App Store

Apple criará uma App Store diferente apenas para a Europa

A Apple está tomando medidas para cumprir a legislação antitruste da União Europeia (UE), conhecida como Digital Markets Act (DMA), aprovada no ano passado.

A principal mudança envolverá a criação de uma App Store separada, exclusiva para os países da UE, onde usuários de iPhone e iPad poderão realizar o sideloading de aplicativos de terceiros, conforme exigido pela DMA.

A DMA estabelece que a Apple deve permitir que os desenvolvedores distribuam seus aplicativos iOS fora da App Store oficial e e autoriza também o uso de plataformas de pagamento de terceiros para transações dentro dos aplicativos.

Para cumprir essas diretrizes, a Apple optou por uma abordagem de separação geográfica, dividindo a App Store em duas versões distintas: uma para os países da UE e outra para o restante do mundo.

Mark Gurman, da Bloomberg, relata que a Apple planeja, já nas próximas semanas, lançar uma atualização para habilitar o sideloading de aplicativos na Europa.

Isso permitirá que os usuários da UE instalem aplicativos de terceiros em seus dispositivos iOS, uma mudança significativa em relação à política anterior da Apple, que limitava a instalação de aplicativos exclusivamente à App Store oficial.

A decisão de criar uma App Store separada para a UE parece ser uma resposta direta às exigências da legislação antitruste e à pressão regulatória em curso na região.

O prazo para as empresas se adaptarem à DMA é até 7 de março, e a Apple está trabalhando para cumprir as novas regulamentações em tempo hábil.

Além da União Europeia, outros países, como o Japão e os Estados Unidos, também estão considerando a adoção de leis semelhantes que exigem a abertura da plataforma iOS para o sideloading de aplicativos e a utilização de métodos de pagamento alternativos.

Essa tendência global indica que a Apple pode eventualmente ser forçada a implementar mudanças em âmbito global, em vez de tratar cada país individualmente em relação às questões antitruste.

Botão Voltar ao topo