AcessóriosDestaqueDicasTutoriais

O que significa o termo MFi?

É comum vermos alguns produtos que dizem possuir a certificação MFi (como é o caso deste cabo), mas nem todos os usuários sabem o que isso significa. Qual a diferença de produtos MFi para os que não possuem este selo? E por que eles são mais caros?

MFi = Made for iPhone (ou iPod, ou iPad)

O programa MFi é uma certificação fornecida pela Apple a todos os produtos que se enquadram em um padrão determinado pela empresa. É o aval da maçã de que aquele produto segue todas as suas normas de qualidade e por isso é 100% compatível com os dispositivos Apple, mesmo com futuras atualizações do sistema. Isso traz tranquilidade ao usuário, que não será surpreendido com avisos deste tipo:

Tela do iPhone, com o aviso: "Esse cabo ou acessório não é certificado e talvez não funcione de modo confiável com este iPhone"

Cabos MFi

A partir do iOS 7, o sistema começou a identificar cabos Lightning que não possuem um chip interno de identificação, tornando-os incompatíveis tanto para carregar quanto para sincronizar. Isto fez com que diversos cabos não homologados parassem de funcionar. As falsificações chinesas, que geralmente são bem baratas, foram as mais afetadas.

Apesar do selo MFi ser uma garantia de funcionamento, não significa que os acessórios que não o possuem sejam sempre de má qualidade. Há casos de cabos feitos por marcas confiáveis, como este aqui que não possui a certificação, mas funciona perfeitamente no iPhone e iPad, sem aparecer o temido aviso de incompatibilidade. É sempre importante comprar produtos de marcas conhecidas, em lugares de confiança. Em se tratando de cabos para iPhone e iPad, podemos classificá-los em três tipos:

  • Falsificados: também conhecidos como “piratas“, eles tentam imitar a aparência do cabo original da Apple, fazendo o consumidor acreditar que está comprando o produto original por um preço muito inferior. Costumam custar muito pouco, mas os conectores não seguem nenhuma norma de segurança e podem se romper facilmente em pouco tempo. A Apple tem uma pagina de suporte falando bastante disso.
  • Autênticos, mas sem homologação: há empresas que fabricam seus próprios cabos Lightning, sem necessariamente seguir todos os padrões exigidos pela Apple. Os de marcas conhecidas costumam ser de boa qualidade e funcionam bem, mas por não ter a certificação oficial eles podem deixar de funcionar caso a Apple mude alguma coisa em uma atualização do iOS. Possuem um preço intermediário entre o pirata e o homologado.
  • Certificados MFi: são os aprovados pela Apple, que os analisa e garante que seguem todos os padrões de qualidade necessários. Possuem um chip interno que é atualizado junto com o iOS, mantendo assim o funcionamento em todas as versões. Normalmente possui um preço elevado justamente por causa do grande número de exigências que a Apple faz para possuir o certificado (chip homologado, embalagem, design), tendo assim o direito de usar o selo oficial.

Logotipo MFi

O selo MFi não serve apenas para cabos, mas também para outros tipos de acessórios, como os controles de jogos. Para que eles funcionem nativamente com o iOS, eles precisam da certificação que garante a total compatibilidade com o iPhone, o iPad e a Apple TV.

Preço mais elevado

Os acessórios com a certificação MFi são geralmente mais caros, e não é por acaso. A Apple cobra uma taxa das empresas para que elas possam adotar o selo, e isso acaba encarecendo o preço final. Mas pelo menos é a certeza de que o produto segue um padrão de qualidade que não danificará os dispositivos (no caso de cabos elétricos) e será sempre compatível com o sistema.

Produtos MFi são sempre a melhor opção. Mas caso você queira optar por cabos menos caros, sem a certificação, procure sempre aqueles de marcas de confiança e que já possuam a experiência de fabricar também cabos MFi, pois isso demonstra que eles possuem nível técnico para construir produtos de qualidade. O único porém destes cabos alternativos é que eles podem parar de funcionar em uma futura atualização de sistema.

Os cabos originais da Apple que vêm junto com o iPhone e o iPod recebem bastante reclamações pela fragilidade deles. Por isso, quando for escolher um cabo de outra marca para o seu aparelho, procure um feito com material resistente, de preferência reforçado tanto no revestimento do cabo quanto nas extremidades dos conectores.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Roney Cezário

    Eu não sabia até agora! Eu sou muito chato em relação a isso. Tudo que tenho da Apple é original, mesmo os cabos sendo frágeis.

    • Tiago Pimenta

      Frágeis ??? Tenho iPhone desde o 2G e nunca tive problemas com nenhum cabo !!! Isso está mais ligado à forma como as pessoas usam do que a qualidade deles !!!

      • Lua Morkay

        nesse caso, Tiago, você é uma exceção. o próprio material não é resistível, comparando com os demais.

      • Gerinho Faustino

        Verdade, você nesse caso é uma exceção a regra, se olhar algum fórum falando sobre o cabo Lightning que vem na caixa do iPhone a opinião de todos é sempre de que o cabo é frágil. Esse cabo com revestimento de nylon que o bdi está vendendo deve ser uma das melhores opções.

        • Duda Souza

          Esse cabo de nylon que a BDI vende é o mesmo vendido no ali express por 5USD, da marca “rock”.. É um ótimo cabo, funciona 100% e parece ser realmente resistente. Pena que a bdi esta superfaturando o produto.. Podia ter valores coerentes para um produto barato, que também serviria de boicote para os produtos caros e originais da apple de pessima qualidade.

          • Duda, seu comentário demonstra bastante desconhecimento de como funcionam as coisas.
            Qualquer coisa que você procurar no Ali, no DX ou qualquer outro lugar vai ser mais barato que em QUALQUER site brasileiro. E não é porque os brasileiros “superfaturam” o preço, de forma maldosa como você levianamente sugere. mas porque o CUSTO BRASIL faz com que seja impossível vender com preço parecido com o da China. Se você encontrar esse cabo no Brasil mais barato do que a gente vende, é porque o vendedor não passa nota fiscal e sonega impostos, o que permite vender por menos.

            Antes de você acusar empresas sérias, eu aconselho que você se informe um pouco mais sobre como funciona o esquema tributário no Brasil.

          • Aliás, você já começa mentindo ao dizer que ele custa $5 no Ali…
            Me pergunto qual a sua real intenção no seu comentário.

      • exceção MESMO. todo cabo de iphone/ipod começa a descascar obrigatoriamente após um ano (ou até menos) de uso

        • Ramon Ferreira

          Estou no terceiro cabo de iphone, e nem sei mais o oque fazer pra evitar o desgaste, eu tenho todo cuidado que vc possa imaginar, pra vc ter ideia, esse ultimo cabo eu resolvi passar hidratante nele a cada 2 semanas, e n adianta, ressecou, e começou a descasar, realmente o cabo é um lixo, android de 200 conto vem com cabo mais resistente.

      • Serginho

        Cara você é uma exceção mesmo, dos 3 iPhones que tive, em todos tive pelo menos 2 cabos..

        • Marcus Malacarne

          Pois é… Nesse ponto a Apple peca um pouco, poderia fazer uns cabos que não rompesse a camada emborrachada tão facilmente. iPhone, iPad e Mac Book, todos já tive que substituir o cabo de energia ao menos uma vez.

      • Jorge

        Está correto. Aqui em casa também, tudo normal. O que percebo é que, quem reclama da fragilidade, são pessoas que colocam para carregar e continuam mexendo no telefone. Não desgrudam das redes sociais, WhatsApp, o que seja…Não desgrudam. Deixa carregar e apenas carregar. Depois informem se o cabo continua frágil.
        Obviamente, ocorreu evolução das outras marcas, que perceberam esse uso intenso e reforçaram os cabos. Mas pra mim, do jeito que veio, tá bom.

      • Jefferson Soares

        Tenho um cabo Lightning de 2m, comprado na Apple Store Online, w o cabo se autodestruiu. O cabo literalmente se abriu como uma banana.

      • comigo também, acredito que faço parte dessa exceção.
        todos os cabos que tenho nunca se deterioraram da forma que a galera fala. meu primeiro iPhone usei por 3 anos e o cabo ainda estava como novo. o que eu fazia muito era limpar os cabos com um algodão úmido, pra não deixar aquela poeira grudar.
        mesma coisa com o MacBook. li várias histórias na internet de pessoas reclamando da fonte que usa o MagSafe 2, até hoje o meu está intacto.
        meu iPod, eu usei por quatro anos até perder o infeliz, mas o cabo ainda estava de boa.

      • Rodrigo Lisboa

        Acho frágeis sim! Uso hoje em dia o Lightning de 2M comprado na Apple Store do Mall at Millenia em Orlando e depois de 1 ano de uso ele está abrindo na extremidade! Tive que remendar com fita isolante pra tentar fazer com que ele durasse! DETALHE que compreio de 2M justamente por ser mais resistente do que o normal que vem com o aparelho (o de 2M é bem mais grosso que o básico). Uso iphone já algum tempo e sempre achei sim, fraco os cabos! O Material devia ser de melhor qualidade visto o preço que pagamos pelo produto.

        Outro argumento que levantaram de que o cabo se acabar por usar o celular com ele carregando, não cola! É uma realidade que hoje em dia existe a necessidade de usa o aparelho com ele na fonte de alimentação (infelizmente as baterias são fracas e não aguentam o puxado uso que se tem hoje em dia).

    • Igor

      O cabo lightning do meu iPad “durou” até esse ano, comprei em 2013. Parece que com o tempo ele resseca e começa a quebrar a parte externa. Muito mal feito. Pra mim isso já é para fazer o cliente pagar uma fortuna em um cabo original depois de um tempo. O cabo do meu iPad fica fixo em um local da mesa do meu computador, só faço mover o conector e desligar o estabilizador do computador quando termino de usar tudo. Por isso que o carregador do iPhone nem uso pra quando o do iPad parar de vez eu ter outro.

    • Thiago

      Passei fita crepe em todos os meus cabos, assim eles não dobram da extremidade e dura mais. Mas, tem que passar um quantidade considerável de fita, até que o cabo fique bem resistente e não se dobre.

    • Ruth Cezilia

      Então sou uma exceção junto com você, tenho iPhone desde o iPhone 4. Eu vendo meus aparelhos o cabo ainda está novo, já fiquei com um mesmo cabo 2 anos e meio.

  • Vinicius Gonçalves

    Eu sempre me preocupei em comprar acessórios MFI, até que um dia eu comprei na ITown uma capa com bateria com certificação MFI da Yogo para o meu iPhone 5c, depois de alguns dias o iPhone começou a dizer que o acessorio não era compatível ou algo assim, ou seja, mesmo quando há o selo da certificação MFI pode acontecer do acessório não funcionar.

    • Vinicius, falo por experiência própria: pode acontecer de ser um defeito específico da unidade que você comprou. Infelizmente defeitos de fábrica podem acontecer com qualquer produto, até com os da Apple.
      Neste caso, a certificação MFi não tem ligação direta com o problema.

      Quando este tipo de coisa acontece, o melhor é procurar o fabricante ou a loja que você comprou para realizar a troca.

  • Victor Pirinausky

    Por incrível que pareça, meu Iphone não reconhece nenhum cabo original! Já comprei diretamente na Iplace e utilizei de amigos e nada. Arrisquei comprar um cabo de $3 no aliexpress e finalmente voltou a carregar!! Não entendo com que base esses certificados são feitos.

    • Robson De Oliveira

      Alguém conseguiu te explicar isso, pois estou com um cabo original de um 5s ao tentar conectar no 6 diz que não é certificado. Com um cabo da Kingo ele carrega normalmente.

  • Francis

    Vivendo e aprendendo! Não sabia de nada disso, agora sei.!!

  • Kalino Pereira

    O cabo do iPhone é feito pra começar a derreter e parti com menos de 1 ano de uso.
    É fato esse lance dq o cabo do iPhone não é resistente!
    Creio q eles usem algum tipo de material que se degrade mais rápido.

  • Pedro Derbli

    E esse Joystick aí? Alguém aqui já usou e recomenda? Abs!

  • JanjaBoy

    Não entendo a diferença de preço. Hoje no mercado tem uns cabos compatíveis e com resistência mecânica melhor que os cabos da Apple e, por R$6,00. O que é que justifica o elevado preço dos cabos Apple tão chineses quanto os de R$6,00?

    P.S.: esses cabos são chamados no mercado de “cabo para iPhone 5”

  • Anderson Campos

    Alguém sabe onde eu compro esse joystick?

  • Fabio Santos

    Cabo original é muito importante já tive dois problemas no desempenho da bateria do iPhone 5 e do 6 por usar acessórios xing ling, ainda bem que foram trocados na garantia, porém hoje só uso original nem que para isto tenha que pagar bem caro, a poucos trouxe da França dois cabos originais de 2 metros achei ótimo o tamanho e claro segurança

  • User

    Saudades daqueles cabos que vinham junto ao iPod Classic 30GB.. Aqueles que você precisava apertar para desplugar. Tenho um deles ate hoje. Enquanto os que vem hoje em dia junto ao iPhone tem vida útil de 6 meses.

    • Vinicius

      Rapaz, esses são os melhores… Tenho um que veio com o iPod Classic de 80 gb, comprado em 2008, e até hoje funciona (apenas a capa de proteção de um dos lados do plug soltou). Tenho um iPhone 5s e a diferença na espessura da borracha do fio, a qualidade das junções do cabo com os conectores nem se compara com o cabo de 30 pinos.

  • Varella

    Alguém mais usa “molinha” de caneta para reforçar as extremidades dos cabos? Uso isso nos meus e nunca perdi nenhum cabo! #ficadica

    • Felipe Orita Gonçales

      Eu uso.. vi essa dica uns anos atrás… e resolvi colocar…tenho o cabo do iPad mini 1 até hoje …inteirão….

  • Gabriel Rimi

    Alguem sabe se aqueles cabos “2go” de postos de gasolina são bons?
    Obrigado

    • Ailton Cardoso Junior

      Cara comprei um, paguei caro por confiar na assistência que vendia e parou de funcionar depois de duas semanas dava curto na porta usb do computador

      • Gabriel Rimi

        Opa, obrigado. Comprei um cabo da Geonav e estou bem feliz por enquanto hahah

        • Ailton Cardoso Junior

          Mano pode me dizer se ainda esta feliz com o cabo da Geonav? estou procurando uma alternativa MFI de boa qualidade, mas estou com medo de comprar.

          • Rodrigo Freijanes

            Também quero descobrir as marcas mais baratas que estão fora da “blacklist” dos consumidores.

  • Pablo Salvanha

    Gostaria de compartilhar outro ponto de vista com os leitores. Faço parte de uma empresa que possui o contrato MFi com a Apple. São poucas no Brasil, mas o ponto de vista que queria compartilhar é que toda a documentação técnica fornecida mostra o respeito e cuidado da Apple para com seus acessórios oficiais. São milhares de páginas que vão desde especificações técnicas eletrônicas e de software até especificações de testes, resistência e critérios de design para a caixa do acessório. Os acessórios MFi são caros por conta desse trabalho enorme da empresa que ao criar um acessório deve submeter o mesmo até a Apple para que a mesma valide (caso o mesmo interaja com o dispositivo por fios). Esse teste custa um valor alto, e mesmo depois da aprovado a empresa se vê na necessidade de fabrica-lo em uma fabrica MFi (no Brasil tem apenas 2 até o momento). Estamos trabalhando com um dispositivo a mais de 2 anos e são muitas barreiras para ultrapassar. Espero em um outro momento poder compartilhar um pouco mais da tecnologia que estaremos ofertando para o mundo iOS 🙂 .

    • Marcus Vinicius

      Legal amigo, espero que um dia você possa detalhar mais o processo de testes, fabricação e etc

    • Rodrigo Freijanes

      Legal, espero que a Apple comece a acrescentar nesse critério a durabilidade do cabo porque geral tem que ficar criando gambiarras pra não partir.

  • André

    Já desisti há muito tempo dos cabos, fones e cases da Apple, só uso mesmo iPhone e iPad, mesmo assim por causa do iOS. Uma pena que o andróide é tão inconsistente…

  • Felipe Bianquini

    Há algum modo de fazer essa mensagem de “dispositivo não certificado” não aparecer mais?

  • Ramon Ferreira

    “Falsificados = Costumam custar muito pouco, mas os conectores não seguem nenhuma norma de segurança e podem se romper facilmente em pouco tempo. A Apple tem uma pagina de suporte falando bastante disso.”

    O cabo ORIGINAL da Apple custa uma fortuna e se rompe facilmente em pouco tempo, ou seja… a mesma porcaria kkkk

  • Robson De Oliveira

    Tenho um cabo original que veio na compra de um iphone 5s site da Apple. Ao conectar em um iphone 6 está dando como cabo não certificado, isso é assim mesmo??