Notícias

Apple avisa que terá queda nos resultados financeiros por causa do coronavírus

A Apple admitiu, através de comunicado de imprensa, que seus resultados fiscais do próximo trimestre devem ser afetados pela ameaça do COVID-19, que impedirá que a empresa atinja suas previsões anteriores.

Isso foi necessário pois, como sempre faz em suas reuniões de apresentação do resultado fiscal, ela tinha divulgado suas previsões de evolução no trimestre, que agora foram comprometidas pelo atual surto.






No final de janeiro, a Apple e disse a seus acionistas que previa que o faturamento do próximo trimestre fiscal (JAN-FEV-MAR) seria em torno de 65 bilhões de dólares. Isso tinha sido avaliado de acordo com as informações que haviam na época, sem prever tudo o que aconteceria desde então.

Com a crise sanitária, a produção na China caiu vertiginosamente, o que fará com que a empresa dificilmente alcance o objetivo traçado anteriormente. Por isso este novo comunicado aos acionistas.

Além do comunicado, Tim Cook também enviou um memorando interno a todos os funcionários, comentando sobre a situação.

A resposta ao COVID-19 tocou a vida de muitos na família Apple, e quero agradecer a todos por sua dedicação, empatia, compreensão e cuidado. Hoje, mais que dobramos nossa doação para apoiar a resposta histórica e global à saúde.
[…] Nossa primeira prioridade – agora e sempre – é a saúde e a segurança de nossos funcionários, parceiros da cadeia de suprimentos, clientes e comunidades em que operamos. Nossa profunda gratidão está com os que estão na linha de frente do confronto com essa emergência de saúde pública.

A pergunta que agora alguns se fazem é sobre o que isso pode influenciar no lançamento de novos produtos. Afinal, quando um produto está em desenvolvimento, técnicos da Apple viajam constantemente para a China para conferir peças e implementações, que normalmente são feitas em ambientes reservados. Com a impossibilidade destes técnicos viajarem e realizarem este trabalho, o desenvolvimento atrasa.

Alguns rumores já estão circulando, afirmando que a Apple fará um evento no dia 30 de março e que o lançamento de um novo modelo Edição Especial não será adiado. Porém, a fonte desses rumores é fraquíssima, dando margens a mudanças até lá. A data de 30 de março é bastante óbvia e inspirada em anos anteriores. O resto é afirmado pelo site asiático DigiTimes, que é conhecido por inventar notícias para atrair cliques. Então são rumores que, se forem concretizados, terá sido puro acaso.

Botão Voltar ao topo