BugsiOS

Entenda por que é tão importante atualizar para o iOS 7.0.6

iOS 7.0.6

Na semana passada, a Apple atualizou, de surpresa, o sistema operacional do iPhone, iPod touch e iPad, devido a uma falha de segurança bem séria. Tão séria que até dispositivos antigos receberam atualização.

O bug do SSL (conhecido como ‘gotofail’) permite que uma pessoa mal intencionada (e com um pouco de conhecimento técnico) consiga ler diversos dados do seu aparelho caso você esteja conectado em uma rede Wi-Fi pública (aeroporto, shopping, café ou universidade). Os dados podem ser captados quando você acessa o site do seu banco (senhas e dados bancários), emails e até senha da App Store. Tudo isso geralmente é protegido por uma conexão segura (SSL), mas por algum motivo, um bug no iOS (e no Mac OS X) faz com que estes dados fiquem desprotegidos. E pior: esta falha existe desde o iOS 6 (lançado em setembro de 2012), por isso a Apple fez questão de liberar também uma versão 6.1.6 do iOS. Dispositivos mais antigos, com o iOS 5 ou anteriores, não possuem este problema.

Se você só acessa conexões Wi-Fi na sua casa ou em lugares seguros, não há problema. Mas em Wi-Fis públicos, qualquer um pode se conectar na rede e bisbilhotar seus dados.

Para você se proteger disso, é fácil: basta [mark]atualizar[/mark] seu iPhone, iPod e iPad para o iOS 7.0.6 (ou 6.1.6, caso ainda use versão antiga). Há também uma opção no jailbreak que conserta a falha sem precisar atualizar o sistema, chamada SSLPatch.

O Mac OS X ainda possui a falha e o conserto só deve ficar disponível no OS X 10.9.2, que deve sair esta semana. Provavelmente a Apple não quis liberar uma versão “tapa buraco” na semana passada, visto que a 10.9.2 já estava quase pronta.

Esta atualização é muito importante, principalmente agora que a falha veio a público e pessoas mal intencionadas irão procurar em redes abertas por usuários que não atualizaram. Seus dados são muito importantes e, por isso, todos devem fazer a atualização o quanto antes.

Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar