Notícias

Patente da Apple prevê uma caneta também para um futuro iPhone

Quando a Apple anunciou o iPad Pro e sua canetinha de desenho, em setembro, muita gente debateu sobre a célebre frase de Steve Jobs, dizendo que o iPhone não precisava de uma stylus. De fato, ele se referia aos dispositivos sensíveis ao toque da época, que não funcionavam direito com o dedo, apenas com canetinhas incômodas. Com o iPad Pro trazendo uma área de trabalho maior, ele se torna a prancheta de desenhos ideal para artistas e profissionais, e para isso uma caneta é muito mais precisa e prática que os dedos.

Mas talvez o plano da Apple não seja limitar a caneta apenas ao iPad. Uma patente que foi aprovada esta semana pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos mostra que a empresa está no mínimo fazendo testes com este acessório e a tela menor do iPhone.

O documento explica a capacidade de receber estímulos e identificar a força de uma caneta digital sobre a tela.

Pencil Patentepencil_patent2

O fato de ter incluído um iPhone na patente pode revelar que ela já teria planos de usar a caneta em um futuro iPhone (visto que a Apple Pencil de hoje não funciona nos modelos atuais). A patente foi registrada originalmente no segundo semestre de 2013 e só agora obteve aprovação. O fato de existir uma patente não confirma nada, e quando vira um produto real, costuma demorar alguns anos até chegar ao mercado.

via PatentlyApple

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Ajustes

    Com o iPad Pro tudo bem, mas caneta e telefone não combinam.

    • Eu acredito que nunca sairia do papel, provavelmente não deve passar no controle de qualidade da experiência do usuário que a Apple faz. Se vier, deve ser só a compatibilidade pelo fato da stylus ser da própria Apple, mas não acho que seria muito divulgado ou usado como diferencial.

      • Ajustes

        Concordo totalmente!

      • David Petit

        Verdade, mas vocês já pensaram que as vezes quem desenha não precisa de grandes espaços?

        As vezes precisamos só desenhar em um mapa, uma assinatura, algo assim. Quem tem dedos grandes acaba não conseguindo fazer.

        Acho que seria legal ter a possibilidade pelo menos.

  • Carlos Matheus

    Momento vidente: prevejo Apple implementando uma futura Stylus em um iPhone Plus para competir com Galaxy Note e a multidão indo ao delírio o definindo como revolucionário.

  • Arley Martins

    Não tem mais o que inventar. Unica inovação que falta é uma bateria que dure 1 semana seguida de uso intenso e pra carrega-la bastando deixar o celular no sol por 10 minutos que a carga esta completa. Quem fizer um celular com uma bateria dessa vai dominar o mercado e multiplicar os lucros por 10 tranquilamente.

    • Fern

      Terá o respeito do mercado por um bom tempo…

    • Pra começar, dispositivos eletrônicos e sol não são uma combinação muito inteligente. Depois, uma bateria que dure um dia inteiro de uso intenso já é mais do que suficiente, não? Não conheço ninguém que use o celular dormindo. Essa neura por uma bateria infinita pode ter até sentido em um relógio, por exemplo, mas num celular?

      • Edu

        Mas você gosta de discordar, não é mesmo?

  • steang

    Poutzzz

  • Edu

    Isso de começarem a lançar uma caneta stylus melhorada para os gadgets, me parece mais uma regressão do mercado do que um dita evolução.

    • As novas canetas não são uma Stylus melhorada. Aliás, elas não têm nada a ver com uma Stylus.

      Long story short: você acha mesmo que “evolução” é arquitetos, desenhistas e designers passarem a desenhar com o dedo?

      O touchscreen antigamente era feito usando uma tela resistiva, ou seja, reconhecia o toque através do contato da tela com uma fina película transparente que ficava em cima. Com isso, o dedo não conseguia fornecer precisão (e muitas vezes pressão) o suficiente para a tela funcionar, principalmente em áreas pequenas, tornando necessário o uso de uma Stylus. Além disso o material se desgastava facilmente, diminuindo ainda mais a precisão e exigindo uma calibragem constante.

      Hoje, as telas touchscreen usam a tecnologia capacitiva, que conseguem calcular o toque através de uma troca de elétrons com o dedo com 100% de precisão, dispensando o uso de Stylus, que NEM consegue gerar troca de elétrons, por isso não funciona em telas capacitivas (canetas para telas capacitivas são diferentes das antigas Stylus, e possuem uma ponta com capacidade de gerar essa troca de elétrons).

      A caneta que está sendo apresentada pela Apple NÃO é uma Stylus, pelo simples fato de funcionarem de forma bastante diferente. Além disso, ela oferece recursos antes impossíveis em uma Stylus: sensibilidade à pressão utilizada (essencial para desenhos), reconhecimento do ângulo de uso da caneta e uma precisão absurda (1 pixel, segundo a Apple).

      Isso faz com que a caneta tenha um foco COMPLETAMENTE diferente que uma Stylus tinha originalmente. Ela vem para agregar aos gadgets, oferecendo um recurso interessantíssimo às pessoas que precisam desse tipo de ferramenta (como desenhistas, designers, etc). Ter um dispositivo portátil para trabalhar com uma precisão impecável sem depender de um computador com uma mesa digitalizadora é algo fantástico, e para quem precisa da função é sim uma grande evolução. Isso não era possível (nem de longe) com as Stylus antigas, por isso não são ferramentas comparáveis.

      O mundo vai além do que você considera útil pra você! 😉

      • Edu

        Não creio nisso…
        Você escreveu um textão apenas para defender o uso das canetas stylus?

        • Desculpa. Não consigo me conformar que tem gente que tá *agando e andando pra novos conhecimentos, apenas querem palpitar baseadas em cima do seu próprio “achismo” prepotente.

          Mas não se preocupe! Guardei seu nome. Da próxima vez não perderei meu precioso tempo escrevendo algo legal. 🙂

          • Edu

            lol Mano, você realmente acessou o meu perfil para ver os meus outros comments? E resolveu pegar o nome de dois artistas que desprezo apenas para tentar me rebaixar?
            Olha, acho que essas suas atitudes infantis não levaram a nada.

          • João Galdino

            Alert: Stalker detected!!! 😀

    • Não vejo como uma regressão, mas também não é uma evolução tão grande como parece, simplesmente porque não vai mudar a forma com que interagimos com nossos celulares e tablets. Para quem faz uso deles para desenho profissional, é uma grande evolução sim, inclusive essas stylus já existiam, agora a Apple fez a dela. Mas é uma evolução para poucos.

      • Edu

        Concordo, analisando friamente é apenas um recurso a ser utilizado por profissionais ou curiosos (como aqueles que costumam comprar aquelas canetas de pressão em camelôs). Não há nada de revolucionário em lançar uma stylus para tablet.

  • Lucas Alcalde

    Ah, não curti, acho é desnecessário!

  • Desnecessário hoje.. Vai lá saber o que a Apple pode “inventar” para tornar essa canetinha útil.

  • KB

    Não deveríamos chamar de ‘lápis’ da Apple? Afinal, é um Apple Pencil e não Apple Pen… 🙂

  • Marlon Fuhlendorf

    Acho que no plus faz sentido, o note da samsung tem alguns truques legais com a caneta…acho q se bem feito (como a apple costuma fazer) deva vir em algum ano…

  • Pedro

    Fico de cara com a Apple ultimamente
    Não foi instaurada uma função de fechar todas as notificações de uma vez só?
    Poisé até hoje não funcionou isso comigo
    Acho muita sacanagem
    Por que tantos bugs, por que tantos defeitos nesse iOS 9?

  • Yuri

    Normal, criaram pro iPad, tem que ser compatível com o iPhone, não que vá ser [muito] útil. Só não entendi por que não colocaram o 3D Touch no iPad Pro.

    • Lucas Ramos

      Sua resposta com zero palavras:
      $$$

    • Tiago Albuquerque

      Espera a futura grande novidade do Pro 2 😉

  • Fabiano Colella

    Eu acho que deve ser apenas proteção de patente…

  • Edmar Júnior

    O povo pré-julgando a ideia de o iPhone ter uma stylus sem nem mesmo saber para que ela servirá nele. Mas depois que ela lançar vai ficar dono mundo maravilhado e acampando na fila para comprar o novo/possível iPhone com Stylus.

  • Vem aí… iPhone Pro de 6.6″

  • Estanis Garcia

    Não me pegaria essa caneta no iPhone nem a pau!

  • Fabiano Rabaneda

    De que importa, com esses preços praticados no Brasil nunca vou ter dinheiro pra comprar uma mesmo…

  • Fern

    Patentes são patentes. Já produtos que vêm à luz do dia são outra coisa. Mas, especulações, essas são constantes. Para o iPad Pro é justificável. Mas pensar num futuro iPhone com uma “canetinha”??? Retrocesso grotesco no universo dos smartphones. Que continue no ambiente das especulações.

  • Fern

    Espero que não. Mas nada nos surpreende mais hoje em dia…

  • Átila Santos

    Essa canetinha tem um público e uma função específica, o que pode ser bem maneiro, na verdade. O que o Jobs não curtia e com razão era depender de uma stylus p funções básicas em um celular.