Apple Watch

No seu primeiro aniversário, Apple Watch vendeu duas vezes mais que o primeiro iPhone

Não parece, mas ontem completou um ano que fizemos aqui a cobertura do lançamento do Apple Watch. Doze meses se passaram e as vendas, apesar de nem chegar perto aos números atuais do iPhone e do iPad, já ultrapassaram aquelas do primeiro iPhone, em 2008.

A Apple não divulga os números precisos das vendas do Watch (segundo ela, para não dar informações demais para a concorrência), mas alguns analistas estimam que cerca de 12 milhões de relógios já foram vendidos no mundo inteiro. Isso é o dobro do que o primeiro iPhone vendeu no primeiro ano.

Tenho minhas dúvidas se esta comparação é justa. Afinal, o iPhone, quando foi lançado, era algo completamente novo e precisava ainda convencer as pessoas que aquela coisa toda diferente era o futuro dos celulares. Hoje, o público da Apple já está formado e teoricamente o Watch pegaria carona do atual sucesso do iPhone. Se esta comparação foi feita por teoricamente ser um dispositivo novo no mercado, então ele perde para o primeiro iPad, que vendeu 14 milhões no primeiro ano.

Alguns vão dizer que esses números são decepcionantes, outros por sua vez dirão que são muito bons, comparados com a concorrência. O faturamento anual da Fitbit, por exemplo, foi de 2 bilhões de dólares. O Apple Watch, sozinho, faturou três vezes mais. Nunca um outro smartwatch vendeu tanto, se compararmos as estatísticas. Tudo depende da referência que você adotar.

É claro que as expectativas de todos é que a Apple sempre lance algo revolucionário, que mude todo o mercado de novo. Mas se pensarmos nesse sentido, as chances de nos decepcionarmos serão grandes, por mais que os números sejam bons.

via WSJ

Botão Voltar ao topo