Acessórios

SanDisk lança no Brasil a nova versão do seu pendrive para iPhone e iPad

Com certeza você já ouviu alguém reclamando (ou até mesmo você) do fato que o iPhone e o iPad não aceitam pendrives para a transferência de arquivos, o que facilitaria muito principalmente em viagens, quando enchemos os nossos dispositivos de fotos e muitas vezes não temos o computador perto para esvaziá-los. Serviços de nuvem ajudam, mas você precisa de uma conexão de internet que nem sempre está disponível se você estiver fora de casa.

A SanDisk (famosa pelos cartões de memória) lançou há algum tempo um pendrive compatível com o iOS, o iXpand, que alguns clientes da BDI Store já experimentaram e aprovaram. Em abril, a empresa apresentou nos Estados Unidos uma nova versão do iXpand, mais compacta, e ela agora começa a ser vendida no Brasil.

Na prática, o iXpand continua com as mesmas funcionalidades da geração anterior, inclusive com sua rápida velocidade USB 3.0. O que mudou foi seu design externo, mas ergonômico e compacto, ficando mais discreto que o modelo anterior, quando conectado ao aparelho.

iXpand

De um lado o conector Lighning (com certificação MFi), de outro, USB 3.0, para transferências rápidas em computadores com este padrão. O processo todo é muito simples, para facilitar a transferências de arquivos entre dispositivos e computador, sem a necessidade de cabos. Por exemplo, se você tirou fotos de uma viagem no iPhone e quiser passá-las para o iPad de um parente, basta fazer a transferência via pendrive, do iPhone direto para o iPad. Se quiser levar para algum lugar para imprimir as fotos, o mesmo pendrive servirá para levar as imagens até a loja. Basta conectar no computador (Windows e Mac) e ele já será identificado como um pendrive normal de arquivo, com pastas internas.

iXpand

Como o iOS não é capaz de interagir por si só com unidades externas de armazenamento, é preciso usar um aplicativo gratuito da SanDisk, especialmente feito para esta versão do iXpand. É através dele que você poderá ver o que tem dentro do drive USB e gerenciar todos os arquivos. O único porém é que ele ainda não tem versão em português.

iXpand

O acessório é ideal para limpar constantemente o seu iPhone ou iPad de fotos e vídeos que você faz no dia-a-dia, principalmente se você tem um aparelho com 16GB (ou menos). Ao conectar o pendrive, ele já faz um backup automático da sua biblioteca de fotos, apagando-as (caso você autorize) para liberar espaço. Adeus aquele aviso chato de “armazenamento cheio”.

YouTube video

Você também pode usá-lo em viagens para levar com você músicas e filmes, sem precisar transferi-los para o iPhone ou iPad. O aplicativo é capaz de ler os arquivos diretamente do pendrive. Ele aceita vídeos em diversos formatos, como .mov, .avi e .mp4, inclusive com legendas (srt). Para formatos mkv, em alguns testes que fizemos o áudio nem sempre funcionou, pois depende se o arquivo usa algum codec proprietário ou não.

Já quem não possui Apple TV, poderá mostrar fotos e vídeos feitos no iPhone ou iPad para toda família pela televisão, apenas conectando o pendrive nela. Nós testamos e funcionou perfeitamente.

Porém, não espere que ele copie tudo que existe no iOS. Ele não faz backup de aplicativos (como o backup do iCloud), nem serve para instalar apps direto nele. O que ele suporta é a cópia de fotos, vídeos, contatos e documentos em geral, como PDFs, arquivos do Office e coisas assim.

Nós aqui já o estamos usando e adorando pela praticidade em transferir arquivos. Ele realmente esvazia o iPhone e o deixa com bem mais espaço livre no aparelho, otimizando-o ainda mais. Este pendrive é acessório praticamente obrigatório para quem gosta de tirar muitas fotos ou fazer vídeos com o iPhone, e nunca tem tempo de conectá-lo ao computador. Ele possui um sistema de backup automático cada vez que você o conecta no iOS, simplificando para o usuário.

A nova versão do pendrive iXpand já pode ser encontrada na BDI Store, que é uma das primeiras no país a disponibilizá-la. Passe lá e garanta já o seu! ;)

Botão Voltar ao topo