AcessóriosRumores

[rumor] Apple poderá não incluir mais fones de ouvido na caixa do iPhone

Rumores são rumores e a gente sabe que enquanto não forem oficialmente confirmados, podem ou não virar realidade. Porém, quando quem fala é o guru dos vazamentos Ming-Chi Kuo, a gente até passa a considerar como antecipação de notícia.

A mais recente informação divulgada por ele é que provavelmente a Apple começará a não mais fornecer fones de ouvido junto com o iPhone, obrigando o usuário a comprar um separadamente caso deseje escutar músicas e fazer ligações sem colocar o aparelho no ouvido.






Em seu último relatório para investidores, Kuo diz que acredita que a Apple possa retirar da caixa já do próximo iPhone os fones de ouvido que costumam vir junto como o aparelho desde a primeira geração, lançada em 2007.

Claro que muitos dirão que ela está maquiavelicamente fazendo isso para vender mais fones AirPods… mas vamos vencer essa primeira fase simplista e tentar pensar um pouco mais fora da caixinha. Ou dentro dela.

Benefício ecológico

Eliminar um acessório que vem de fábrica ajuda a diminuir o tamanho da caixa do iPhone, o que significa menos papel e plástico fabricado, além de caber um maior número delas no mesmo espaço de transporte, reduzindo assim emissões de CO2 na natureza. Em termos de preocupação com o meio ambiente, há grandes vantagens em reduzir a embalagem dos produtos.

Sem falar que seriam milhares e milhares de fones de ouvido que deixariam de serem jogados fora todo o ano. Os fones com fio da maçã nunca foram conhecidos por sua resistência e durabilidade. Pelo contrário, os fios são bem frágeis e não suportam por tanto tempo.

Isto significa que este texto está justificando o fato da Apple retirar um acessório que antes dava de graça?
Não.

Retirando funcionalidades

Claro que ninguém gosta quando a empresa retira funções e benefícios dos produtos, e esperamos que, pelo menos, isso faça baixar o mínimo que seja o preço final do iPhone para o consumidor. Se retirar e mantiver o mesmo preço (ou até aumentar), será algo que criticaremos muito aqui.

Não é a primeira vez que a Apple retira coisas das caixas do iPhone. Quem é usuário mais antigo deve lembrar que a caixa da primeira geração vinha com uma base carregadora e uma flanelinha preta personalizada com a inscrição “iPhone”. O tamanho da caixa era o dobro do que é hoje.

O iPhone 7 trazia um adaptador de conector de fone de ouvido para Lightning. Isso deixou de ser fornecido nas gerações seguintes do aparelho.

Não é questão de querer defender a Apple, mas de mostrar que o ato de deixar de vender os fones junto com o aparelho não é tão absurdo quanto parece. O Google já deixou de fornecer fones de ouvido no Pixel 4 e ninguém alardeou ao mundo o absurdo dessa atitude gananciosa. O OnePlus nunca ofereceu fones em seus modelos e nem a LG coloca fones na caixa, mesmo o aparelho ainda trazendo um conector jack de 3.5mm. E não estamos falando de modelos tão baratos assim.

Legislação europeia

Se a Apple realmente resolver retirar os fones da caixa, talvez terá que fazer diferente na Europa. Em alguns países do Velho Continente há uma lei que obriga os fabricantes de celular a “fornecer um acessório que limite a exposição de emissões radioelétricas na cabeça“. Até então, esse acessório eram os fones de ouvido.

Por exemplo, o smartphone OnePlus 8, que também vem sem os fones na caixa, teve que fornecer “de presente” fones com fio aos clientes da França, Itália e Alemanha, por causa da legislação. Talvez seja uma saída para a Apple também.





Confesso que eu nunca uso os fones originais que vêm na caixa do iPhone. São frágeis, só funcionam no celular da Apple (os que possuem conector Lightning) e eu já possuo outros com conexão bluetooth que me acompanham há anos. Os originais acabam ficando guardados na caixa, intactos, e servem como argumento de venda quando revendo o aparelho.

Portanto, no meu caso pessoal não faria falta, se o preço final do aparelho reduzisse alguma coisa. Mas entendo que, para muitos, esta falta pode sim ser significativa.

Se são reais outros rumores que dizem que no futuro, o iPhone pode vir sem nenhum conector externo, seria óbvio imaginar que os fones com fio teriam seus dias contados. E como ficaria bem caro para a Apple incluir AirPods na caixa, a solução mais lógica seria retirar de vez os fones do pacote. E ela já começaria a acostumar o consumidor desde já.

Como dito na primeira frase deste texto, devemos aguardar para saber se tudo isso se concretizará ou não algum dia.

Via
MacRumors
Tags

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

Back to top button
Close