Aplicativos

Google lança Allo, seu novo aplicativo de mensagens

O Google liberou nesta terça-feira (20) seu novo serviço de mensagens, o aplicativo Allo, que está disponível em dispositivos iOS e Android. Contando com as principais características do Facebook Messenger e WhatsApp, a nova ferramenta é a esperança do gigante de buscas para ter sua fatia consolidada em meio a tantas opções de mensageiros online no mercado.

O Allo permite fazer as mesmas coisas que seus concorrentes. É possível enviar vídeos, fotos e mensagens de voz para seus amigos com poucos toques na tela. Além disso, há o envio de emojis e figurinhas, o que promete deixar as conversas menos monótonas e cheias de cores. Para garantir a privacidade de algumas conversas, ele permite iniciar bate papos anônimos, onde as mensagens são deletadas de acordo com o período configurado pelo usuário – de 5 segundos até uma semana.

No entanto, o grande diferencial do serviço é o sistema inteligente adicionado ao aplicativo. Com o Chatbot, é possível realizar ações básicas no sistema sem sair da tela do Allo, como criar eventos no calendário, procurar por restaurantes e outros estabelecimentos próximos a localização do aparelho. Esse robô é acionado digitando uma mensagem “@google”. O assistente também é capaz de traduzir textos, mostrar a previsão do tempo, realizar pesquisas na web e encontrar na web vídeos e fotos para serem usados no chat (é o Google, né?). Infelizmente, o sistema do Chatbot não está otimizado para nosso idioma, mas isso deve mudar em breve.

Para se cadastrar é simples. Basta usar seu número de celular para criar um perfil e adicionar os amigos da agenda que também usam o Allo. Registro idêntico ao utilizado pelo WhatsApp. Aliás, falando em semelhanças com outros serviços, podemos dizer que o aplicativo mescla características encontradas no Snapchat (parece que todos querem copiar ele), Facebook Messenger, Telegram e iMessage. Sem medo de ser taxado como copycat, o Google tenta, enfim, lançar uma ferramenta que faça diferença nesse seguimento. Afinal de contas, Everything is a Remix, como diz o título de excelente documentário disponível na web.

YouTube video

O Google Allo ainda não está disponível na App Store brasileira. Quem tiver uma conta americana, pode baixar através deste link.

Botão Voltar ao topo