Aplicativos

Presente para os leitores: aplicativo Wallpaper Calendário 2.0, para iPhone e iPod touch

Wallpaper Calendário 2.0

Atendendo às centenas de pedidos, temos o prazer em apresentar a todos os nossos leitores a mais nova versão do aplicativo Wallpaper Calendário, depois de 3 anos da primeira versão. Com ele, você poderá colocar o calendário do mês na imagem que quiser e tê-lo sempre na ponta dos dedos, sem precisar nem desbloquear a tela do aparelho.

Conheça agora um pouco de sua história e como ele funciona.

Wallpaper Calendário 2

Calendário sempre à mão

A ideia nasceu de um costume que tínhamos aqui no Blog de disponibilizar todo o início de mês imagens de fundo de tela com calendário, para facilitar a visualização de quem costuma usar bastante o calendário. Mas tinha sempre aquele problema: nem todo mundo queria usar as imagens que escolhíamos de fundo e muitos pediam para aplicarmos o calendário em outras imagens. Como é impossível contentar todo mundo, pensamos em uma solução que facilitasse a aplicação de calendários em imagens diversas, feitas pelo próprio usuário. Foi aí que nasceu a ideia de se disponibilizar um aplicativo aos leitores.

Foi assim que nasceu o primeiro Wallpaper Calendário, no dia 1º de janeiro de 2010. O lançamento foi um sucesso e em 15 dias já tinha mais de 10 mil downloads no mundo todo, coisa não muito fácil naquela época.

Durante todo o ano, as avaliações foram fantásticas e os milhares de downloads comprovavam o seu sucesso em diversos países, por pessoas que nem entendiam o português (língua única do app). Mas ele tinha um grande problema: ele funcionava apenas para o ano de 2010.

Chegou então o iPhone 4 com sua tela Retina e as dificuldades em atualizar o app foram aumentando, principalmente porque a criação de aplicativos nunca foi o objetivo deste blog, e nos empenharmos nisso significaria deixar de lado a busca por notícias e novidades. Tínhamos a ideia pronta na cabeça para uma nova versão toda reformulada, mas precisaríamos parar tudo o que fazíamos para colocá-la em prática. Com isso, ele ficou no limbo durante muito tempo.

E mesmo abandonado, os downloads continuaram. No mês de maio deste ano, para se ter uma ideia, foram 513 downloads, o que demonstra que há muita gente procurando por este tipo de serviço. Vez ou outra, sempre tinha algum leitor que nos pedia encarecidamente para retornarmos com o aplicativo.

Foi então que decidimos colocar a mão na massa e refazê-lo, do zero, enfrentando as novas dificuldades.

Novos aparelhos, novos desafios

Fazer um app deste tipo em 2010 era muito fácil, pois existia apenas um formato de tela. Hoje, em 2013, são 5 formatos diferentes: iPhone 3GS, iPhone Retina de 3,5 polegadas, de 4 polegadas, tela do iPad 2 e tela Retina do iPad. Como fazer para disponibilizar um aplicativo que atenda todos estes diferentes aparelhos?

E mais: tinha várias sugestões dos nossos leitores que queríamos colocar em prática:

– possibilidade de regular a transparência do calendário (dependendo da claridade da imagem);
– pré-visualização da imagem antes de salvá-la no rolo da câmera;
– possibilidade de criar calendários de vários anos e não somente de um;
– modernizar a interface.

Felizmente temos uma prata da casa que resolveu encarar o desafio. O desenvolvedor e membro de nossa equipe Chrystiano de Castro (@_Chrystiano) abraçou o projeto e foi atrás de todas as soluções possíveis para transformar o sonho em realidade. Ele soube transformar uma ideia no papel em um aplicativo final, de forma surpreendente. :)

E como é um aplicativo totalmente novo, ele foi publicado de novo na App Store. Ou seja, quem possuía ainda o antigo, terá que baixar novamente a versão 2.0. O outro, assim, fica como objeto de colecionador. ;)

Novo Wallpaper Calendário 2.0

O aplicativo traz diversas melhorias em relação ao primeiro. Reduzimos a interface o máximo que pudemos, seguindo a linha da simplicidade. De cara, o usuário tem disponível o botão para importar a imagem desejada direto do álbum de fotos do aparelho, sem distrações.

Importando imagem

Com a devida imagem importada, aparecem enfim o botão para aplicar o calendário desejado, no topo da tela. Tocando nele, aparece o calendário com o mês atual, permitindo que você mude-o para outro mês. Na primeira vez que você roda o aplicativo, um rápido tutorial explica o que fazer.

Aplicando o calendário

Conseguimos implementar a ideia de regular a transparência do calendário, para o próprio usuário ajustar. Repare que o botão tem aquele efeito skeumórfico que muda conforme você movimenta o ângulo de visão em relação ao aparelho (veja mais aqui).

Neste ponto, você pode também pré-visualizar em tempo real a imagem como ela ficará na tela bloqueada do aparelho, pois as barras originais estão ali. ;)

Previsualização

Depois de pronta, você pode tocar no terceiro e último botão, que a imagem será salva no seu rolo da câmera. Como vocês já sabem, a Apple não permite que aplicativos interfiram nos Ajustes do sistema e por isso nosso app não tem como aplicar automaticamente o fundo da tela. Você terá que fazer isso manualmente, em Ajustes > Brilho e Imagem de Fundo.

Ajustes

Pronto, você terá assim o calendário do mês sempre à mão, sem nem precisar desbloquear a tela do aparelho! :)

Se precisar de imagens legais, pode procurar aqui.

Garanta o seu presente agora mesmo

Tomamos uma decisão que provavelmente será polêmica para alguns, mas temos nossas razões para isso. Devido ao sucesso que ele fez, ele será um aplicativo pago para o resto do mundo. Mas calma, pois queremos dá-lo de presente para você e pensamos em uma maneira de beneficiar diretamente nossos leitores, sem que outros estrangeiros se aproveitem disso.

O Wallpaper Calendário 2 está disponível, por enquanto, apenas em países de língua portuguesa, como Brasil e Portugal, de graça durante alguns dias. Em breve, pretendemos lançar em outros países também, pelo preço de $0,99.

Sabemos que a polêmica virá de quem só tem conta na App Store americana, mas não há razão para estes não abrirem gratuitamente uma conta no Brasil. Nossa decisão é definitiva e pensamos assim beneficiar diretamente nossos leitores mais fiéis, que poderão aproveitar e baixá-lo de graça. ;)

Por isso, aproveite e baixe já! E não esqueça de avaliar nosso app lá na App Store!

Wallpaper Calendário 2

Futuras atualizações

Já vimos que podemos melhorar ainda mais o aplicativo e já na semana que vem temos uma nova atualização com ajustes. Muitos de vocês ajudaram com sugestões a criarmos esta nova versão e por isso estamos escutando suas opiniões sobre ele, para aprimorarmos o Wallpaper Calendário. Todas as suas sugestões podem ser feitas aqui nos comentários.

PS: queremos muito fazer uma versão para iPad, mas isso é mais complicado. Mas continuaremos tentando e em breve teremos novidades. ;)

PS 2: semana que vem temos um presente ainda maior. ;)

Botão Voltar ao topo