Curiosidades

Patente prevê uso do Apple Pencil também no Mac

O Apple Pencil, lápis digital da maçã, é muito legal. Quem já mexeu com ele constatou que sua interação hardware/software fazem com que a escrita fique perfeita, como se fosse uma caneta real desenhando em um papel. O problema é que só quem possui os novos iPads Pro é que podem usá-lo, pois ela não é compatível no momento com nenhum outro dispositivo.

Parece que no futuro a Apple pretende “democratizar” o lápis digital para outros dispositivos, conforme nos indicam algumas patentes.

Já comentamos aqui uma patente sobre o uso do Pencil no iPhone, e agora surge outra prevendo usar o acessório também no computador Mac. Mas não se empolgue, pois não teremos Macs com tela sensível ao toque. A interação se daria através de uma nova versão do Magic Trackpad, que é um acessório da Apple usado para a aplicação de gestos no sistema macOS, com as mãos.

Magic Trackpad

O projeto prevê inclusive a identificação do ângulo que a caneta fará com a superfície, além de saber quando ela é rotacionada, o que implica em um uso bem intuitivo e similar a um lápis e papel convencional.

pat_pencil2 pat_pencil1

O trackpad viraria, na prática, um tablet gráfico, com a vantagem que poderia ser usado também sem a caneta.

Como toda a patente, ela pode ou não virar um produto real algum dia, dependendo dos planos da empresa. Mas o fato da Apple já ter garantido esta invenção (e sua necessidade de expandir o mercado para o Pencil), a lógica diz que em breve poderemos ver este produto nas prateleiras, o que deverá aumentar muito o uso do Apple Pencil.

via Patently Apple

Botão Voltar ao topo