DestaqueDicasTutoriais

Como ativar o eSIM do iPhone para usar planos de celular em viagens internacionais

Os novos iPhones trazem uma novidade bem interessante: a possibilidade de ativar uma segunda linha telefônica no aparelho, através de um “chip” virtual (o chamado eSIM).

Mesmo que sua operadora no Brasil ainda não ofereça suporte para esta excelente funcionalidade, quem possui os novos modelos pode ativar a segunda linha quando for viajar para outro país, sem precisar tirar o seu SIM físico do aparelho. Assim, é possível continuar recebendo ligações e SMS pelo número brasileiro.

Comentaremos aqui neste artigo algumas formas de como você ativar o eSIM em viagens para o exterior.





Ativando pela operadora

Para ativar uma linha extra no seu eSIM, é preciso incluir no sistema um código fornecido pela operadora. É ele que permite a ativação da linha virtual. Portanto, você terá que procurar uma operadora compatível onde você for.



A própria Apple tem uma página com a lista das operadoras que oferecem planos para o eSIM, em diversos países.

Nos Estados Unidos, a T-Mobile facilitou bastante a assinatura de planos pré-pagos pelo eSIM, o que é ótimo para viajantes. Basta baixar o aplicativo correspondente e ativar o eSIM diretamente por ele.

→ T-Mobile (EUA)

A T-Mobile tem os seguintes planos pré-pagos para estrangeiros (preços em dólar):

  • $30 – Tourist Plan: 2 GB de internet, 1.000 minutos de voz e SMS ilimitado (por 21 dias)
  • $40 – Simply Prepaid: 10 GB de internet, ligações de voz e SMS ilimitados (por 30 dias)
  • $70 – T-Mobile One: internet ilimitada, ligações de voz e SMS ilimitados (por 30 dias)

Você nem precisa ir em uma loja para ativar a linha. Basta baixar o aplicativo e ativar seu plano direto no iPhone, usando seu cartão de crédito brasileiro. Mais prático, impossível.


Ativando por um serviço paralelo

Para quem não quiser ficar caçando operadoras, existem dois serviços sugeridos pela Apple que oferecem internet pelo eSIM: são a GigSky e a Truphone. Esta última não possui aplicativo disponível na App Store brasileira, então focaremos este tutorial na GigSky.

Este tipo de serviço, diferente das operadoras, oferece apenas plano de dados. Não há um número telefônico para receber ligações ou SMS. Porém, em um mundo de aplicativos de mensagens (como o WhatsApp), esta solução pode resolver muito bem as necessidades de quem viaja.

→ GigSky (mundo)

A GigSky tem diferentes planos pré-pagos para estrangeiros, dependendo da região em que se quer usar. Abaixo você vê os valores para América do Norte, do Sul e Europa (preços em dólar):

  • $10 – 1 dia: 300 MB de internet 4G
  • $15 – 15 dias: 500 MB de internet 4G
  • $20 – 15 dias: 1 GB de internet 4G
  • $30 – 15 dias: 2 GB de internet 4G
  • $50 – 30 dias: 5 GB de internet 4G

Sim, são mais caros que os planos de operadoras, mas para quem pretende ficar menos de 15 dias e quer somente ter acesso constante na rua (usando o Wi-Fi quando puder), pode valer mais a pena este tipo de plano. Por exemplo, 1GB de internet por alguns dias pode ser mais que o suficiente para acessar mensagens, mapas, e-mails e aplicativos na rua.


Código de créditos: você pode ainda ter $5 de créditos grátis usando o cupom TRAV135 quando for se inscrever no serviço.

Para contratar um plano na GigSky você não precisa de QR Code, tudo é feito pelo app. Eis o passo a passo:


Passo 1: Baixe o aplicativo na App Store e instale no seu iPhone com eSIM (no momento, apenas os modelos XS e XR).


Passo 2: Autorize a sua localização. O app irá tentar identificar o eSIM do seu aparelho, que precisa estar desbloqueado de operadora (aparelhos comprados no Brasil vêm sempre desbloqueados).


Passo 3: Você verá a tela com os planos e seus valores. Bem abaixo, no botão “Change Destination“, escolha o país onde você pretende usar a linha. Cada país é um eSIM diferente, por isso é importante você escolher corretamente.


Passo 4: Quando escolher o plano desejado, toque no botão “Buy Now” correspondente àquele plano.


Passo 5: Você então será solicitado a criar uma nova conta no serviço. Você precisa apenas de um endereço e-mail e escolher uma senha. Toque na frase “Click here” para incluir o código promocional TRAV135, para você ganhar 5 dólares na primeira compra.


Passo 6: Se você usou o código de forma correta, verá já o desconto aplicado no resumo do pedido. Você pode pagar com o Apple Pay (caso tenha um cartão registrado no aparelho) ou então adicionar o seu cartão de crédito.


Passo 7: Você verá uma tela para escolher a linha padrão (aquela usada para o iMessage). Escolha a terceira opção (Usar Secundário apenas para dados celulares). Como dissemos aqui, a linha secundária é o eSIM e você assim estará dizendo ao sistema que quer usar os dados celulares dele.


A partir daí você já pode ativar o plano quando quiser. Você pode comprar o plano antes de viajar e ativá-lo nos Ajustes do iOS quando chegar no país. Só tenha certeza de ter comprado para o país correto.

Estas são as maneiras mais fáceis de ativar uma linha secundária em seu eSIM do iPhone quando for viajar para o exterior. Se você conhecer alguma outra maneira, comente aqui nos comentários que atualizaremos este artigo.



Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Excelente artigo, vai ser muito útil pra mim! Só fiquei com uma dúvida. Quando eu voltar da viagem, como faço pra desativar o e-SIM?

    • Fábio Bianno

      Tenho a mesma dúvida, se desativa automático!!!

    • Nos Ajustes > Celular você pode desativar a linha presente no eSIM.

      • Rodolfo França

        sao 15 dias continuos o plano de 15 certo

  • Andre

    Enquanto isso, as operadoras brasileiras…

  • Artigo muito bom e completo. Eu não recomendo o plano da T-Mobile de 2GB , acaba muito rápido pra quem usa o Waze e Google Maps. Eu recomendo o de 10GB, pela diferença vale mais a pena.

  • Robson Olindo

    A dica é ótima, mas depois que a Claro lançou esse pacote mundo e os seus braços continentais. Meio que neste momento esses planos se perdem. Fui a França e em Londres e usei meu número nesses dois locais, recebendo ligações e acessando a internet como se estivesse no Brasil tudo isso por apenas R$29,90. Não é propaganda, e não tive surpresa quando a minha conta chegou.

    • Marcelo Almeida

      Exatamente! Funciona muito bem, eu nem me preocupo mais em adquirir plano no exterior!

    • Aline

      Chegamos da Europa ontem e usei perfeitamente.. Inglaterra, França, Suíça, Itália, Portugal… e fomos para os USA no meio do ano e usamos muito. Totalmente sem surpresa na conta. Recomendo também.

      • Flavio St

        Aline como você deixa configurado o iPhone? Tenho esse passaporte mundo e vou usa-lo agora. Você deixa ativado o Dados e Roaming Internacional?

        • Aline

          Eu deixo sempre com o roaming internacional ligado… pq depois que você ativa os pacotes, não se preocupa mais.

      • Flavio St
        • Aline

          Exatamente assim Flavio, deixando o Roaming ativado. A primeira coisa que precisa fazer é ligar na Claro e ativar o passaporte Américas e/ou Europa na sua linha, você paga por ano e usa quando quiser, se não me engano não pode passar de 1 mês seguido. Mas pode usar varias vezes no ano.
          Sei que funciona perfeitamente.. uso muito e nunca fiquei sem internet em lugar nenhum… sempre 4G de alta qualidade.

          • Flavio St

            Aline muito obrigado pelo seu retorno.

    • Este plano da Claro é bom apenas para casos bem específicos.
      Se o usuário viaja várias vezes por ano para o exterior, até pode ser bem prático. Porém, para quem faz apenas uma viagem ao ano não vale a pena pagar, 358,80 no ano para ter um benefício que não o usará por completo.

      Sem falar que você obrigatoriamente precisa ter uma linha pós da Claro. Clientes de outras operadoras ficam de fora.

      • Aline

        Pra mim vale muito a pena, mesmo que ficasse no zero a zero ainda prefiro o meu número, receber e fazer ligações como se estivesse no Brasil, nem preciso falar pra ninguém que estou fora… a comodidade pra mim vale demais.
        Na ponta do lapis, quanto mais você viaja, mais vale a pena. Quanto melhor for seu pacote de dados, mais vale a pena.
        Se tiver pacote de dados pequeno… não perca tempo, pague logo os $70 dólares pela internet ilimitada da T-Mobile que é top.. já usei muitas vezes.

    • Rodolfo França

      a vivo é esse valor por dia!!!

  • Alan Alarcon

    Nessa semana voltei de Hong Kong onde comprei um XS Max com dois Chips físicos para usar durante a semana que passei lá.. Aqui no Brasil acho que esse é o único modelo que vale a pena.

    • Muito bom, Alan.
      Se com o uso você descobrir alguma desvantagem desse modelo para usuários no Brasil, não deixe de nos contar.

  • fcamineiro

    Dúvida: Como faz para não pagar roaming internacional no plano da operadora brasileira enquanto usa o plano eSim?

    • Funciona exatamente como em aparelhos com um chip único: desligue o Roaming Internacional da linha que você desejar. Elas possuem ajustes independentes uma da outra.

      • Fabio

        Desculpem pela pergunta besta, mas se eu desligar meu roaming, consigo receber ligação realizada pro meu número brasileiro através do esim? Ou o esim é algo totalmente independente?

  • vou viajar em março para o Chile e to pensando em comprar esse plano da GigSky. Só tenho dúvida: tenho que comprar mais perto da data da viajem ou posso comprar agora e ativa-lós quando chegar lá?

  • Beleza! valeu Alan!

  • Ola Alan, você sabe dizer se este modelo de Hong Kong funciona na frequencia 700 (banda 28)? Obrigado

  • Andre

    Também tenho o A2104 – comprado em Hong Kong – e funciona muito bem com os 2 SIMS. Queria saber se alem dos 2 SIMS fisicos da para usar o eSIM onde houver esse serviço (ter uma 3ª linha)

  • Raysa Dias

    Fiquei na dúvida sobre quais os aparelhos compatíveis.

  • Alisson Pereira

    Já testou conectar com a Ubigi? Vi que eles tem vários planos e também funciona com o eSim, vou viajar esse mês e vou fazer um teste!

    • Lindomar dePaula

      E aí, Alisson, como foi a experiência?

      • Alisson Clarinda Pereira

        E ai Lindomar, não cheguei a usar, acabei usando uns pontos do Vivo Valoriza (ja que o programa ia acabar) e depois que voltei de viagem, vi que a Vivo ja estava usando os eSIM e acabei colocando meu numero principal no slot eSIM e deixando o slot fisico livre.

        Então para minhas próximas viagens, poderem comprar chip na cidade que eu for e continuar com a minha linha ativa no eSIM

  • Antonio Damasceno

    Usei o plano da GigSky em Portugal por dez dias. Ativei no Aeroporto em Salvador, quando cheguei em Lisboa, liguei o iPhone, estava lá ativo o plano de dados de 2GB. Usei por 9 dias sem problemas, porém no décimo dia, não conectava a internet de jeito nenhum. Ativei e desativei a operadora e nada, aí resolvi fazer um reset no aparelho, quando ele reiniciou, voltou a funcionar. Os 2gb foram suficiente para o uso.
    No ônibus tinha wi-fi, mas não usei, só no hotel. A Vodafone tem um plano dados em Portugal de 30GB por 15 euros. Não sei de funciona nos outros paises europeus.

  • Rubro-Negro62

    Alguém tem um tutorial sobre como transferir a linha da operadora brasileira para o eSIM? É que desta forma fica mais fácil comprar um plano de voz e dados local em viagens quando a operadora do país visitado não suporta o eSIM. Obrigado.

  • Carlos Cabral

    Muito bom o artigo. O iPhone permite ativar mais de um e-sim?

    • Guilherme

      5 e-sim

  • Ian Affonso

    quem quiser ter dois whatsapp, baixem o tweakbox q la da pra baixar outro whatsapp

  • Ian Affonso
  • Duxiaoan

    Alguém sabe se eu posso comprar o e-sim da T mobile, uns 30 dias antes de viajar e ativar somente quando chegar nos EUA?

Back to top button
Close