2010ARQUIVO

Google lança loja de livros digitais nos EUA: qualquer semelhança é mera concorrência

Seguindo os passos da Amazon e da Apple, a Google lançou hoje a sua nova loja de venda de livros eletrônicos, chamada eBookstore (não, não é iBookstore, é algo totalmente novo e original). Porém, no início o serviço estará disponível apenas nos Estados Unidos, com planos de ampliação no futuro.

Os títulos, em formato Adobe DRM, podem ser visualizados no Android, no iOS, no navegador web do e até em leitores como o Nook e Sony. Porém, até a publicação desta matéria, o aplicativo especial para iPhone e iPad ainda não estava disponível na App Store. Não há como “baixar” o arquivo do livro para o computador (como acontece com o iBooks), você só poderá ler a obra no leitor específico ou na página do Google eBooks, no navegador de sua preferência (inclusive no iPad e iPhone).

Aliás, é engraçado isso: a sempre “aberta” Google preferir um sistema fechado de DRM da Adobe, enquanto a Maçã adotou o formato universal (e open source) ePub para o seu sistema. Mesmo que os títulos da iBookstore da Apple tenham também uma proteção contra cópias, é sempre possível baixar (ou adaptar) outros títulos para ler no iPhone ou iPad.

O aplicativo para iOS (quando estiver disponível) terá uma aparência bem familiar aos usuários, por possuir semelhanças com o aplicativo iBooks. Campo de buscas, ajuste de letras e até o folhar das páginas não serão nenhuma novidade.

São mais de 3 milhões de obras disponíveis em inglês, algumas gratuitas.

Quem ganha com isso? Nós, consumidores. Apesar da iBookstore ser uma ideia bem legal e prática, os brasileiros ainda não possuem uma loja com títulos nacionais em português. A chegada do Google (que sempre deu muito mais atenção ao Brasil que a Apple) neste mercado pode finalmente  acelerar a migração de nossa indústria editorial para o formato digital, fazendo com que tenhamos acesso também a obras na nossa língua em nossos dispositivos eletrônicos.

Tomara.

via

Botão Voltar ao topo