2009ARQUIVO

Patente revela futura função de Perfis de Configuração no iPhone

Uma das faltas que pouca gente reclama, mas qualquer celular de 20 reais tem é a função de perfis de configuração, ou como a Apple chama, Modos. São aqueles conjuntos de pré-configurações que utilizamos para trocar facilmente os ajustes do aparelho de acordo com a situação, como por exemplo modo Reunião (desligando o toque e deixando no silencioso), ou modo Economizar Bateria (desligando o 3G e o wi-fi quando não vai ser usada a internet). Esse tipo de função faz falta.

Mas a Apple é conhecida por reinventar o trivial e já está pensando em implementar esta funcionalidade, com melhorias excelentes. Segundo uma patente (que pode ser vista neste link) requisitada em dezembro de 2007 mas só revelada hoje, a empresa teria pensado em configurações de modos automáticos baseados em eventos.

Modos baseados em eventos

A coisa toda é genial: tudo poderia ser configurado somente com o uso da geolocalização, do acelerômetro, da luminosidade do ambiente, da velocidade da pessoa ou até mesmo da presença de um carregador. Tudo automaticamente. Mais ainda, o sistema poderia inclusive interagir com eventos do calendário ou até notícias RSS.

Modos baseados em eventos

Por exemplo, se em casa ou no trabalho você tem acesso à uma rede wi-fi, o aparelho poderia automaticamente  identificar o local e desligar a rede 3G, economizando assim bateria. Ou então entrar em modo silencioso caso o aplicativo Calendário indique que é hora de uma reunião da empresa. Simplesmente genial e completamente possível com a tecnologia atual do iPhone.

Modos baseados em eventos

As possibilidades são muito amplas e se realmente a função for adotada, será uma bela diferenciação em relação a outros concorrentes.

E outras patentes foram reveladas hoje com várias outras funções, mas cada uma merece uma matéria em especial. ;)

Botão Voltar ao topo