AcessóriosDicas de iPhone e iPadTutoriais

O que significa o termo MFi?

É comum vermos alguns produtos que dizem possuir a certificação MFi (como é o caso deste cabo), mas nem todos os usuários sabem o que isso significa. Qual a diferença de produtos MFi para os que não possuem este selo? E por que eles são mais caros?

MFi = Made for iPhone (ou iPod, ou iPad)

O programa MFi é uma certificação fornecida pela Apple a todos os produtos que se enquadram em um padrão determinado pela empresa. É o aval da maçã de que aquele produto segue todas as suas normas de qualidade e por isso é 100% compatível com os dispositivos Apple, mesmo com futuras atualizações do sistema. Isso traz tranquilidade ao usuário, que não será surpreendido com avisos deste tipo:

Tela do iPhone, com o aviso: "Esse cabo ou acessório não é certificado e talvez não funcione de modo confiável com este iPhone"

Cabos MFi

A partir do iOS 7, o sistema começou a identificar cabos Lightning que não possuem um chip interno de identificação, tornando-os incompatíveis tanto para carregar quanto para sincronizar. Isto fez com que diversos cabos não homologados parassem de funcionar. As falsificações chinesas, que geralmente são bem baratas, foram as mais afetadas.

Apesar do selo MFi ser uma garantia de funcionamento, não significa que os acessórios que não o possuem sejam sempre de má qualidade. Há casos de cabos feitos por marcas confiáveis, como este aqui que não possui a certificação, mas funciona perfeitamente no iPhone e iPad, sem aparecer o temido aviso de incompatibilidade. É sempre importante comprar produtos de marcas conhecidas, em lugares de confiança. Em se tratando de cabos para iPhone e iPad, podemos classificá-los em três tipos:

  • Falsificados: também conhecidos como “piratas“, eles tentam imitar a aparência do cabo original da Apple, fazendo o consumidor acreditar que está comprando o produto original por um preço muito inferior. Costumam custar muito pouco, mas os conectores não seguem nenhuma norma de segurança e podem se romper facilmente em pouco tempo. A Apple tem uma pagina de suporte falando bastante disso.
  • Autênticos, mas sem homologação: há empresas que fabricam seus próprios cabos Lightning, sem necessariamente seguir todos os padrões exigidos pela Apple. Os de marcas conhecidas costumam ser de boa qualidade e funcionam bem, mas por não ter a certificação oficial eles podem deixar de funcionar caso a Apple mude alguma coisa em uma atualização do iOS. Possuem um preço intermediário entre o pirata e o homologado.
  • Certificados MFi: são os aprovados pela Apple, que os analisa e garante que seguem todos os padrões de qualidade necessários. Possuem um chip interno que é atualizado junto com o iOS, mantendo assim o funcionamento em todas as versões. Normalmente possui um preço elevado justamente por causa do grande número de exigências que a Apple faz para possuir o certificado (chip homologado, embalagem, design), tendo assim o direito de usar o selo oficial.

Logotipo MFi

O selo MFi não serve apenas para cabos, mas também para outros tipos de acessórios, como os controles de jogos. Para que eles funcionem nativamente com o iOS, eles precisam da certificação que garante a total compatibilidade com o iPhone, o iPad e a Apple TV.

Preço mais elevado

Os acessórios com a certificação MFi são geralmente mais caros, e não é por acaso. A Apple cobra uma taxa das empresas para que elas possam adotar o selo, e isso acaba encarecendo o preço final. Mas pelo menos é a certeza de que o produto segue um padrão de qualidade que não danificará os dispositivos (no caso de cabos elétricos) e será sempre compatível com o sistema.

Produtos MFi são sempre a melhor opção. Mas caso você queira optar por cabos menos caros, sem a certificação, procure sempre aqueles de marcas de confiança e que já possuam a experiência de fabricar também cabos MFi, pois isso demonstra que eles possuem nível técnico para construir produtos de qualidade. O único porém destes cabos alternativos é que eles podem parar de funcionar em uma futura atualização de sistema.

Os cabos originais da Apple que vêm junto com o iPhone e o iPod recebem bastante reclamações pela fragilidade deles. Por isso, quando for escolher um cabo de outra marca para o seu aparelho, procure um feito com material resistente, de preferência reforçado tanto no revestimento do cabo quanto nas extremidades dos conectores.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo