Aplicativos

WhatsApp planeja adicionar suporte a usernames para melhorar a privacidade

Um dos principais problemas enfrentados pelos usuários do WhatsApp é a exposição do seu número de telefone nas mensagens, o que pode levar a preocupações com privacidade e segurança.

Essa exposição indesejada pode resultar em spam, assédio ou até mesmo em invasões de privacidade.

Para tentar solucionar este problema, o WhatsApp planeja adicionar suporte a usernames (nomes de usuário) em sua plataforma de mensagens, trazendo uma mudança significativa na forma como os usuários se identificam e se comunicam.

Ao contrário de outros aplicativos de comunicação, o WhatsApp atualmente não possui a opção de usar um nome de usuário como identificador.

No entanto, de acordo com informações do WABetaInfo, o WhatsApp está trabalhando em uma atualização que permitirá aos usuários escolher um username exclusivo diretamente na seção de Perfil do aplicativo.

Essa mudança tem o potencial de simplificar as interações em grupos, especialmente quando se está conversando com pessoas menos conhecidas.

Em vez de compartilhar o número de telefone, será possível fornecer o username, tornando mais fácil a comunicação no aplicativo.

WhatsApp username
Toque na imagem para ampliá la

Até o momento, não há informações claras sobre esses detalhes, mas espera-se que mais informações sejam divulgadas conforme a atualização for sendo desenvolvida. Esta funcionalidade ainda está em estágios iniciais de desenvolvimento, então deve ainda demorar um pouco para chegar aos usuários.

Correndo atrás da concorrência

O WhatsApp está passando por mudanças que o aproximam cada vez mais de outros aplicativos de mensagem.

Com a adição do suporte a usernames, por exemplo, o WhatsApp está seguindo a tendência de outros aplicativos populares, que já oferecem essa funcionalidade.

Além disso, o WhatsApp também tem trabalhado em novos recursos, como stickers personalizados e edição de mensagens enviadas, buscando se equiparar às funcionalidades oferecidas por outros aplicativos concorrentes.

Nós, brasileiros, temos a tendência de sempre lembrar do Telegram, mas é importante destacar que o iMessage é quem domina o mercado norte-americano, sendo o principal concorrente do WhatsApp nos EUA e Canadá.

Botão Voltar ao topo