Aplicativos

1Password vira Freemium, mas erro na loja beneficiou milhares de usuários

Depois de passado o turbilhão nas últimas 24h, já dá para entender melhor o que aconteceu ontem com o 1Password. Devido a um erro de alguém (os desenvolvedores afirmam que foi da App Store), o aplicativo acabou ficando disponível gratuitamente mais cedo do que deveria e deu de presente uma versão Pro para milhares de usuários. Entenda o caso.

O plano inicial

A equipe da AgileBits, responsável pelo 1Password, pensou em um novo plano de negócios com a chegada do iOS 8: transformar seu famoso produto para o modelo freemium, ou seja, com download gratuito, mas sendo possível adquirir melhorias com compras internas.

1Password Touch ID

Mas e os antigos clientes, que pagaram bem pelo app? Para satisfazer estes, eles pensaram em uma solução diferente: todos os que já tinham o aplicativo antes da atualização liberada com o iOS 8 ganhariam, automaticamente, a versão Premium, com todas as funções liberadas. Era uma maneira justa de cumprir com a promessa de deixar gratuito para quem tinha pago antes.

Mas nem tudo deu certo.

O que aconteceu

O preço do aplicativo acabou ficando grátis antes da hora em alguns países, inclusive Brasil, Portugal e Angola. Com isso, milhares de usuários conseguiram baixar o app antes dele mudar o seu sistema. No próprio Twitter eles admitiram isso (a mensagem foi apagada logo depois).

AgileBits

Foi este tuíte que nos fez publicar o artigo de hoje pela manhã.

Quando a nova versão foi ao ar, todos os que tinham baixado neste período acabaram ganhando todos os recursos Pro. E não foram poucos: só pelo link que o Blog do iPhone divulgou nas redes sociais foram 15.805 clicks. Foi muita gente.

Ainda não ficou bem claro se realmente foi um erro da loja (e isso seria algo grave) ou se foi alguma confusão deles no momento de configurar o app, que acabou liberando antes que o esperado (eu apostaria nesta segunda opção). Seja como for, eles perderam muitas vendas em um app que é maravilhoso e todos iriam querer ter.

Se você foi um dos sortudos, parabéns. :)


1Password

iPhone | iPod touch | iPad

Um excelente gerenciador de senhas no iPhone e iPad, que traz grande integração com o iOS 8, inclusive com a segurança do Touch ID. Saiba mais aqui.

Preço: Grátis (freemium)

BAIXAR

Botão Voltar ao topo