Dicas de iPhone e iPadTutoriais

[Atalhos do iOS] Como apagar manualmente o conteúdo da área de transferência do iOS

Aprenda como apagar a área de transferência do iOS, de forma manual


O iOS 14 traz um recurso que revela quais aplicativos espiam o conteúdo da área de transferência do sistema, que guarda tudo o que a gente copia na memória.

Isso é arriscado, porque quando você copia um texto importante como uma senha, um login ou até mesmo uma imagem, estes mesmos apps podem ter acesso a estas informações e assim fazer o que bem quiserem.

O caso fez alguns usuários se preocuparem com maneiras de apagar estas informações da memória, para não ficarem disponíveis a terceiros.

Felizmente, a própria Apple oferece maneiras de apagar a área de transferência do iOS, através de atalhos do sistema.

Tecnicamente, se você copiou recentemente alguma informação sensível no iPhone ou iPad e não quer que ela fique na memória (mesmo que temporariamente), basta selecionar qualquer outro texto aleatório e copiar novamente, para a informação sobrepor aquela que existia antes.

Mas há uma maneira mais prática, que faz tudo com um simples apertar de botão.

O aplicativo Atalhos é capaz de criar automações no iOS, para que você seja capaz de repetir tarefas automaticamente.

atalhos não confiáveis

Então, para resolver o problema apresentado neste artigo, um simples atalho que esvazia a área de transferência já é o suficiente para simplificar a tarefa.

Há diversas sugestões de atalhos espalhados pela internet, mas nada melhor do que baixar aqueles criados pela própria equipe da Apple. São confiáveis e eficientes.

Na Galeria do aplicativo Atalhos, é possível encontrar alguns deles relacionados à área de transferência. Se você não quer ficar gastando tempo procurando, o link a seguir permite instalar em seu iPhone ou iPad o mesmo atalho da maçã. Para instalar, abra este artigo no seu dispositivo e toque na imagem abaixo:

apagar a área de transferência do iOS

Você pode deixar esse atalho em um widget na tela e acessar facilmente sempre que precisar.

* Antes do iOS 14, os widgets são acessados arrastando para a direita a Central de Notificações.

Este tutorial poderia ter acabado aqui, porque a solução proposta por ele foi dada logo acima. Mas para quem quiser ter ainda mais controle sobre o conteúdo gravado na área de transferência, há outros atalhos que fazem isso.

Se você quer um atalho que lhe mostre o que existe na sua área de transferência e ainda permita editar o seu conteúdo, instale o shortcut tocando na imagem abaixo:

apagar a área de transferência do iOS

No aplicativo Atalhos incorporado ao sistema você encontra outras variações de atalhos que gerenciam a área de transferência. Dê uma pesquisada e veja se algum se encaixa nas suas necessidades.

Botão Voltar ao topo