iOS

iOS 17.5 beta introduz funcionalidade que mantém segurança durante reparos do iPhone

Nesta terça a Apple liberou o quarto beta do futuro iOS 17.5 e com ele uma novidade para quem precisa enviar seu iPhone para uma assistência especializada.

A Apple introduziu nesta versão uma nova funcionalidade chamada “Estado de Reparo”, que visa facilitar o processo de reparo dos iPhones sem comprometer a segurança dos dispositivos.

Com essa nova atualização, os usuários podem enviar seus aparelhos para conserto mantendo ativados o “Buscar Meu iPhone” (Find My) e o “Bloqueio de Ativação“, duas importantes ferramentas de segurança.

Até então, sempre foi necessário desativar o “Buscar” para que um iPhone pudesse ser enviado para reparo, o que automaticamente desativava o Bloqueio de Ativação.

Esse procedimento deixa o dispositivo vulnerável a roubos durante o envio, pois não poderia ser rastreado nem bloqueado durante o transporte ou manutenção.

A nova atualização do sistema operacional da Apple incluirá a opção “Remover Este Dispositivo” dentro do aplicativo “Buscar”, que ao ser utilizada coloca o iPhone em um “Estado de Reparo“.

Este estado permite que o dispositivo permaneça completamente funcional e rastreável, protegido pelo “Bloqueio de Ativação” e possa ser marcado como perdido se necessário. Além disso, o dispositivo em estado de reparo apresenta um ícone de estetoscópio e a etiqueta “Pronto para Reparo”.

No momento, a opção de colocar o dispositivo em estado de reparo está disponível apenas para iPhones.

Usuários de outros dispositivos da Apple, como Mac ou Apple Watch, recebem um aviso de que a utilização da funcionalidade resultará na remoção do dispositivo da conta Apple ID, permitindo que outra pessoa o utilize.

Além disso, para que a opção de estado de reparo seja exibida, o iPhone precisa estar online e rastreável pelo “Buscar”. Dispositivos offline mostrarão apenas o texto padrão de remoção.

É importante salientar que, assim como acontece com o serviço Celular Seguro do Governo Federal, não é uma boa ideia ativar o recurso se você não precisa dele e não irá enviar o aparelho para a assistência.

Isso porque, pelo menos por enquanto, não há uma maneira acessível de reverter o processo depois que ele estiver em Estado de Reparo. Talvez a Apple tenha feito isso justamente para dificultar que ladrões mudem este estado caso interceptem o aparelho.

Imagem 9to5mac

O aparelho continua completamente funcional, mas você não conseguirá por si mesmo desligar o estado de Reparo. Ainda não sabemos as consequências disso e nem se isso será mudado até o lançamento da versão final.

Então, se você for um dos que estiver testando o beta, não faça essa besteira. 😉

Botão Voltar ao topo