Acessórios

Começam a surgir acessórios que aproveitam o NFC do iPhone

A partir do iPhone 6, a Apple passou a incorporar no aparelho um chip NFC (que serve para comunicação por proximidade). Porém, no início o usuário podia utilizar esta tecnologia apenas para pagamentos com o Apple Pay. O iOS 11 isso mudou um pouco, com a maçã liberando a funcionalidade para os desenvolvedores que quisessem adotá-la em modelos a partir do iPhone 7, mas até agora pouco se viu de criativo neste sentido, fora alguns raros casos.

O acessório YubiKey é um pendrive capaz de fazer autenticação por hardware em aplicativos, eliminando a necessidade de autenticação por dois fatores por SMS (que nem sempre são seguros). Basta plugar no computador e quando for preciso se conectar a algum serviço online, ele autentifica o acesso comprovando que você é você mesmo.

Agora, o fabricante disponibilizou um framework para que aplicativos do iPhone também possam usar o mesmo acessório, realizando a autenticação através do NFC. Rápido, fácil e prático.

Confira o vídeo promocional:

YouTube video

Disponibilizar o framework significa que caberá a cada desenvolvedor adotar ou não a compatibilidade ao seu aplicativo. No momento, apenas o gerenciador de senhas LastPass é compatível, mas é bem provável que outros apareçam em um futuro próximo.

Por enquanto a notícia é boa apenas para quem tem uma assinatura do LastPass (a versão gratuita não dá acesso ao YubiKey), mas é interessante saber que há gente se movimentando neste sentido e oferecendo suporte ao NFC do iPhone para coisas úteis.

Via
9to5mac
Botão Voltar ao topo