2012ARQUIVOCuriosidades

[análise] O iPad pode mesmo ficar sem seu botão frontal?

mais de um ano, a Apple introduziu os gestos multitarefa no iPad, que substituem muitas funções do botão frontal (chamado também de Home ou Início) apenas com o passar dos dedos sobre a tela. Desde então, alguns sempre apostaram que no futuro, o botão físico iria desaparecer. Com o convite do próximo evento da Apple, que mostra um iPad aparentemente sem botão, muitos estão certos que finalmente a Maçã irá eliminá-lo. Mas será mesmo que viveríamos normalmente sem ele?

Confira o que é e o que não é possível fazer no iOS sem o botão frontal, pelo menos do jeito que o sistema é hoje.

Para realizar os gestos multitarefa no seu iPad, você precisa ativá-los em Ajustes > Geral > Gestos Multitarefa. Não há ainda função semelhante no iPhone nem no iPod touch.

Ir à página de busca (Spotlight)

Para procurar alguma coisa no iPad, basta ir à página de busca (conhecida como Spotlight) e digitar o que se procura (aplicativos, textos em mensagens, notas, etc). Para acessar esta página, é preciso estar na primeira tela de aplicativos e apertar uma vez o botão Início, para a página aparecer. Você pode fazer isso sem botão, deslizando com o dedo a tela para a direita.

YouTube video

 Ir para a página de Início

A chamada “Página de Início” (home screen) é a primeira tela de aplicativos do iPhone ou iPad, onde geralmente estão localizados os principais aplicativos, como Calendário, Mensagens, Fotos, Câmera, etc. Se você estiver em outra tela de aplicativos, basta apertar uma vez o botão Início para voltar à ela, sem precisar passar com o dedo todas elas. Sem o botão frontal, não há maneira de fazer isso, obrigando o usuário a passar todas manualmente, até chegar ao começo.

Sair dos aplicativos

Uma das funções mais usadas do botão do iPad é a de sair de um aplicativo. Ao apertar nele, o app ativo no momento fecha e você volta à tela inicial do iOS. Você pode fazer isso sem o uso do botão, realizando o gesto de fechar os 5 dedos sobre a tela.

YouTube video

Mostrar a barra multitarefa

Para saber os últimos aplicativos que você usou (e alguns que ainda permanecem funcionando, como o Skype), basta tocar duas vezes rápidas no botão frontal para aparecer a barra multitarefa. Isto pode ser feito sem o uso do botão, passando de baixo para cima 4 dedos na tela.

YouTube video

 Sair do modo de reorganização de ícones

Quando você toca por 1 segundo um ícone de um aplicativo, o sistema entra no modo de reorganização de ícones, em que eles ficam tremendo e você pode deslocá-los da maneira que preferir. Para sair deste modo hoje, é preciso tocar no botão frontal, coisa que não seria possível se ele não existisse. A Apple seria obrigada a mudar este paradigma caso decida mesmo eliminar o botão do iPad.

Sair do repouso

Outra função básica do botão frontal é tirar o iPad do repouso. Mas isso também pode ser facilmente remediado com o próprio botão de repouso, localizado na parte superior do tablet.

 Tirar uma foto da tela

Hoje, para tirar uma “foto” da tela do iOS, basta apertar ao mesmo tempo o botão Repouso e o Início. Se um destes botões for eliminado, a Apple terá que mudar a maneira de realizar esta função tão usada por muitos.

 Mostrar controles de Música na tela bloqueada

É possível controlar o tocador de música do iPad mesmo com a tela dele bloqueada. Para isso, basta apertar duas vezes rápidas o botão frontal para aparecerem os controles. Sem o botão, não há como fazer isso.

Passar de um aplicativo aberto para outro

Para passar de um aplicativo aberto para outro, você toca duas vezes no botão frontal e aparecerá a barra multitarefa, com os últimos aplicativos abertos. Basta tocar um deles para passar para ele. Com os gestos, basta passar 4 dedos de um lado para outro da tela para alterná-los facilmente.

YouTube video

 Reiniciar aparelhos travados

Hoje, se seu iPad, iPod ou iPhone travam completamente e não respondem mais a nenhum comando, você pode forçar o reinício segurando durante 10 segundos os botões Início e Repouso, conforme já explicamos aqui. Sem o botão frontal, isso não seria mais possível, a não ser que a Apple altere também esta característica do sistema.

 Colocar o aparelho em modo DFU

Os usuários mais avançados muitas vezes precisam colocar seus aparelhos em modo DFU (Device Firmware Upgrade) para manipular o sistema (isso também é muito usado para o jailbreak) e isso é feito com a ajuda do botão frontal. Sem ele, seria necessário outra maneira de realizar a função, pois até os técnicos da própria Apple precisam dela.

 Acessibilidade

O botão frontal também cumpre um papel muito importante na acessibilidade do iPad, recurso tão valorizado por Steve Jobs. Apertando três vezes o botão é possível ativar rapidamente funções como o VoiceOver, Zoom e o AssistiveTouch. Além disso, há muitos usuários que simplesmente não possuem 4 ou 5 dedos, o que os impossibilitaria de realizar algumas funções no iPad caso o botão fosse eliminado.

Estas são algumas das funções diretamente relacionadas ao botão frontal do iPad. Se a Apple decidir realmente eliminá-lo, terá que adaptar várias funcionalidades, alterando o sistema atual e obrigando o usuário a reaprender várias coisas (prática que a Apple sempre foi contra).

Será mesmo que ela seria capaz de dar um passo tão importante neste sentido? Ou o novo botão frontal permaneceria, mas de forma diferente, como algo mais “touch“?

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo