iOS

Será possível usar um mouse também no iPhone com o iOS 13

Logo após o evento em que a Apple apresentou as novidades do iOS 13, publicamos aqui a notícia que o novo sistema trazia suporte a mouses de computador no iPad.

Nós testamos a função e descobrimos que será possível usar o mouse também no iPhone.





Na verdade, a Apple não comentou nada sobre a nova funcionalidade porque ela não tem a intenção de que seja algo que as pessoas comuns usem. Ela continua com o velho princípio criado por Steve Jobs, de que o dedo é o melhor dispositivo apontador que existe.

Então para que será o uso do mouse? A intenção é facilitar ao máximo para pessoas que possuam necessidades especiais. E é por isso que a nova função estará escondida no menu de Acessibilidade. Claro que, como todo o recurso de acessibilidade no iOS, qualquer um pode ativar e usar, como acontece por exemplo, o velho conhecido AssistiveTouch.

Também no iPhone

Claro que faz muito mais sentido o uso do mouse no iPad, principalmente se você costuma usá-lo com um teclado físico. A adição de um mouse faz a experiência ficar ainda mais próxima da de um computador.

Porém, visto que o iPadOS e o iOS terão a mesma base de códigos, o iPhone também poderá ser usado com um mouse, apesar da praticidade disso ser bem menor que na tela maior do tablet. Lembrando que a função originalmente foi imaginada para quem possui limitações especiais.

Por bluetooth ou por fio

Serão aceitos tanto mouses por bluetooth quanto por fio. Mas aí você pergunta: Como assim por fio, se o iPhone não possui entrada USB-C? (pelo menos não no momento que este artigo está sendo escrito)

A resposta, claro, é: adaptadores.

A Apple oferece há anos um kit de conexão para máquina fotográfica, com uma entrada USB-A clássica. Nós aqui ainda temos o de primeira geração, que vinha com conector de 30-pinos. Hoje, usamos um adaptador no adaptador, e funciona normalmente, com o mouse sendo identificado pelo sistema.

Vale lembrar que estes mesmos adaptadores servem também para outros iPads que não possuem a entrada USB-C do Pro.

Mas para quem tem um mouse bluetooth que conecta diretamente no aparelho (sem aqueles adaptadores de sinal sem fio), poderá facilmente pareá-lo com o iPhone e usá-lo no sistema.

Você não verá o clássico cursor em forma de flecha, como no computador. No iOS, ele é em forma circular, justamente porque tem a intenção de imitar os gestos de um dedo. E é assim que ele irá agir.

Quando você aperta o botão do mouse, é como se seu dedo tocasse na tela. Então, para arrastar você precisa ficar com o botão pressionado. Você pode configurar o botão esquerdo para outras funções, como por exemplo, o botão de Início.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Tá certa a Apple. Quando Jobs disse que ninguém precisa de uma Stylus, em 2007, ele nunca condenou o uso dos mouses. hahahahaha….

    Brincadeiras à parte, isso é útil, mas estranho (no iPhone).

    • com iPhone espelhado em uma TV para apresentações, aqueles mini teclados com mouse se tornam uteis.

  • Everton Oliveira

    Daqui a pouco o iPhone vira um iPad ou notebook kkkkk. Acho que precisamos mais de outras melhorias do que de mouse.

  • Fabiano Reis

    Acho que fica interessante o iPhone espelhado na apple/tv com um mouse e teclado para edição de planilha no excel ou no Numbers, estou gostando das novidades do iOs 13.

  • Marcelo Ávila

    Excelente, não vejo a hora de sair o beta público para eu usar mouse no meu iPad !

  • Gaius Baltar

    No iPhone deve ser útil só para pessoas com mobilidade reduzida, mas no iPad poderia ter a opção de mudar o cursor para uma seta, de forma a tornar o iPad cada vez mais um dispositivo profissional.

  • Andrieux Querido

    Sera que vai dar pra usar mouse na apple tv?
    Vai ser compativel com Mac e ATV controle PS$/Xbox?

  • Hudson Tan

    O lance é que não consigo conectar o meu magic mouse e nem o trackpad no iPadOs 13 Beta 2, alguém sabe dessa restrição?

    • Francisco Santos Araujo

      Boa tarde Hudson, tudo bem?

      Conseguiu conectar o Magic Mouse com o Ipad?
      Eu instalei o iPadOS 13 no meu iPad mini 4 e não consegui fazer ele reconhecer o meu Magic Mouse 2.

      Abraços.

Back to top button
Close