iOS

Veja as pequenas mudanças que trouxe o 5º beta do iOS 13

Conforme a versão beta vai ficando mais madura, é normal vermos que as novidades vão dando lugar a ajustes e refinamentos.

Por esta razão, a versão desta semana veio com mudanças pequenas (muitas delas estéticas), aprimorando o que está em desenvolvimento.





Conserto de bugs e traduções

São duas as coisas que sempre esperamos ver em versões betas: bugs, e conserto de bugs. Nesta quinta versão, felizmente há mais exemplos do segundo caso. O problema no aplicativo do Itaú Pessoa Física, que fechava caso o usuário habilitasse o registro das informações de conexão foi resolvido e agora funciona normalmente.

Também há mais partes do sistema traduzidas para o português.

Novas medalhas de atividade

Foram incluídas medalhas de Atividade para quem completa 1.250, 1.500, 1750 e 2.000 metas de movimento (círculo vermelho). A máxima medalha anterior (1.000 Metas de Movimento) já tinha se tornado defasada para os usuários que possuem o Watch há mais tempo e que já tinham completado a missão.

Tamanho dos ícones no iPadOS

Quando a Apple lançou o primeiro beta do iPadOS, uma das primeiras coisas que se percebia para quem tem iPads com tela de 9,7 polegadas é que os ícones dos aplicativos ficaram bem pequenos, até mesmo para abrir espaço ao novo painel de widgets na tela de Início.

Na tela maior do iPad Pro provavelmente não é um problema, mas nas telas menores os ícones acabaram ficando bem pequenos, dificultando principalmente para pessoas de mais idade.

tela de ícones do iPad

No 5º beta a Apple incluiu felizmente a opção de deixar os ícones no tamanho que eram, diretamente nos Ajustes.

Mais níveis de volume

Uma das novidades do iOS 13 será a interface de mudança de volume, que não ficará mais gigante no meio da tela. E no quinto beta o ajuste fica ainda mais preciso, com a adição de mais níveis de volume. Agora são 34 toques entre o volume máximo e o mudo.

Discrição nas atualizações automáticas de apps

Outro detalhe que trouxe o beta 5 foi para quem ativa a atualização automática de aplicativos. Estes usuários não verão mais a bolinha vermelha sobre o ícone da App Store, quando houver apps para serem atualizados.

Isso faz sentido, visto que muitos de nós tem certo tipo de TOC ao saber que tem apps para atualizar, e a função de atualizações automáticas serve justamente para o usuário não ter este tipo de preocupação.

Mudanças gráficas

Como sempre acontece, algumas mudanças gráficas na interface vão surgindo com o desenrolar dos betas, até chegar à versão final. Não dá para saber quando é o visual definitivo ou se sofrerá outras alterações no futuro.

O visual do menu de compartilhamento mudou novamente, com contraste maior.

O tamanho do ícone da rede celular (4G, 3G, etc) ficou levemente maior nesse beta. Mas muita gente nem irá perceber.


Pode-se dizer que o 5º beta para desenvolvedores (4º para o beta público) está na metade do seu caminho até o lançamento, visto que em média a Apple costuma lançar umas 10 versões de testes antes de liberar as grandes atualizações.

O iOS 13 atualmente está em fase de testes e deverá ser liberado ao grande público apenas em setembro. Para saber mais sobre as novidades do novo sistema, acompanhe nossa cobertura neste link.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Gabriel Morgado

    Já é possível usar a visão Dashboard no CarPlay aqui no Brasil? Última vez que tentei atualizar não existia essa opção, não sei porque.

    • Corujinha Feliz

      Não 🙁

    • A tendência é não termos, porque o Dashboard está diretamente associado à navegação dos Mapas da Apple, que no Brasil não é ativa.

  • Victor Hugo Monteiro

    To usando o beta público 3 no ipad e tá mto bom.

  • Eduardo Feijó

    Eles poderiam entregar uma versão melhor do app de e-mail…

    • Everson

      @Apple olha aqui algo que merece atenção

  • Valdeson Japiassú

    Tomara que consertem o bug do Instagram fechar sozinho do nada.

    • Aí no caso, quem tem que consertar é o Instagram e não a Apple. Alguma função nele não está de acordo com o iOS 13 e por isso está fechando.

      Embora eu também esteja usando o iOS 13 e não tenha visto esse bug que você mencionou. Mas usar versão beta tem dessas coisas…

      O app do Itaú também está com problemas. Estou aguardando o Itaú consertar.

      • o do Itaú foi resolvido! =D Se o seu ainda está com problema, desinstale o app e instala novamente. é pra funcionar… o último beta da Apple (de Dev, não o público) resolveu o crash no Itau

        • Sim. Eu vi depois… tava usando daquele “jeitinho” sem o Face ID, mas resolvi testar e deu certo.

          Obrigado pelo toque!

  • Arthur

    Nesta versão o WhatsApp que já estava meio complicado de usar piorou, antes o teclado não aparecia as vezes, hoje quando se volta de uma conversa para a lista de mensagens da uma bugada na parte inferior, além de não fazer backup no iCloud…

    • Victor Hugo Monteiro

      Testa a versão pública, acabou de sair o beta 4 dela e ta muito mais fluido aqui no iPad, de repente no iPhone tenha melhorado algumas coisas.

      • Arthur

        O beta 5 equivale ao 4 público ! Não tem diferenças infelizmente …

        • Antonio Damasceno

          Instalei o beta público 4, e até agora não notei diferença no tempo da bateria nem está esquentando. Já no beta público 2, esquentava que era um horror. iPhone XS.

          • Daniel Alves de Andrade

            Instalei o Beta público 4 aqui e a bateria ta durando 3 dias

  • jrsuzano

    Tirei meu cel da tomada 08:30 da manhã, 10:00 já estava com 40% de energia, sem uso. A versão anterior durava até a tarde, Iphone 8 Plus.

    • Sérgio R.Couto

      jrsuzano: Também percebi isso no meu iphone 8.

      • jrsuzano

        o meu esta esquentando também, percebeu isso no seu ??

    • Versões betas não devem ser usadas como parâmetro para medir o consumo da bateria. Essas versões normalmente fazem mais coisas no background, como enviar relatórios de uso para a Apple, além de ser um sistema ainda inacabado, é claro. Todo lançamento é a mesma coisa e o tópico “bateria” sempre aparece. Por isso que é “beta” e não deve ser utilizado como sistema principal por quem se incomoda com esses detalhes. 😊

  • Anderson Campos

    Estou curioso em saber como irão encaixar a tradução “gorjeta” na tecla “tip” na calculadora do Apple Watch.

  • Guilherme Germano Klapper Juni

    Tiveram várias melhoras, a principal no app do Itaú, que parou de fechar quando salvava os dados da conta para login futuro. Também achei que a duração da bateria melhorou (iPhone XS Max). Porém, o problema do app de Músicas ainda persiste, que praticamente inviabiliza o uso do mesmo. Além de não mudar as informações das músicas quando passa de uma para a outra, ele se perde totalmente quando você escolhe uma música da lista, normalmente indo para a próxima e não na que você selecionou e também pára de tocar depois da segunda música (isso tudo utilizando biblioteca local e escutando álbum). Não reparei esse problema na Beta 3, mas desde a Beta 4 com certeza.

  • tucananet

    To usando o beta público e não teve atualização pra mim

  • Tiago Vaz

    estou no ultimo beta publico, e desde que “fui pro beta” meu aparelho “não me lembra mais” os aniversariantes do dia.
    Ja recadastrei a opção varias vezes, porém, sem sucesso!

  • Fernando Feitosa

    Boa noite, a atualização automática está funcionando no ios 13 ? Pq no ios 12 não atualiza sozinho nunca, sempre tenho que visualizar se tem atualização pros apps.

    • Não funciona muito imediatamente não, leva um tempo mas atualiza.

      Eu geralmente não tenho paciência e faço na mão mesmo, assim como você.

      • Fernando Feitosa

        kkkk, bllz. Vou continuar atualizando manualmente mesmo kkkk. Obrigado.

  • Daniel Carvalho

    Uma coisa que vocês não colocaram, é que agora as permissões foram estendidas, em todos os aplicativos está mostrando muitas opções de permissão.

  • Off-Topic: Desculpem-me de estar falando disso aqui, porém ontem chegou meu iPhone 7 128GB que comprei na Fastshop. Só que esse negócio de “Saúde da Bateria” me assusta por não entender do porque a mesma desgasta tão rapidamente em comparação com um smartphone Android. Existe alguma recomendação para carregar o iPhone e reduzir ao máximo esse desgaste com o tempo? Por exemplo, quando tirei da caixa ontem, o aparelho só tinha 4% de bateria, carreguei ele até 100%. Porém posso carregá-lo todos os dias na hora de dormir e deixá-lo carregando durante a madrugada? Ou isso não é recomendável? Mais uma vez me desculpem por esta dúvida aqui, no entanto agradeço a quem puder ajudar. Obrigado!

    • A bateria do iPhone não desgasta mais rapidamente do que a do Android. O que acontece é que o iPhone te informa quanto a bateria começa a se deteriorar e os outros sistemas não.

      Com relação a dicas de como manter a bateria saudável, você encontra um monte por aí. Serve para qualquer bateria de telefones de qualquer marca, pois todas utilizam a mesma tecnologia.

      Eu deixo o meu telefone carregando a madrugada toda, nunca tive problemas com bateria.

      • Entendi. Pensava que o desgaste era maior no iPhone, tanto que sou paranóico em ficar olhando quase sempre o “Saúde da Bateria”. Bom, pelo visto o jeito é desencanar e aproveitar o aparelho como qualquer outro. Agradeço pela atenção.

        • Nada cara. Imagina. Sua paranóia é a mesma de muita gente.

          Esse recurso apareceu por causa de uma polêmica e acabou virando preocupação de todo mundo. Mas é normal, toda bateria sofre deteriorização com o tempo.

          Quando a saúde da sua bateria ficar ruim, ali mesmo ele te informa que a performance do aparelho pode estar sendo afetada, aí você pode levar numa autorizada da Apple e fazer a substituição. Seu telefone volta a funcionar sem problemas. Não precisa se preocupar demais não.

          Sempre que puder ajudar to por aqui. 😉

          • Obrigado, irmão. Só espero que a bateria dure pelo menos 1 ano ou mais antes de pensar em trocá-la.

            • Eu tenho um iPhone X, até hoje tá com 100% de saúde de bateria (mas isso é raro).

              Lá em casa tem um iPhone 7 com 3 anos, 89% e funcionando 100% ainda.

              É raro dar problema que afete o desempenho assim. Geralmente quando acontece é algum defeito mais sério ou mal uso mesmo.

              Eu tenho o maior cuidado com o meu. Não uso nunca cabo e carregador xing-ling… você cuidadno bem do seu, vai ter telefone por muitos anos.

            • Bom saber. Obrigado mais uma vez.

            • Alexandre Pinho

              Oi Rafael. Poderia compartilhar com a gente a sua rotina de “carregamento” da bateria?

            • A minha ou a dele? Os dois São Rafael.

  • Meu TOC de atualização de apps é tão avançada que mesmo escondido lá onde está, mesmo sem mostrar bolinha nem nada, eu vou lá diariamente pedir pra atualizar os apps na mão mesmo.

  • Ilan Casartelli

    Gostei do papel de parede do iPad. Onde consigo um igual? Obrigado!

  • Jorge Ferlini

    O papel de parede do iPadOS é muito legal. Podem compartilhar ?

  • Ilan Casartelli

    Obrigado!! Vou usar no meu iPhone também!

  • Andrieux Querido

    Achei o Beta 5 muito mais bugado que o Beta 4. Alguém mais??

  • Atualizei no sábado (03/08) e notei que além da bateria do iPhone durar menos, o que já se era de esperar, a bateria do Apple Watch s4 também está durando menos. Alguém sabe se tem alguma relação à beta do iOS?! Alguma comunicação constante entre eles que está drenando a bateria mais rapidamente?!🤨

Back to top button