2011AplicativosApp StoreARQUIVOReviews

[review] Jogo Gangstar Rio surpreende pela qualidade nas referências sobre o Brasil

A convite da própria Gameloft, o Blog do iPhone experimentou o mais novo lançamento da empresa, o Gangstar Rio: City of Saints, ambientado totalmente na bela cidade do Rio de Janeiro. E ao contrário de outras adaptações estrangeiras que costumam usar estereótipos com o nosso país, o jogo é muito fiel em diversos detalhes, a ponto de impressionar qualquer brasileiro.

É preciso separar, antes de tudo, a proposta do jogo de qualquer associação política ou social. A série Gangstar é baseada no game Grand Theft Auto (GTA), em que o personagem principal comete crimes para realizar uma vingança. É cheia de palavrões e violência e isso acontece em todos os episódios (São Francisco, Miami e outros). O fato de ser no Rio talvez nos choque, porque toca em uma ferida real de nossa sociedade (a violência urbana, existente também em outras capitais, como São Paulo), mas o jogo apenas usa a cidade como cenário, sem a intenção de fazer referências ao mundo real.

E a Gameloft não se preocupou em apenas adaptar superficialmente o jogo para o ambiente carioca, mas fez com que tanto o cenário quanto os personagens tivessem um gostinho original brasileiro. O diálogo dos personagem é em inglês, mas claramente feito por brasileiros que fazem um sotaque carioca perfeito tanto nos nomes quanto nas gírias.

Quanto ao cenário, a ambientação ficou muito boa, captando muito bem a atmosfera da cidade. Copacabana, túneis, Pão de Açúcar, monumentos, Corcovado (com uma licença poética no Cristo Redentor, substituído por um jogador de futebol parando uma bola no peito) e até mesmo as favelas, com seus becos estreitos.


Referências como 171 nos orelhões ou os detalhes de placas de rua mostram o profundo trabalho de pesquisa no desenvolvimento do jogo

Ao entrar em um carro, as diversas estações de rádio tocam músicas que variam entre bossa nova, samba, latino e até mesmo funk carioca. Em um dos canais, uma entrevista entre um americano e um brasileiro dá uma aula de português, dizendo que não falamos espanhol aqui e ensinando alguns palavrões na nossa língua. Palavrões estes que recheiam também os diálogos dos personagens.

É uma pena o jogo não ter interação com o Game Center, mas ele tem algumas proezas próprias. Uma delas se chama “Zé Pequeno”, que é uma clara referência ao filme Cidade de Deus. Outra coisa que sentimos falta foi que ele não sincroniza o andamento do jogo com o iCloud, o que permitiria sincronizar a partida no iPhone e no iPad, por exemplo.

O objetivo do game é vingar o personagem principal, tentando descobrir quem tentou matá-lo. Para isso, ele deve fazer diversos serviços sujos para levantar as pistas necessárias, roubando carros, matando políticos e entregando drogas para policiais corruptos.

Você conta com objetivos fixos e alguns trampos, que podem lhe render algum dinheiro. Além disso, se você roubar um taxi ou uma lambreta de tele-entrega, pode fazer serviços extras que lhe dão dinheiro também, além de fazer você subir de nível e desbloquear roupas e armas.

Algumas características do jogo são bem convincentes. Por exemplo, se você está sendo perseguido pela polícia, basta subir o morro e se esconder na favela, pois eles não irão atrás de você (felizmente esta realidade está mudando no Rio de Janeiro). Ou também o fato de, se você deixar o seu carro aberto no meio da rua, não espere reencontrá-lo quando voltar.

YouTube video

Um excelente trabalho da Gameloft, com diversas referências que fazem os brasileiros se sentirem em casa (e não estou falando da violência). Sem sombra de dúvida, este é o jogo estrangeiro mais brasileiro já feito na App Store, que garantirá horas de diversão para qualquer fã do gênero. São $6,99 muito bem investidos.

O jogo Gangstar Rio pode ser adquirido na App Store argentina (link) que aceita normalmente cartões de crédito brasileiros. Tem versão Universal, o que significa que roda tanto no iPhone/iPod quanto no iPad.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo