Notícias

Acessibilidade: em email, Jobs diz que Apple está a frente da concorrência

O tema Acessibilidade está dia-a-dia conscientizando mais e mais cidadãos para a importância de se preocupar com as pessoas com necessidades especiais. Na internet e em aparelhos eletrônicos, isso se traduz em facilitar o acesso à informação para quem tem certas dificuldades, como deficiências visuais e auditivas.

Preocupados em encontrar soluções móveis para a acessibilidade, os brasileiros da Sync Mobile enviaram um email diretamente a Steve Jobs sobre os produtos da maçã.

A pergunta foi direta:

Você não acha que este é o momento de pensar nas pessoas [com necessidades] especiais e acessibilidade em dispositivos como o iPad e o iPhone? Espero que você perceba esta necessidade.

Para a surpresa dos brasileiros, Jobs respondeu:

Estamos bem à frente de qualquer um nesta área e temos muito retorno positivo de nossos usuários.

De fato, desde o iPhone 3GS já existe uma opção de acessibilidade para pessoas com problemas de visão (leia “Conheça a função de Acesso Universal do iPhone 3GS“), capaz de mudar a tonalidade da tela ou de dizer com uma voz sintetizada os títulos de onde se toca. Isso em mais de 20 línguas diferentes. O iPad e no iPod touch de 3ª geração também possuem a mesma função.

Para Amure Pinho, da Sync Mobile, muitas pessoas com deficiências têm dificuldades óbvias em utilizar um sistema que é baseado no toque e no visual. Por isso, eles estão desenvolvendo um aplicativo educacional/informativo para dispositivos móveis, voltados à estes usuários.

Por incrível que pareça, um dos vilões de acessibilidade na internet é justamente (vejam só vocês) o Adobe Flash, que não permite o referenciamento de informações e, por isso, é incompatível com muitos programas de acesso universal.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Bruno Serrão

    A culpa das guerras, da fome na África, dos tornados no hemisfério, do aquecimento global também é do Flash.

    • Sério? Vou fazer já uma matéria então!

    • iRickMafra

      kkkkkk

    • iJuba

      É por isso então que dizem o que o Jobs vai mudar o mundo… 🙂

      • Vinicius Covre Assis

        ja mudou 😛

    • Bossnia

      Ahh esses problemas ai nem são culpa do Flash… Mas os problemas que o Flash causa já são mais do que suficientes para que ele morra o mais rápido possível.

      Só para deixar clara a minha posição:

      1 – Odeio tecnologias porcas como o Flash e como o IE (principalmente o 6).
      2 – Considero as pessoas que defendem tecnologias porcas tão culpadas quanto as pessoas que desenvolveram aquele lixo.

  • Tiago

    Hahahahahaha. Realmente da pra perceber uma ‘ponta’ de ódio por parte do iLex em relação ao flash! E não negue!

  • Breno Barros

    Meus iBook G4 e G3 (maletinha preta) sempre travam quando tento abrir uma página em flash….

    • xii, mas o iBook tem menos poder de processamento que meu iPhone. XD

      • Breno Barros

        Entendeste a piada?

        • Sarcasm?!?!

          Droga nunca pego. ~___~ sou meio sheldon cooper =P

  • ERICK

    kkkkk Flash é mal

  • Ah mas fala sério né? Não é preconceito da minha parte mas pra quê que um cego vai querer um celular touch screen cheio de recursos visuais?? Nem se a tela fosse resistiva!! Tudo tem limite gente, chega a ser ridículo! É a mesma coisa que um surdo querer um iPod! E se não tem, a Apple tem que se virar pra montar alguma coisa adaptada? Eu acho legal e apoio a idéia de adaptações e acessibilidade para pessoas com deficiência, mas celular para deficiente visual tem que ser sem display e todo em braile com conexão via bluetooth, e para os surdos: acesso otimizado a todo tipo de rede social e streaming de vídeo com legendas (tipo um closed caption) nos dispositivos. #ProntoFalei

    • o_O

      Talvez o cego não queira o recurso visual, talvez ele queira ser guiado usando o GPS.

      Talvez o surdo ou o mudo não queira o som do iPod, mas queira usar o email e o SMS que é uma revolução para quem não pode usar o telefone como dispositivo de audio mas pode usar como comunicador de mensagens.

      Felipe, só é possível entender a função da acessibilidade quando precisamos dela.

      #pensarmais

    • iKiedes, penso que para nós que não portamos nenhuma deficiência física, é fácil e cômodo decidirmos o que essas pessoas com necessidades especiais devam ou não ter acesso.

    • Vinicius

      Cegos usam computadores, porque nao usar iPhone e iPods?! Inclusive é muito mais facil aprender a usar um iPhone que um computador creio eu.

    • Acho que seu comentário foi um pouco equivocado. Eu não tive nenhum problema ao lidar com o touchscreen pela qualidade do leitor de telas. A pior coisa é digitar porque preciso bater duas vezes na letra para confirmá-la, evitando que eu esbarre em algo e ative sem querer. Atualmente voltei a usar meu celular inacessível, decoro o número das pessoas, uma grande merda. O braille não é uma boa solução para dispositivos móveis, porque a idéia é ser móvel, e não ser necessário carregar mais um display que mostre as coisas em braille.

  • Stefano Angelo

    Caro iLex, favor não ficar falando mal de um “moribundo”.
    Respeite o pouco tempo que lhe resta.

    😉

  • Também acho o Flash desnecessário e ultrapassado. A Adobe tá vendo que tá perdendo a guerra e ao invés de criar algo “Inovador e Revolucionário”, fica arranjando encrenca e tentando empurrar o Flash a todo custo. A Apple é irredutível nessa história e já falou os seus motivos pra isso, a Google fez uma festa junto com a Adobe por causa do Flash no Android… Pra quê?? Pra depois aparecer em tudo quanto é blog a seguinte notícia:” FLASH NO ANDROID REDUZ SIGNIFICATIVAMENTE DESEMPENHO NO APARELHO – A ADOBE JÁ TÁ ARRUMANDO… EM BREVE”. Paaaaaaara meu, fala sério!! Uma vez eu e um amigo abrimos o mesmo site no meu iPhone e no aparelho dele com Flash (!\o/)… Todo o conteúdo em Flash (!!) que abriu no aparelho dele eram só propagandas idiotas de celulares da China e animações desnecessárias de bonequinhos da Copa… Pra que isso???

  • Paulo e Amaure Pinho, concordo plenamente com vocês, como eu disse: não tenho preconceito e apoio muito essa questão de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, me desculpem os leitores se eu pareci arrogante no meu comentário mas é que eu acredito que ao invés de ficar adaptando os dispositivos, as empresas realmente CRIASSEM algo que seja funcional, fácil de usar e acessível em preço para esse público. Os exemplos de acessibilidade que eu dei foi uma idéia minha que eu tive aqui na hora, mas obviamente grandes empresas como a Apple, Nokia, Microsoft etc. tem tecnologia para poder atender às necessidades desse público. Não sei que tipo de barreira impede os fabricantes de fazerem algo direto para esse público, mas acredito que um dispositivo completamente adaptado e funcional seria digno de um prêmio Nobel. Acessibilidade SIM – IMPROVISO, NÃO!

  • Marcos

    A culpa de existir uma banda chamada Restart tb é do Flash….

    • Que banda é essa?

    • Pô! Putafaltadesacanagem! 😛

    • auahahuauh.. que banda é esta?!?. restart porque trava… auah… #racheiderir

  • guidson

    Será que a MARVEL vai fazer um filme onde o FLASH é do mal?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Rafael

      Para parar o FLASH é só jogar um iPhone nele quando ele estiver correndo, ele vai bugar e travar.
      Simples !

      • Ou virar Lego. 😛

    • Silas

      Pera aí o Flash não é da DC Comics?

      Corrigindo, Será que a DC Comics vai fazer um filme onde o FLASH é do mal?

  • thigrind

    o flash tem uma opção de acessibilidade (dos textos) que funciona com a navegação do TAB e leitores de tela como o http://www.virtualvision.com.br funcionam com ele normalmente.

  • Vamos lá, eu sei que blogs que comentam sobre Apple na maioria das vezes realmente defendem os pontos que Jobs tanto preza.

    Mas eu já estudei muito sobre acessibilidade e realmente tenho que lembrar aos imparciais que leem o blog, que de fato, o Flash é dito como a pior coisa da internet quando no contexto “Acessibilidade”. Claro, em outros contextos ele pode ser muito bom.

    Para leitores de tela, o conteúdo do flash é inexistente e o usuário deficiente simplesmente perde aquela parte do site. Não sei se o HTML5 (ou outra solução ao Flash, como Silverlight) atende essa necessidade, mas creio que tenha ao menos alguns recursos a mais, para esse tipo de situação.

  • thigrind

    abra o flash e pressione SHIFT+F11 ou mesmo vá em WINDOW > OTHER PANELS > ACCESSIBILITY.

    • É bem limitada esta função. Quem trabalha com flash e já foi pressionado pela equipe de acessibilidade da empresa (como eu) sabe bem disso. 😉

  • Nelson

    “De fato, desde o iPhone 3GS” Da forma como esta escrito parece ser a muito tempo, porém estamos falando do ultimo e atual modelo do telefone da Apple, certo?! A Apple de fato se preocupa com a questão, mas a pouco tempo começou a demonstrar isso…

  • Overlord

    ILex, desta vez eu vou concordar… 😉

    Mas sem brincadeiras agora: realmente acessibilidade sempre foi um dos pontos fortes da Apple.

    E, realmente: este sim é UM dia grandes problemas do Flash… Este e a questão crucial: Flash não é uma tecnologia pensada para touchscreen (e muito menos para multitouch).
    Performance? Isto, SE a Adobe quiser, pode ser melhorado… mas mudar o Flash atual para melhorar a acessibilidade e suporte a “touchscreen” já são outros quinhentos.

  • Fabio

    iLex, eu tenho uma dúvida. Essas funções de acessibilidade presentes no 3GS, iPod touch 3G, iPad, por acaso são de hardware? E se não forem, há algum modo de liberá-las nos dispositivos mais velhos com jailbreak, mais ou menos da mesma maneira que se faz com a bateria em porcentagem?

    • Olha, a Apple diz que é de hardware e ainda hoje (depois de quase um ano) ninguém conseguiu ainda habilitar em aparelhos mais antigos…

      • Fabio

        Mas você não concorda que é meio estranho que o zoom, a inversão de cores sejam de hardware? Eu sei que não entendo muito do assunto, mas me parece que isso seria uma coisa modificável no firmware mesmo, não?

        • Renan

          Concordo contigo Fábio.. Porém o pessoal que faz jail break não é muito interessado no assunto…

  • Bruno

    Pô… hoje estou mal-humorado! De quem será a culpa?…

  • Só falta colocar braile no iPhone, rs.

  • Sou deficiente visual, e usava um iPhone 3gs perfeitamente até um mês atrás. Usava porque ele tinha vindo bloqueado de outro país, e perdi o jailbreak, mas isso não vem ao caso. Apoio a apple sempre que discuto sobre celulares. Não foram os pioneiros a desenvolverem celulares acessíveis, mas foram os primeiros a não cobrarem por tais soluções. Por exemplo, se eu quiser ter um celular acessível da nokia, preciso comprar um aparelho relativamente caro + a licença do programa que custa aproximadamente 600 reais, absurdo. sobre o flash citado na matéria: MORRA, FLASH! MORRA! HTML 5, VENHA!!!. Qualquer usuário de leitores de tela odeia encontrar páginas em flash, por 99% delas serem inacessíveis….