iOSNotícias

As Notificações de Exposição à COVID do iOS não funcionarão no Brasil

Na semana passada, comentamos aqui sobre a função de rastreamento de contatos expostos à COVID-19 que será implementado no próximo iOS 13.5.

Porém, a função inicialmente não funcionará no Brasil.






A função “Notificações de Exposição à COVID-19” é uma API da Apple construída em parceria com o Google, com o objetivo de oferecer a diversos aplicativos a possibilidade de rastrear quando o usuário teve contato com alguém diagnosticado com a COVID-19.

Mas apesar de ser uma função importante no combate à pandemia, ela a princípio não será ativa no Brasil.

O mais recente beta do iOS 13.5, liberado nesta quarta-feira, mostra um aviso de que a ferramenta não está disponível em nosso país.

A notícia é um balde de água fria, principalmente porque o país está sendo apontado como um dos que possuem os maiores índices de contágio no mundo.

Resta saber se isso será algo temporário ou definitivo, visto que não necessita de nenhum aval sanitário para ser ativado em nosso território, como é o caso de funções como o ECG.

A única explicação que poderia fazer sentido tem a ver com o Ministério da Saúde. A API inicialmente será fornecida apenas para governos e entidades de saúde pública dos países. O fato de não estar disponível no Brasil pode significar que nosso governo não se mostrou interessado em criar nenhum aplicativo do tipo para rastrear contatos com COVID. Então, habitar esta função no iOS seria inútil.

Botão Voltar ao topo