iOSNotícias

WWDC 2019: O que podemos esperar do evento desta segunda-feira

Está chegando o grande evento do ano para o mundo Apple: a WWDC, a conferência mundial de desenvolvedores que, durante uma semana, reúne programadores de todos os cantos do mundo para palestras, seminários e muita, muita troca de experiência.

É também o momento em que a Apple revela os primeiros detalhes dos seus futuros sistemas operacionais, e obviamente estamos falando do iOS 13 e do que mudará no iPhone e iPad.

A seguir, você confere algumas coisas que podem pintar no palco do evento de segunda. (ATENÇÃO: spoilers!)





Normalmente a WWDC é um evento voltado especificamente para o software. Por isso, não esperamos ver novos produtos da maçã (muito menos novos iPhones, que são revelados apenas em setembro). Claro que, vez ou outra, a Apple aproveita para lançar novos equipamentos agora em junho, mas é raro que isso seja feito na abertura da WWDC.

iOS 13

Para nós, a grande expectativa é conhecer os detalhes do próximo iOS 13.

Algumas imagens já vazaram e nos adiantaram algumas coisas. Já os rumores, estes parecem estar com mais informações que nos anos anteriores.

♦ Modo Escuro

Há anos correm boatos de que o iOS adotaria um modo escuro, e a Apple até chegou a brincar com isso ao fazer com que os aplicativos nativos Relógio e iTunes Store adotassem este visual. Agora, depois de tanta espera, é possível que finalmente tenhamos uma maneira de deixar o fundo preto na tela.

♦ Melhorias para o iPad

Mais uma vez o iPad promete ser o grande beneficiado da futura atualização, com um maior número de novidades. O visual dos ícones da tela inicial sofrerá mudanças, assim como novos gestos que evitarão que você fique sacudindo o tablet toda vez que quiser desfazer alguma coisa que escreveu ou apagou.

Há quem afirme também que será melhorado a multitatefa com várias janelas, além de uma melhoria no aplicativo Arquivos.

♦ Teclado virtual

A maior novidade até hoje nos teclados do iOS foi quando a Apple abriu para outros desenvolvedores incorporarem seus teclados no sistema. Agora a Apple parece estar planejando adicionar algo similar ao teclado Swipe, em que o usuário desliza o dedo sobre as teclas e a inteligência artificial adivinha as palavras que ele quer escrever.

♦ Controle de volume menos intrusivo

Isso é outra característica que muitos vem cobrando há anos, que é mudar aquele símbolo enorme que aparece no meio da tela quando a gente mexe no volume do iPhone. Alguns rumores afirmam que, finalmente, isto irá mudar.

♦ Ampliação do NFC

A Apple já deu dicas de que irá ampliar ainda mais o uso do NFC no iPhone, que hoje é bastante limitado. Ela já fez alguma coisa no iOS 12, mas agora poderá ser possível, por exemplo, funcionar como bilhetes de transporte, sem precisar da autenticação biométrica como acontece hoje no Apple Pay.


watchOS 6

O sistema do Apple Watch poderá receber um grande impulso, ao permitir que o relógio seja completamente independente do iPhone. Hoje, mesmo que ele seja em grande parte autônomo, há funções que ainda depende do iPhone por perto, como instalação de aplicativos e pareamento de atividades.

O relógio talvez passe a permitir download de aplicativos direto no relógio, além de trazer novos apps, como Calculadora, Gravador de Voz e Livros.


macOS 10.15

Uma das principais novidades do novo sistema para Macs será o Marzipan, um conjunto de ferramentas que permitirá com que desenvolvedores transformem facilmente aplicativos de iPhone e iPad para o computador. Isso pode ser o primeiro passo para que, dentro de algum tempo, se comece a criar aplicativos compatíveis tanto com Mac quanto com iPad.


Como acompanhar o evento

A Apple irá transmitir por vídeo, ao vivo, a apresentação de abertura da WWDC. É possível acessá-lo na Apple TV ou por este link. Como sempre dissemos, esta é a melhor maneira de acompanhar as novidades, direto na fonte.

Porém, para quem não se dá muito com o inglês, pode acompanhar paralelamente conosco, através de nossa página especial. Publicaremos as atualizações por texto, em tempo real, para você compreender o que está sendo apresentado. ;)

Botão Voltar ao topo