Apple

Dica OS 3.0: agite o iPhone para mudar a música

Uma das novidades anunciadas para o novo iPhone OS 3.0 é a função shake to shuffle, que, em bom português, é a que permite trocar a música que você está ouvindo apenas agitando o aparelho.

A Apple já tinha adotado esse recurso nos seus últimos iPods e agora o iPhone e o iPod touch também contarão com ele.

Não é qualquer sacudida que troca de música, mas uma bem precisa e rápida. Ao ser acionado, o aparelho emite um sinal sonoro e troca aleatoriamente de música.

Primeiro de tudo, é preciso ativar esta função nas preferências (no iPhone OS 3.0). Vá em Ajustes > iPod e ative a opção “Agite p/ Ativar Aleatório“. A partir deste momento, ela já funcionará em suas músicas.

Ativar a função em Ajustes

Fizemos um vídeo com nossos testes para ilustrar bem como a coisa funciona:

Repare que o movimento é bem particular, similar a um golpe de chicote. Tentamos vários movimentos e ele se mostrou bem comportado, apesar de nem sempre funcionar como esperado.

Em nosso exemplo, as músicas se repetiram muito, mas isso se deve ao tamanho pequeno das opções, pois usamos uma lista musical para testes. Quanto mais músicas tiver na biblioteca do iPod, menos repetições ocorrerão.

A função Shake to Shuffle estará disponível no iPhone OS 3.0 e será compatível com todos os atuais iPhones e iPods touch.

ATUALIZAÇÃO:

Segundo a dica do Guilherme Bravin, é possível sim ativar o shake com a tela travada. Basta apertar duas vezes no botão Home (caso você tenha configurado ele para abrir o iPod) e a tela minimizada do tocador musical vai aparecer. A partir daí a função de agitar também funciona. 🙂

iPod com a tela travada

Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar