iOS

Será possível usar um mouse também no iPhone com o iOS 13

Logo após o evento em que a Apple apresentou as novidades do iOS 13, publicamos aqui a notícia que o novo sistema trazia suporte a mouses de computador no iPad.

Nós testamos a função e descobrimos que será possível usar o mouse também no iPhone.





Na verdade, a Apple não comentou nada sobre a nova funcionalidade porque ela não tem a intenção de que seja algo que as pessoas comuns usem. Ela continua com o velho princípio criado por Steve Jobs, de que o dedo é o melhor dispositivo apontador que existe.

Então para que será o uso do mouse? A intenção é facilitar ao máximo para pessoas que possuam necessidades especiais. E é por isso que a nova função estará escondida no menu de Acessibilidade. Claro que, como todo o recurso de acessibilidade no iOS, qualquer um pode ativar e usar, como acontece por exemplo, o velho conhecido AssistiveTouch.

Também no iPhone

Claro que faz muito mais sentido o uso do mouse no iPad, principalmente se você costuma usá-lo com um teclado físico. A adição de um mouse faz a experiência ficar ainda mais próxima da de um computador.

Porém, visto que o iPadOS e o iOS terão a mesma base de códigos, o iPhone também poderá ser usado com um mouse, apesar da praticidade disso ser bem menor que na tela maior do tablet. Lembrando que a função originalmente foi imaginada para quem possui limitações especiais.

Por bluetooth ou por fio

Serão aceitos tanto mouses por bluetooth quanto por fio. Mas aí você pergunta: Como assim por fio, se o iPhone não possui entrada USB-C? (pelo menos não no momento que este artigo está sendo escrito)

A resposta, claro, é: adaptadores.

A Apple oferece há anos um kit de conexão para máquina fotográfica, com uma entrada USB-A clássica. Nós aqui ainda temos o de primeira geração, que vinha com conector de 30-pinos. Hoje, usamos um adaptador no adaptador, e funciona normalmente, com o mouse sendo identificado pelo sistema.

Vale lembrar que estes mesmos adaptadores servem também para outros iPads que não possuem a entrada USB-C do Pro.

Mas para quem tem um mouse bluetooth que conecta diretamente no aparelho (sem aqueles adaptadores de sinal sem fio), poderá facilmente pareá-lo com o iPhone e usá-lo no sistema.

Você não verá o clássico cursor em forma de flecha, como no computador. No iOS, ele é em forma circular, justamente porque tem a intenção de imitar os gestos de um dedo. E é assim que ele irá agir.

mouse iPhone

Quando você aperta o botão do mouse, é como se seu dedo tocasse na tela. Então, para arrastar você precisa ficar com o botão pressionado. Você pode configurar o botão esquerdo para outras funções, como por exemplo, o botão de Início.

Botão Voltar ao topo