iOS

Como funciona o Modo Escuro do iPhone e iPad no iOS 13

Uma das novidades mais destacadas pela Apple no iOS 13 é o Modo Escuro (também conhecido como dark mode). Não que seja algo revolucionário e inovador (já existe há anos em outras plataformas e até o macOS já possui), mas é porque era uma função que os usuários já pediam há tempos e que finalmente a Apple resolveu trazer para o iPhone e iPad.

Veja como ativar e desativar o visual escuro no seu dispositivo com iOS 13.





O que é o Modo Escuro?

Se você não sabe ainda muito bem do que se trata a função, nós explicamos em detalhes neste outro artigo.


Como ativar o Modo Escuro

Assim que você instalar o sistema ou então começar a configurar um iPhone/iPad novo, uma das primeiras perguntas que verá vai ser se você deseja ou não ativar a aparência escura no sistema.

ícones do modo escuro no iPhone

Mas não se preocupe que a configuração pode ser alterada a qualquer momento nos Ajustes, no menu Tela e Brilho ou até mesmo direto na Central de Controle.

Ajustes › Tela e Brilho: Você pode escolher se quer ajustar de forma manual ou se prefere deixar no automático, para ele ativar o Modo Escuro assim que a noite começar.

Na Central de Controle: Existe um atalho da função escondido no slider da iluminação da tela. Basta um toque longo nele para o atalho aparecer na parte de baixo da tela.

Outra opção é você adicionar um atalho próprio para o Modo Escuro, em Ajustes › Central de Controle › Personalizar.


Onde o Modo Escuro fica ativo

A grande diferença entre o Modo Escuro e a função de acessibilidade para inverter cores (Inversão Clássica ou Inversão Inteligente) é que o primeiro só funciona em apps que aceitam a função. Ou seja, se o aplicativo não é compatível, não mudará automaticamente conforme os ajustes do sistema.

Claro que já existem há algum tempo apps com o modo escuro incorporado, mas somente o iOS 13 oferece a função de forma global e cada app precisa incluir isso em seu código para identificar a configuração ativa no sistema.

Para sites de internet é a mesma coisa. Não adianta o sistema estar com o Modo Escuro ativado se o site não oferecer compatibilidade com a função. Então, é provável que grande parte dos sites que você visite apresente a tela com fundo branco mesmo quando estiver ativo o dark mode no iOS.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Filipe André Cruz Adegas

    Simplesmente genial. Melhor adição do iOS 13

  • Tiago Albuquerque

    Já temos ou teremos dark mode aqui?

    • É algo que estamos de olho sim. Porém não é tão simples em templates complexos como o nosso. Mas sim, é uma vontade muito grande que temos. 🙂

  • Anderson Lopes

    Da pra confiar nessa versão?
    Estou afim de instala, mas já fiz isso uma vez e acabei me arrependendo!

  • Estou no iOS 12.4 e está perfeito em meu iPhone. Mas morro de vontade de instalar esse iOS 13 só por causa do modo escuro, mesmo que não afetará em nada no consumo de bateria (afinal o meu é o iPhone 7), mas putz… modo escuro é vida! kkkkk

  • Corujinha Feliz

    Acredito que sou o único que não gosta desse modo escuro…

    • Tiago Vaz

      vc tem a opção de não mudar para o modo escuro

      • Corujinha Feliz

        Ainda bém né?

  • Paulo de Tarso Luchesi Coelho

    Provavelmente já perguntaram, mas como fica o safari que hoje usa o modo escuro para a navegação em Privado?

  • Diego

    Ahh meu jailbreak.
    Desfrutando do modo escuro a 6 anos.

    • Vagante Branco

      Vc só vai utilizar daqui a 6 anos? Ou vc queria dizer “há 6 anos”?

      • Diego

        Desculpe policial da gramática

        • Lucão Arruda

          auauhuaha

      • Vector

        Hahahahaha genial!

Back to top button
Close