iOS

Como funciona o Modo Escuro do iPhone e iPad

Uma das novidades mais destacadas pela Apple no iOS 13 foi o Modo Escuro (também conhecido como dark mode).

Não que seja algo revolucionário e inovador (já existe há anos em outras plataformas e até o macOS já possui), mas é porque era uma função que os usuários já pediam há tempos e que finalmente a Apple resolveu trazer para o iPhone e iPad.

Veja como ativar e desativar o visual escuro no seu dispositivo.

O que é o Modo Escuro?

Se você não sabe ainda muito bem do que se trata a função, nós explicamos o que é o modo escuro em um outro artigo.


Como ativar o Modo Escuro

Assim que você instalar o sistema ou então começar a configurar um iPhone/iPad novo, uma das primeiras perguntas que verá vai ser se você deseja ou não ativar a aparência escura no sistema.

ícones do modo escuro no iPhone

Mas não se preocupe que a configuração pode ser alterada a qualquer momento nos Ajustes, no menu Tela e Brilho ou até mesmo direto na Central de Controle.

Ajustes › Tela e Brilho: Você pode escolher se quer ajustar de forma manual ou se prefere deixar no automático, para ele ativar o Modo Escuro assim que a noite começar.

Na Central de Controle: Existe um atalho da função escondido no slider da iluminação da tela. Basta um toque longo nele para o atalho aparecer na parte de baixo da tela.

Outra opção é você adicionar um atalho próprio para o Modo Escuro, em Ajustes › Central de Controle › Personalizar.

Onde o Modo Escuro fica ativo

A grande diferença entre o Modo Escuro e a função de acessibilidade para inverter cores (Inversão Clássica ou Inversão Inteligente) é que o primeiro só funciona em apps que aceitam a função.

Ou seja, se o aplicativo não é compatível, não mudará automaticamente conforme os ajustes do sistema.

Claro que já existem há algum tempo apps com o modo escuro incorporado, mas somente o iOS 13 oferece a função de forma global e cada app precisa incluir isso em seu código para identificar a configuração ativa no sistema.

Para sites de internet é a mesma coisa. Não adianta o sistema estar com o Modo Escuro ativado se o site não oferecer compatibilidade com a função.

Então, é provável que grande parte dos sites que você visite apresente a tela com fundo branco mesmo quando estiver ativo o dark mode no iOS.

Botão Voltar ao topo