Apple TV

YouTube deixará de funcionar na Apple TV 3 a partir de março

Talvez você ache estranho, mas existem no mundo pessoas bizarras que não trocam de modelos de produtos Apple todos os anos. Estes incautos tem a ousadia de comprar um produto da maçã e permanecer por anos com o mesmo, usando-o normalmente, sem serem influenciados pelo potente marketing de Cupertino.

Um absurdo, certamente.

Porém, apesar dos produtos da Apple realmente durarem bastante tempo (geralmente bem mais que a concorrência), nem mesmo eles são eternos e, algum dia, começarão a sofrer com o passar da idade.

Quem ainda possui um modelo de 3ª geração da Apple TV, ainda consegue usá-la para assistir vídeos, seja por streaming (Netflix e Amazon Prime), seja espelhando fotos e imagens do iPhone através do AirPlay.

Para a tristeza de quem ainda possui um modelo desses, o YouTube está alertando que seu aplicativo nativo deixará de funcionar a partir de março de 2021.

No aviso que começou a aparecer para os usuários, é comunicado que o streaming via AirPlay (quando roda no iPhone ou iPad mas aparece na tela da televisão) continuará funcionando. Porém, certamente não é tão prático quanto ter o aplicativo direto no console.

A partir do começo de março, o app YouTube não estará mais disponível na Apple TV (3ª geração). Você poderá assistir ao YouTube pela Apple TV 4K, Apple TV HD, pelo iPhone ou iPad. O AirPlay permite transmitir vídeos da plataforma usando o dispositivo iOS com qualquer Apple TV (3ª geração ou posterior). Para uma lista de dispositivos compatíveis, consulte yt.be/tv-devices.

Muita gente ainda usa o modelo antigo da Apple TV para deixar de backup em outro cômodo, ou então deixar para crianças assistirem a vídeos do YouTube. Com a mudança, isto ficará mais difícil a partir de agora.

A partir da Apple TV de 4ª geração, o sistema mudou e ficou possível a instalação individual dos aplicativos pelo usuário, coisa que não era habilitada antes. Por isso a solução trágica dele ter que parar de funcionar quando deixa de ser compatível com novas APIs.

Botão Voltar ao topo