Dicas de iPhone e iPadiOSTutoriais

Como instalar fontes (letras) diferentes no iPhone/iPad com o iOS 13

Uma das novidades do iOS 13 que agradou a muitos foi a possibilidade de instalar fontes diversas do sistema, para usar em aplicativos. Mas o iOS chegou e muitos se perguntam: Como faço para instalar estas outras fontes?

Neste artigo, falaremos um pouco de como funciona este processo.

Instalar letras personalizadas é algo fundamental para quem trabalha com edição de texto e até mesmo edição gráfica, e o iOS sempre limitou bastante isso.

Antes já era possível instalar fontes diferentes no sistema, de forma extraoficial, com o uso de perfis de configuração. O que o iOS 13 traz é uma solução nativa para a tarefa.

Porém, a coisa acabou não ficando tão simples assim.

Para instalar fontes no iOS 13, você precisa baixar aplicativos na App Store que sejam compatíveis com a função e tragam coleções de letras para serem instaladas no sistema.

Não há uma forma de instalar diretamente a fonte pela loja de aplicativos (como se imaginava inicialmente).

Neste tutorial, ensinaremos a maneira para você instalar as fontes diferentes no seu iPhone ou iPad.


Observações importantes

Primeiro de tudo, você precisa entender como as fontes alternativas funcionam:

  • Você não conseguirá alterar as letras do sistema (como por exemplo, o visual das telas dos Ajustes e nomes dos aplicativos na Tela Inicial). As letras instaladas servem apenas para editores de textos e outros apps.
  • São limitados os aplicativos que você consegue usar as letras que instalar. Por exemplo, em editores de texto compatíveis, como o Pages.
  • Se você enviar um arquivo com uma fonte diferente para outra pessoa, ela terá que ter também esta fonte instalada para conseguir visualizar corretamente. Como acontece em computadores.
  • Espera-se que os desenvolvedores adotem de forma mais intensa a compatibilidade com as fontes do sistema, para que a função se torne realmente algo útil.

Instalando fontes no sistema

O método oficial trazido pelo iOS 13 requer que você baixe algum aplicativo que realize a tarefa. Isso faz com que dependamos do interesse dos desenvolvedores em propor apps compatíveis.

Até o momento em que escrevemos este artigo, o único app que oferece este benefício é o Font Diner (grátis). Baixe-o no seu iPhone ou iPad.

Agora siga os passos:

  Passo 1   Abra o aplicativo Font Diner. Toque no botão “Activate” no alto da tela.

  Passo 2   Toque na opção “Agree” que aparecer. Você está concordando em utilizar as fontes instaladas apenas para uso pessoal.

  Passo 3   Instale efetivamente o pacote de fontes. Serão cerca de 23 famílias de letras instaladas, que você poderá apagar depois caso não queira mais.


Pronto, diversas fontes foram instaladas. Para visualizá-las, abra os Ajustes do sistema e vá em Geral › Fontes.

Note que nesta parte dos Ajustes você pode apagar individualmente as fontes que não utilizar mais.

Botão Voltar ao topo