Curiosidades

Designer estuda formas de interação com sistemas multitoque usando conceitos velhos

touchtools

Associar interfaces de usuário com objetos do mundo real não é exatamente uma novidade. Isso acontece desde os tempos da Xerox PARC e ficou muito conhecido como skeumorfismo. A Apple o abandonou com o iOS 7, mas há quem queira voltar com ele, de forma radical. Alguns designers do Future Interfaces Group estão estudando uma maneira de fazer com que os gestos do iPad e dos dispositivos multitoque sejam similares ao do mundo real, para facilitar a compreensão por quem não é muito íntimo de tecnologia.

O que Chris Harrison propõe é que as pessoas apaguem coisas no sistema com a representação de uma borracha de verdade. Ou usem uma lupa virtual para dar zoom em alguma parte do texto. E ainda, tomar uma medida com uma trena aparentemente real. Ele dá a isso o nome TouchTools, confira no vídeo:

YouTube video

Este conceito só falha em um ponto: ele é absurdo. Ele demonstra seu exemplo em uma foto de jornal no tablet, como se as pessoas hoje em dia lessem jornais digitais assim. Ele se prendeu de tal maneira ao passado, que tudo o que ele usa é ultrapassado, mais parecendo um projeto da década de 90 do que um estudo realmente sério. Afinal, quantos de nós já precisou medir algo na tela do iPad?

A ideia é deixar a tecnologia com uma linguagem que seja de mais fácil compreensão para quem não é íntimo com ela. Mas isso parece mais complicar do que simplificar as coisas.

via Engadget

Botão Voltar ao topo