2010ARQUIVO

Google lança loja de livros digitais nos EUA: qualquer semelhança é mera concorrência

Seguindo os passos da Amazon e da Apple, a Google lançou hoje a sua nova loja de venda de livros eletrônicos, chamada eBookstore (não, não é iBookstore, é algo totalmente novo e original). Porém, no início o serviço estará disponível apenas nos Estados Unidos, com planos de ampliação no futuro.

Anúncios

Os títulos, em formato Adobe DRM, podem ser visualizados no Android, no iOS, no navegador web do e até em leitores como o Nook e Sony. Porém, até a publicação desta matéria, o aplicativo especial para iPhone e iPad ainda não estava disponível na App Store. Não há como “baixar” o arquivo do livro para o computador (como acontece com o iBooks), você só poderá ler a obra no leitor específico ou na página do Google eBooks, no navegador de sua preferência (inclusive no iPad e iPhone).

Aliás, é engraçado isso: a sempre “aberta” Google preferir um sistema fechado de DRM da Adobe, enquanto a Maçã adotou o formato universal (e open source) ePub para o seu sistema. Mesmo que os títulos da iBookstore da Apple tenham também uma proteção contra cópias, é sempre possível baixar (ou adaptar) outros títulos para ler no iPhone ou iPad.

O aplicativo para iOS (quando estiver disponível) terá uma aparência bem familiar aos usuários, por possuir semelhanças com o aplicativo iBooks. Campo de buscas, ajuste de letras e até o folhar das páginas não serão nenhuma novidade.

Anúncios

São mais de 3 milhões de obras disponíveis em inglês, algumas gratuitas.

Quem ganha com isso? Nós, consumidores. Apesar da iBookstore ser uma ideia bem legal e prática, os brasileiros ainda não possuem uma loja com títulos nacionais em português. A chegada do Google (que sempre deu muito mais atenção ao Brasil que a Apple) neste mercado pode finalmente  acelerar a migração de nossa indústria editorial para o formato digital, fazendo com que tenhamos acesso também a obras na nossa língua em nossos dispositivos eletrônicos.

Anúncios

Tomara.

via

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo