2012ARQUIVOCuriosidades

Curiosidade: com o iPhone, até deficientes visuais podem tirar fotos

Que a Apple se preocupa com a acessibilidade de seus produtos, não é nenhuma novidade. Steve Jobs sempre enfatizou isto e até mesmo Steve Wonder já agradeceu em público esta dedicação da empresa em tornar seus produtos acessíveis às pessoas com deficiências visuais. Isto possibilita coisas que no passado pareciam impossíveis, como por exemplo, permitir que cegos tirem fotos.

Com a detecção facial do aplicativo Câmera (recurso presente somente no iPhone 4S e no novo iPad), aliado ao assistente vocal VoiceOver, é possível saber quando há um rosto na tela da câmera, inclusive com foco ou não, permitindo que se tire foto sem precisar olhar a imagem. Uma pequena revolução pouco divulgada (pois a imensa maioria dos sites especializados em iOS não usa o recurso), mas que muda a vida de algumas pessoas.

Confira em vídeo como funciona:

YouTube video

Outro dia vi a divulgação de um celular que acabou de ser lançado (um tal de SIII), com efeitos pirotécnicos que deixaram alguns de boca aberta. Mas efeitos pirotécnicos só são válidos quando podem ser incorporados na prática do dia-a-dia, mostrando realmente ser úteis. E isso só o tempo diz.

A funcionalidade mostrada neste artigo é do tipo de revolução que traz um real valor agregado a um determinado tipo de usuário e que nenhum outro dispositivo, hoje, é capaz de igualar. E a Apple nem usou isso como argumento de marketing. Esta é a diferença entre um aparelho voltado ao usuário de um celular feito apenas para tentar “bater o iPhone”. ;)

via TUAW

Botão Voltar ao topo