2012AcessóriosARQUIVO

[Acessório da Semana] Tivizen permite assistir canais digitais de TV no seu iPhone ou iPad

Já falamos aqui ainda em 2010 do Tivizen, um acessório externo que transforma seu iPhone, iPod touch ou iPad em um receptor de TV digital móvel. Desde então, ele evoluiu e diminuiu de tamanho, transformando-se eu um simples adaptador muito mais prático e portátil. Vamos falar hoje do Receptor de TV Digital TivizenSBTVD para iPhone, iPod e iPad.

O que é o sinal 1-seg?

O 1-seg (ou 1SEG) é uma tecnologia de transmissão digital de TV para dispositivos portáteis. Ele foi criado para permitir que celulares e mini-TVs portáteis captem sinal digital de televisão (imagem e som) sem a necessidade de internet. Como consequência, não dá para esperar uma imagem de alta resolução, pois o foco dele é a mobilidade.

O padrão 1-seg é baseado no sistema japonês e é o que funciona no Brasil.

Existem muitos telefones xing lings que já vem de fábrica com esta compatibilidade, mas por serem produtos de baixa qualidade, eles dificilmente duram mais de três meses. Muitos usuários sonham com o dia que o iPhone ofereça esta função, mas dificilmente a Apple disponibilizará isto um dia.

Adaptador TivizenSBTVD

O Tivizen foi criado para adicionar aos dispositivos móveis da Apple a compatibilidade a esta tecnologia. Ele é uma anteninha um pouco maior que um pendrive, que se encaixa no conector de 30 pinos do iPhone, iPod e iPad.

A instalação não poderia ser mais fácil e intuitiva. No momento que se conecta o acessório pela primeira vez, ele pede para instalar um aplicativo especial (e gratuito) para captar os canais. É só instalá-lo e começar a usar. Depois disso, bastará encaixá-lo no conector para que o iOS abra automaticamente o TivizenSBTVD app.

A recepção dos canais vai depender do sinal digital que as emissoras disponibilizam na região que você estiver. Em cidades como São Paulo, é possível captar quase todos os canais abertos da TV brasileira, sem problemas. Já no interior ou em cidades mais afastadas, é bom conferir como é a qualidade do sinal antes de investir em um acessório destes. A Globo geralmente pode ser captada em grande parte do país.

Alguns canais disponibilizam também a grade de programação, para você saber que horas começa o programa que você quer assistir.

A qualidade da imagem, como já foi dito, vai depender da força do sinal de onde você estiver. Mas que ninguém espere uma imagem HD, pois não é esta a proposta. O 1-seg foi projetado para permitir que pessoas assistam TV em movimento, quando não puderem estar no conforto da sua casa, ou em momentos importantes que não podem perder (partidas decisivas de futebol, por exemplo). Ele não foi feito para substituir a sua TV de LED FullHD que você tem na sua casa, e sim para um uso de apoio, como distrair as crianças em uma viagem, por exemplo, ou então assistir os Jogos Olímpicos no intervalo do trabalho.

Um recurso bem legal do receptor TivizenSBTVD é que ele permite gravar programas de TV para assistir depois. Muito legal. Porém, a gravação só acontece se o aplicativo estiver aberto. Você não pode abrir outros apps enquanto grava e nem deixar programado para gravar um programa em um horário específico.

A autonomia dele é de 4h, podendo ser recarregado através de um cabo mini-USB (que vem na caixa). Como tem bateria independente, ele não descarrega a bateria do iPhone ou iPad, a não ser que você permita isso. Ele sempre pergunta quando sua autonomia estiver chegando ao fim.

Pontos fortes:

permite assistir canais de TV onde você estiver
não precisa de conexão internet
possibilidade de gravar o programas que está assistindo
portátil e de fácil instalação
não precisa da bateria do iPhone ou iPad para funcionar

 Pontos fracos:

imagem não é em alta definição
bateria dura apenas 4 horas
depende do sinal digital oferecido pela emissora na região

Funciona perfeitamente no iPhone, iPad e iPod touch, inclusive no futuro iOS 6 (segundo nossos testes). Para quem não gosta de perder nenhum momento na TV quando está se deslocando para um lugar para o outro, é o acessório perfeito.

O Receptor de TV Digital TivizenSBTVD custa R$259,00 e pode ser encontrado nas melhores lojas de acessórios. ;)

Botão Voltar ao topo