Curiosidades

Você Sabia que o aplicativo Mapas pode mostrar a direção para onde o seu iPhone está apontando?

Você está perdido em um lugar que não conhece muito bem e tira do bolso o seu iPhone para olhar no aplicativo Mapas onde você está. Graças à geolocalização, ele é capaz de colocar um ponto azul onde você se encontra, mas nem sempre sabemos em que direção está o mapa. Onde é o norte? Onde é o sul?

Ok, o iPhone (a partir do 3GS) possui uma bússola, mas você não precisa usá-la para saber para onde seu mapa aponta. Uma função um pouco discreta no próprio aplicativo já faz isso para você, posicionando a orientação conforme a direção que você estiver olhando.

No canto inferior esquerdo, um botão com uma flecha é o que determinará a sua localização. Tocando-o uma vez, ele fica azul e indica o ponto onde você está no mapa.

Tocando pela segunda vez, o botão muda e o mapa passa a se adaptar conforme a direção que você estiver olhando (indicado pelo feixe do ponto). Assim você sabe as ruas que estão à sua frente e pode se orientar melhor.

Veja em vídeo como o mapa muda de acordo com o movimento do aparelho:

Ele funciona tanto no iPhone (3GS e 4) quanto no iPad. O iPod touch e outros modelos não possuem bússola interna e por isso o sistema não tem como saber para qual direção você está olhando.

A coluna Você Sabia é dedicada a usuários iniciantes, mostrando funções básicas do sistema iOS. Para ver outros artigos da série, visite este link.

Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar