iOS

iOS 13 irá revitalizar o esquecido Controle por Voz no iPhone

Há exatos 10 anos, uma das novidades que trazia o iPhone 3GS era um recurso que permitia ditar comandos vocais ao celular e executar pequenas tarefas. O que impressionava era o reconhecimento da voz pelo sistema, que não usava nem mesmo a internet para isso. O BDI foi o primeiro site brasileiro na época a mostrar a função em português.

O tempo foi passando e dois anos depois chegou a Siri, quase que aposentando compulsoriamente o Controle por Voz, que era bem mais limitado. A função continuou no sistema, mas praticamente esquecida.

No iOS 13, a Apple quer trazer a funcionalidade de volta, dando bem mais poderes à ela e facilitando a vida de quem possui limitações físicas para operar o dispositivo.





A grande vantagem em relação à Siri é que o Controle por Voz não precisa de uma conexão internet para funcionar; toda a base de comandos está incorporada ao sistema.

Além disso, o objetivo é criar ações locais no próprio aparelho, através do reconhecimento da fala. Assim, uma pessoa poderia escrever textos, corrigir palavras, enviar mensagens, apertar botões e selecionar menus apenas conversando com o aparelho, sem precisar tocá-lo com os dedos.

E os comandos serão mais poderosos. Será possível pedir para o sistema aplicar o 3D touch em alguma parte da tela, por exemplo, ou segurar com um “toque longo” algum ícone. Tudo com a voz.

A Apple fez um vídeo curto, demonstrando a praticidade da função:

Como se percebe, a função estará disponível não apenas no iOS, mas também no iPadOS e no macOS.

Diferentemente da primeira versão do Controle por Voz, neste de agora não será necessário apertar nenhum botão. O microfone permanecerá sempre ativo, escutando os comandos do usuário. Claro que isso tem um preço na duração da bateria, que será consumida mais rapidamente.

Nos primeiros betas durante a fase de desenvolvimento do iOS 13, a função está disponível exclusivamente para o idioma inglês. Porém, visto que a Apple publicou um vídeo legendado em seu canal brasileiro do YouTube, acredita-se que até a versão final a nossa língua seja incluída no Controle por Voz e também possamos comandar nossos dispositivos pela fala.


O iOS 13 atualmente está em fase de testes e deverá ser liberado ao grande público apenas em setembro. Para saber mais sobre as novidades do novo sistema, acompanhe nossa cobertura neste link.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Anderson1sp

    No iOS 13 beta pub, os AirPods para de ficar caindo a conexão?

  • Mr. Ruffles

    iOS 13 Beta 3 Disponível!

    • dopemang 🧘🏻‍♂️

      aqui ainda não 🙁

    • Sérgio R.Couto

      Obrigado Mr. Ruffles, já estou baixando.

      • dopemang 🧘🏻‍♂️

        estou com perfil developer e pra mim ainda não apareceu a atualização via OTA….

  • Corujinha Feliz

    A siri no inicio reconhecia as palavras melhor, inclusive a continuação da frase. Depois de uma atualização, não me lembro ao certo qual versão, ela perdeu muito. Acho que o comando de voz off line devia ser ativado automaticamente caso o celular estivesse sem conexão.

  • Luciano Assunção

    Existem varias funções bobas que a Siri poderia executar off-line desde sempre, como ativar/desativar recursos e até mesmo criar lembretes. As vezes a Siri demora tanto a executar certos comandos que nem sei se é realmente tão prático pedi-la para fazer essas coisas.

  • BS

    Uma dúvida que sempre tive com relação à função “Controle por Voz”: como o sistema diferencia qdo é a Siri ou quando é Controle por Voz? Como separa e chama um ou outro?

    • Luciano Assunção

      Não tem como usar os dois juntos. Quando vc ativa a Siri o controle por voz é desativado.

Back to top button