alternativa, clicar no botão Atualizar, mas nem sempre o procedimento dá certo.

Qual a vantagem de instalar o iOS 7?

Apesar de muito mais colorido e com mudanças radicais de interface, o novo sistema traz boas melhorias para o usuário. Entre elas, atalhos para algumas funções do sistema (como modo avião, Wi-Fi e Bluetooth), transferências de arquivos entre dispositivos via AirDrop, proteção do aparelho em caso de roubo e sincronização das senhas (quando a função Chaves do iCloud estiver funcionando).


Não perca aqui no Blog a cobertura completa do lançamento do iOS 7 e dos novos iPhones, direto dos Estados Unidos. Não perca! ;)

Botão Voltar ao topo