Acessórios

Na França, Apple não será mais obrigada a vender o iPhone com fone de ouvido na caixa

Quando a Apple lançou o iPhone 12 sem o adaptador de tomada e nem os fones de ouvido na caixa, muita gente reclamou e se lamentou, até porque o preço do aparelho não baixou (pelo contrário).

Uma notícia se destacou na época, devido à uma lei francesa: no país de Molière, os iPhones eram obrigados a serem vendidos com o fone de ouvido.

Mas isso acabou. O senado francês decidiu esta semana pelo fim da obrigação das empresas fornecerem um kit mãos-livres a cada novo smartphone.

A votação faz parte de um conjunto de leis para reduzir a pegada ambiental da tecnologia digital na França.

A lei anterior obrigava a inclusão de algum acessório para limitar a exposição da cabeça do usuário às emissões radioelétricas durante as comunicações. Mas o fato é que até hoje nenhum estudo conseguiu provar que realmente as ondas eletromagnéticas do celular tenha potência suficiente para impor algum risco à saúde.

A Apple estava sendo obrigada a colocar a caixa do iPhone dentro de outra caixa, apenas para incluir os fones na França. Nós mostramos esse trombolho aqui:

A lei já foi aprovada e precisa agora ser publicada no diário oficial do país. A partir daí, nenhum fabricante de celular precisa mais oferecer o fone junto com a caixa.

Via
iGeneration
Botão Voltar ao topo