A loja alternativa de apps Setapp Mobile entra em beta aberto na União Europeia
A MacPaw, desenvolvedora ucraniana conhecida por sua plataforma de distribuição de aplicativos para macOS, anunciou recentemente que sua loja alternativa de aplicativos para iOS, Setapp Mobile, entrou em fase de beta aberto.
Essa novidade marca um momento significativo para os usuários de iPhone na União Europeia, que agora podem experimentar uma nova forma de descobrir e instalar aplicativos no iPhone, em um modelo que difere bastante da tradicional App Store da Apple.
Uma alternativa promissora para a App Store
Originalmente lançada como uma plataforma para usuários de macOS, a Setapp evoluiu para oferecer aplicativos para iOS em maio de 2024, após a implementação da Lei de Mercados Digitais da União Europeia.
Essa legislação obrigou a Apple a permitir lojas de aplicativos de terceiros nos iPhones.
Com o Setapp Mobile, a MacPaw busca proporcionar uma experiência de uso simplificada e um modelo de negócios mais justo para desenvolvedores, compensando-os com base no desempenho de seus aplicativos, em vez das tradicionais comissões de venda.
A principal proposta do Setapp Mobile é seu modelo de assinatura, que dá aos usuários acesso a um catálogo de aplicativos em troca de um pagamento mensal fixo.
Esse conceito se diferencia radicalmente da App Store da Apple, onde a maioria dos aplicativos são vendidos individualmente ou são gratuitos com compras dentro do app.
No Setapp Mobile, uma única assinatura garante acesso a todos os aplicativos disponíveis na plataforma.
Crescimento do catálogo
Desde sua inauguração em beta fechado, o catálogo de aplicativos da Setapp Mobile praticamente dobrou, chegando a 50 opções voltadas para produtividade e estilo de vida.
Embora esse número seja modesto em comparação aos mais de dois milhões de aplicativos disponíveis na App Store, a qualidade das ferramentas oferecidas é o que a MacPaw enfatiza como seu diferencial.
Entre os aplicativos disponíveis, estão ferramentas bem conhecidas, como o planejador de itinerários Tripsy, o calendário BusyCal, o conversor de moedas Elk, e o compressor de PDFs Squeezer.
Um dos poucos aplicativos exclusivos do Setapp Mobile é o Downie, um software popular para download de vídeos.
No entanto, essa fase inicial do Setapp Mobile não foi isenta de desafios.
Testes revelaram que o processo de instalação de aplicativos na plataforma ainda pode ser um pouco complicado, algo que é comum em lojas de terceiros no iOS.
Mas, com o beta aberto, a expectativa é que a experiência de uso melhore progressivamente.
A plataforma também carece de uma maior organização, como a criação de categorias para facilitar a descoberta de novos aplicativos, algo que a MacPaw está ciente e trabalhando para melhorar.
Quem pode acessar e como funciona
O Setapp Mobile está disponível para qualquer usuário de iPhone na União Europeia que possua a versão iOS 17.4 ou superior, e uma Apple ID registrada em um país da região.
Para quem deseja experimentar o serviço, há uma oferta de teste gratuito por sete dias, após os quais é necessário optar pelo plano “iOS Advanced” por €9,49/mês.
Esse plano permite o download de aplicativos tanto pelo Setapp Mobile no iPhone quanto pela versão desktop ou web da plataforma.
Para usuários que já estavam no beta fechado ou que assinam os planos Power User (que cobre até quatro Macs e quatro dispositivos iOS por €14,99/mês) ou AI Expert, o acesso ao Setapp Mobile está incluído sem custo adicional.
Aqueles com outros planos precisarão fazer um upgrade para manter o acesso aos aplicativos móveis após o término do beta.
Futuro das lojas alternativas no iOS
Com o Setapp Mobile, a MacPaw está posicionada para ser uma das pioneiras no novo ecossistema de lojas de terceiros para iOS na União Europeia.
Embora seu catálogo ainda esteja em crescimento, o conceito de uma assinatura única para acesso a diversos aplicativos de qualidade tem o potencial de atrair muitos usuários que buscam uma solução mais simplificada e conveniente para gerenciar suas ferramentas digitais.
O Setapp Mobile oferece uma perspectiva empolgante para o futuro das lojas de aplicativos em dispositivos iOS.
Com o suporte da União Europeia para concorrência e inovação no setor, os usuários de iPhone podem esperar mais opções e maior flexibilidade na escolha de onde e como adquirir seus aplicativos.