AcessóriosAppleiOS

Apple anuncia o CarPlay, a melhor forma de usar o iPhone em um carro

Apple CarPlay

A Apple começou a semana revelando finalmente o conceito de “iOS in the Car“, que será uma das novidades da versão 7.1 do sistema. Uma página no site americano apresenta o CarPlay, um sistema automotivo que promete ser a melhor maneira de se usar o iPhone no carro.

Ele nada mais é do que uma tela acoplada no painel frontal do carro, com controles integrados ao volante. Ele permitirá atender chamadas telefônicas, escutar músicas, ler mensagens e visualizar a navegação GPS direto no painel, bastando apenas conectar o iPhone em um lugar específico (via cabo Lightning), deixando-o protegido do sol. Por causa do conector, o sistema só será compatível com iPhones 5, 5c e 5s. Os iPads não são citados no material informativo.

Segundo a Apple, o CarPlay foi especialmente concebido para ser usado durante a condução. Por isso, seus controles são fáceis e bem acessíveis, podendo ser por toque direto na tela, por voz, por botões incorporados na direção e até mesmo na manopla de câmbio.

Controle por toques

Controle por voz

Controle no câmbio

Ao traçar uma rota GPS, o CarPlay poderá “adivinhar” onde você vai, através de dados obtidos no iPhone pelo Calendário, email, mensagens de texto e contatos. Algo bem similar ao que o Waze começou a fazer na semana passada, que permite traçar uma rota de acordo com um evento no calendário que possua localização. Agora, isso será integrado ao sistema e abrangerá mais formas de obter o percurso.

CarPlay GPS

É importante deixar claro que o CarPlay será apenas uma interface para o iPhone, que é quem fará tudo. O dispositivo não será capaz de funcionar sem o celular da Apple. Também será necessário ter o iOS 7.1 instalado no celular.

Felizmente, a Apple irá abrir espaço para aplicativos independentes também disponibilizarem serviços compatíveis. No começo, já haverá alguns disponíveis, como Spotify, Beats Radio, iHeartRadio, Stitcher e o Apple Podcasts. No futuro, mais aplicativos aparecerão.

Mas infelizmente essa maravilha ainda não ficará disponível para nenhum país que fale português, pelo menos por enquanto. Os primeiros a receber serão Austrália, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Itália, Japão, México, Coreia do Sul, Espanha, Suíça e Reino Unido, além dos Estados unidos. O número de marcas que trará o CarPlay em 2014 é bem limitado: Ferrari, Honda, Hyundai, Jaguar, Mercedes-Benz e Volvo. A Apple afirma que no futuro, outras montadoras integrarão a novidade, mas ainda não divulgou nenhuma data precisa.

Marcas

A ideia não é nova e já existem dispositivos similares no mercado, compatíveis com o iOS e que podem ser incorporados em qualquer carro. Mas é sempre bom uma solução nativa do sistema, que consiga realmente incorporar o iOS no carro.

Resta saber quando é que isso se tornará parte de nossa rotina.

ATUALIZAÇÃO:

A Volvo já começou a divulgar um comercial com o CarPlay em ação. Confira:

YouTube video

Botão Voltar ao topo