Aplicativos

WhatsApp quer complicar a instalação do aplicativo quando você trocar de celular

A questão da clonagem do WhatsApp é um problema que atinge milhares de pessoas, que ficam expostas a golpes financeiros. A Meta até criou o código para autenticação de dois fatores, mas muita gente nem sequer o ativa.

Para tentar impor uma solução mais efetiva, o WhatsApp estuda limitar a forma como o aplicativo é instalado no aparelho, impedindo que algum estranho consiga ter acesso às mensagens por um outro telefone.

O problema é que esta solução pode também dificultar as coisas para usuários legítimos que tiverem seu celular roubado ou perdido.

Nova Verificação de Registro

A partir de agora, segundo a empresa, sempre que se tentar instalar o seu número no WhatsApp em outro aparelho, o celular em que a conta já está registrada receberá um aviso perguntando se quer ou não continuar com a transferência.

Isso é excelente para evitar que criminosos instalem a conta em outro celular após terem obtido o código de validação enviado por SMS.

Ao ver a mensagem, o usuário pode se dar conta que há alguém tentando se fazer passar por ele e cancelar na hora a ativação. Isso promete acabar de vez com esse golpe tão antigo.

A Meta não foi muito clara nos detalhes de como esse processo ocorre, mas surge a dúvida para casos em que usuários legítimos queiram trocar seu WhatsApp de aparelho.

Por exemplo, o que acontece se o aparelho antigo do proprietário não está mais com ele. Se ele perdeu ou foi roubado, como será feito para provar que ele é realmente o dono da conta?

A Meta ainda não explicou isso e devemos aguardar para ver como o recurso lidará com essas situações.

Mas com certeza, é ótimo saber que a empresa está tentando acabar com um problema vergonhosamente recorrente no Brasil, que é o da clonagem do WhatsApp.

Além dessa novidade, o WhatsApp também ganhará dois recursos de segurança que funcionarão nos bastidores sem a necessidade de interação do usuário. Isso ajudará a reforçar a criptografia entre mensagens e também analisar se algum malware no Android está influenciando no aplicativo.

Botão Voltar ao topo