2012AcessóriosARQUIVO

Por que o carregador do iPhone é mais caro? A resposta é ‘qualidade’

Muitos de vocês já devem ter se perguntado por que o carregador original do iPhone tem o preço que tem? É verdade que produtos da Apple costumam ser naturalmente mais caros, mas o valor de R$ 99 é bem maior do que alguns de marcas genéricas encontrados por aí. Um especialista estudou a fundo o acessório e concluiu que há uma boa razão para isto: alta qualidade.

Ken Shirriff abriu um carregador e analisou todos os seus componentes para tentar descobrir a razão do preço. E ele ficou maravilhado com o detalhamento técnico de todas as peças.

O Adaptador de Corrente da Apple é claramente uma fonte de alimentação de alta qualidade concebida para produzir energia cuidadosamente filtrada. A Apple, obviamente, fez um esforço extra para reduzir a interferência EMI, provavelmente para evitar interferências do carregador com a tela sensível ao toque. Quando eu abri o carregador, eu esperava encontrar um design padrão, mas comparando o carregador ao da Samsung e vários outros projetos de alta qualidade da indústria, a Apple vai além desses projetos em vários sentidos.

O design da Apple fornece segurança extra em alguns aspectos. Como as super-resistentes tomadas AC e o complexo sistema de desligamento em casos de excesso de temperatura ou de tensão. A distância de isolamento entre primário e secundário parece ir além do que ela é obrigada pelas normas de segurança.

O carregador original do iPhone consegue colocar um monte de tecnologia em um espaço pequeno. A Apple fez um maior esforço para proporcionar mais qualidade e segurança do que os carregadores de outras marcas, mas essa qualidade tem seu preço: o custo elevado.

Ou seja, com o carregador original, você tem a certeza que seu aparelho não será danificado, como já aconteceu com uma brasileira que viu seu iPhone pegar fogo por usar um carregador “genérico” comprado no mercado chinês.

Para quem entende e gosta de eletrônica, pode ver os detalhes da pesquisa na página do especialista.

Pelo menos no que se refere à corrente elétrica, prefira sempre peças originais para o seu precioso. Afinal, ele custou tão caro e merece ser bem cuidado. ;)

via Gizmodo US

Botão Voltar ao topo